29 de dezembro de…

0
Share

1780   O Procurador do Conselho, Gabriel de Araújo Torres, recebe para oportuna remessa ao Dr. Ouvidor-geral e Corregedor da Comarca Estevão Gomes Teixeira, as importâncias que se receberam, através de cobrança, de verea-dores que serviram quatro anos atrás, (inclu-sive multas) à Câmara da Vila de São Francis-co das Chagas de Taubaté. (Atas I – 39).

 

1783   Por morte de Manuel Pereira Vilaça, a Câmara de Taubaté nomeia João Francisco da Silva para recebedor do dinheiro do subsídio-literário das águas-ardentes e das carnes. (Atas I, 105).

 

1784   Em cumprimento a ordem do governador da capitania e na presença do capitão-mor da vila de Taubaté, Manoel Lopes de Leão, a Câmara faz indicação de nomes para o cargo de capitães das companhias. Para substituir o capitão Inácio Vieira de Almeida indicaram os Alferes Euzébio José de Araújo, Francisco da Cunha Sousa e João Leite do Prado; em substituição do capitão Guilherme Moreira Cabral nomearam três pessoas e em lugar do Capitão Antônio de Almeida Portes designaram o Alferes Simão Martins da Silva, Manoel Antônio Alves e Antônio de Sousa de Carvalho. O Capitão Antônio José da Mota permaneceu pois, apesar das viagens que fazia, sua residência continuava sendo em Taubaté. (Atas I, 126).

 

1859   Nasce, em Taubaté, o Dr. José Pereira Corsino, filho do major José Corsino dos Santos e de D. Ana Pereira de Toledo. Nasceu na fazenda de seu pai no Ribeirão das Almas. Morreu com 80 anos num antigo solar de seus pais na Rua do Sacramento, hoje Fernando de Matos, conhecido por Dr. Juca Corsino. Fez seus primeiros estudos na antiga escola que aqui teve o famoso filólogo Júlio Ribeiro e depois no tradicional Colégio Edmundo. Formou-se em Direito em 1884. Advogou, foi vereador e delegado de polícia, tanto no Império pelo partido liberal, como na República pelo partido republicano paulista. Com a prematura morte de seu irmão Dr. João Pereira Corsino, substitui-o na promotoria pública de Taubaté, donde foi removido para Bananal e depois para Areias. Demitiu-se para cuidar de sua fazenda neste município, sendo substituído por seu irmão o Dr. Francisco de Assis Corsino, depois removido para Pinda e Taubaté onde se aposentou. O Momento de 07/12/1941).

 

1882   O ilustre deputado provincial pindense radica-do em Taubaté Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado lê seu parecer na qualidade de relator contrário ao projeto que pretende extinguir imposto conhecido como de importação (que ao tempo dos transportes em lombos de animais chamava “taxa de barreira”) e que recai sobre mercadorias embarcadas em Santos e em Cachoeira na Estrada de Ferro. (Gazeta de Taubaté de 07/01/1883).

 

1887   Realiza-se na Câmara Municipal de Taubaté o sorteio dos nomes dos 10 alunos comprova-damente pobres para freqüência gratuita no Instituto Taubateano de que é Secretário o Sr. João Affonso Vieira, mantido pela Sociedade Protetora do Instituto. (Diário Paulista).

 

1887   No Paço Municipal de Taubaté realiza-se sorteio para escolha de 10 alunos reconheci-damente necessitados para serem admitidos gratuitamente às aulas e oficinas do Instituto Taubateano a se inaugurar no próximo dia 1.º de janeiro, mantido pela Sociedade protetora do Instituto. (O Liberal Taubateense).

 

1889   O Dr. Malta Júnior faz distribuir na cidade um boletim convidando o povo a se reunir no Largo da Matriz às 11 horas a fim de incorporados se dirigirem à Câmara Municipal a fim de protestar contra os impostos cobrados no Mercado e razão de alta de preços. Às 14 horas o Sr. Antônio Manoel Ribeiro Leite Júnior por iniciativa do Sr. Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva percorre a cidade e angaria 200 assinaturas numa petição que será apresentada à Câmara. À Câmara amanhã dia 30 (vide Atas) conforme acordo a que se chegou. No dia seguinte 30 o próprio Dr. João Malta Júnior acompanhado de grande número de pessoas faz entrega da petição à Câmara que suspende as posturas (vide ata) quanto ao mercado. (Jornal do Povo de 02/01/1890).

 

1894   No Círculo Católico, recentemente fundado, às 20 horas, com a presença de Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, bispo da diocese e de Dom José Pereira da Silva Barros, Conde de Santo Agostinho, realiza-se a 1.ª conferência a cargo do Dr. Brasílio Machado sobre as altas finalidades do Círculo. Exibe-se então pela primeira vez em público a nova orquestra do Club Carlos Gomes. No concerto tomam parte ainda D. Escolástica Vieira, D. Georgina Mongruel e Dr. Moura Escobar. O Sr. F. Costa não pôde participar com sua flauta por estarem os pianos desafi-nados com o diapasão da orquestra regida pelo maestro Antônio Penzo. Falta preenchida pela exímia violinista Antonieta Meirelles que fez lembrar Giulietta Dionezi que aqui arreba-tou a platéia do Teatro São João. D. Escolas-tica executa a Marche Heroique de Saint-Saens com Dr. Escobar. Madame Mongruel cantou apenas uma das peças anunciadas. A orquestra do Club Carlos Gomes entre outras peças executou a fantasia “Taubaté” de autoria do maestro Penzo, regente. O círculo se chama “Círculo Católico de São Francisco das Chagas” e a festa foi de instalação. (O Imparcial de 01 e 03/01/1895 p. 03).

 

1894   Realizam-se os exames na escola do Bairro do Barreiro regida pelo prof. Francisco Gomes das Chagas com 47 alunos matriculados tendo comparecido 27. A escola está dividida em duas classes e ali se ensina geografia, leitura e aritmética. José Paulo da Cruz é aprovado com distinção. (O Imparcial de 04/01/1895).

 

1894   Às 19:30 horas nos salões do palacete da finada D. Maria Leopoldina Marcondes Varella, presentes o bispo de São Paulo Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, Dom José Pereira da Silva Barros, Dr. Augusto Ribeiro Machado de Oliveira, presidente da Federação Católica de São Paulo e os diretores do Círculo Católico de São Francisco das Chagas de Taubaté, José Fortunato da Silva Ramos, presidente; Capitão Euzébio Afonso Vieira, vice-presidente; major João Monteiro de Alcântara e Silva, tesoureiro; capitão Mathias Affonso Vieira, 2.º secretário e José Maximiano de Carvalho, 1.º secretário e o assistente eclesiástico cônego Benjamim de Toledo Mello, repleto o salão, o bispo diocesano declara aberta a sessão de instalação do Círculo e o 1.º secretário lê ofício do Sr. Dr. Brazílio Augusto Machado de Oliveira, Presidente da Federação Católica de São Paulo declarando que o referido Círculo tinha sido agregado àquela federação. Depois de algumas peças musicais (vide 1.ª notícia supra) o Dr. Brazílio faz sua conferência a que se segue concerto (vide nota supra 1.ª). Ao fim o Sr. bispo diocesano fala sobre o ato e dá sua benção ao Círculo. (O Imparcial).

 

1899   Perante diversos lavradores de Taubaté o Sr. Antônio Gouveia representante da Casa F. Upton de São Paulo faz experiência com a máquina Luiz Barreto num antigo formigueiro do Largo de Santa Cruz. As aplicações duram uma hora e meia e brevemente o formigueiro será aberto para verificar a eficácia do aparelho. (Jornal de Taubaté de 01/01/1900).

 

1900   O Sr. Joviano Nogueira Barbosa é o 1.º secretário da Associação Artística e Literária de Taubaté na Rua Visconde do Rio Branco. (Jornal de Taubaté de 01/01/1901).

 

1900   O Banco Norte de São Paulo de que é Presidente o Barão da Pedra Negra e guarda-livros interino o Sr. F. P. da Costa Leite tem um capital subscrito de 800:000$000 (4.000 ações) de que falta integralizar 403:000$000. Tem 157:071$160 em cofre. Obteve no semestre a renda de 42:769$545 sendo de juros 41:351$045 e de aluguéis 1:418$500 (bruta). De líquido apurou 11:378$310 que ficam suspensos. (Jornal de Taubaté de 27 de janeiro de 1901).

 

1904   O sacerdote taubateano P.e José Arthur de Moura celebra sua 1.ª missa no Santuário de Aparecida. Estiveram presentes os seus dois irmãos P.es José Alves e José Altino que o acolitaram, seu tio Mons. João Alves, presbítero assistente e seu primo irmão Mons. José de Moura mestre de cerimônias, bem como sua veneranda mãe. Pregou o Cônego Antônio Nascimento Castro. Depois o c.el Rodrigues Pires ofereceu almoço em sua residência. (A Verdade de 01/01/1905).

 

1910   O governo estadual cria o cargo de guarda-fiscal para o imposto de café, nesta cidade, entre Taubaté e Tremembé, subordinado à Coletoria Estadual. A Câmara dos Deputados aprova unanimemente emenda do Dr. Pedro Costa ao projeto de orçamento autorizando o governo a criar um Aprendizado Agrícola no município de Taubaté. (O Norte).

 

1913   Decreto do governo federal revalida a conces-são para construção da estrada de ferro Taubaté a Ubatuba, excluindo a garantia de juros, devendo as obras se iniciarem em breve. Ao grande benefício para esta zona está ligado o nome do taubateano Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, autor do pedido de revalidação. O decreto tem o n.º 10640. O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar é o cessionário de todo o patrimônio (leito, edifício, servidões e direitos) pertencente à extinta Companhia de Estrada de Ferro São Paulo e Minas. A concessão do privilégio foi feita pelo decreto federal n.º 10150 de 5 de janeiro de 1889 de acordo com o § 1.º do artigo 7.º da Lei n.º 3397 de 24 de novembro de 1888 que foi declarada caduca com o decreto n.º 1721 de 2 de janeiro de 1894 ora revogado. O decreto n.º 10640 está assinado pelo mal. Hermes da Fonseca e há dúvida se é de 24 ou 29 de dezembro de 1913. (O Norte de 04 e 09/01/1914).

 

1940   O Momento divulga a nomeação de D. Francisco Borges do Amaral, por ato da Santa Sé, para Bispo da nova diocese de Lorena. Encontra-se em Paris e era vigário da paróquia de Calvário, em Campinas. (O Momento).

 

1940   Noticia-se o falecimento em São Paulo do Sr. Prof. José Benedito da Luz Malhado, tauba-teano muito estimado. Fez o curso de Humani-dades no Colégio Nogueira da Gama e diplo-mou-se em farmácia pela Faculdade do Rio de Janeiro. Exerceu a profissão em Taubaté onde também foi professor do Ginásio Diocesano e Municipal. Mudou-se para São Paulo onde continuou a exercer a profissão e lecionar. (Deve ser filho do c.el Malhado). (O Lábaro).

 

1945   Cessados os efeitos do decreto federal que entregou temporariamente as Prefeituras à magistradura, como medida de ordem geral frente ao pleito de dois de dezembro, reassu-me o cargo de Prefeito Municipal de Taubaté o Dr. Antônio de Oliveira Costa que recebe do diretor da secretaria Sr. José Estácio de Moura Guimarães que respondeu pelo expediente durante alguns dias. (Taubaté Jornal).

 

1945   Anuncia-se para breve a abertura à Rua do Sacramento n.º 70, da Farmácia São Geraldo, do farmacêutico Alziro Alves dos Santos. (Taubaté Jornal).

 

1945   Anuncia-se para o próximo dia 15 de janeiro o reinício do alistamento eleitoral com vistas às eleições de maio próximo para Governadores dos Estados e assembléias legislativas estaduais. (Taubaté jornal).

 

1958   Lei n.º 360 institui nas escolas municipais de Taubaté o “Dia do Desarmamento Infantil” que será celebrado anualmente a 18 de outubro. (Manual).

 

1964   Lei n.º 850 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a erigir na Av. Mal. Deodoro um monumento ao trabalhador brasileiro. (Manual – 259).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *