Arquivos do DEOPS: Opinião de um ex-guerrilheiro
Related Posts

16 de abril de…
1751 Morre, em Taubaté, D. Isabel de Castilho casada com o capitão-mor Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz, avós maternos de D. Úrsula Isabel de Mello, esposa de Thimóteo Correia de Toledo, fundador da Igreja do Pilar em 1747 e pais dos inconfidentes taubateanos P.e Carlos Correa de Toledo Melo e sargento-mor Luiz Vaz de Toledo Piza, bem como do orador sacro bispo Rodovalho. (Jornal de Taubaté de 16/12/1900).
1781 Sob a presidência do Juiz Ordinário o Licenciado Pedro de Alcântara de Azevedo Sousa, reúne-se a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. Ana Rosa Leite e sua irmã Helena da Costa, filhas de Domingos da Costa Leite, proprietárias de terras no caminho e estrada geral desta vila para a vila de São José, mediante petição, fazem prova de seu estado de pobreza perante o Ouvidor-geral e Corregedor da Comarca Dr. Estevão Gomes Teixeira. Por ordem dessa autoridade a Câmara suspende os mandados de fatura da estrada e passa outros designando Cabos para de mão comum se fazer o dito caminho. (Atas I, p. 46). Vide 29/09/1781.
1786 Com o licenciamento do Sr. Dr. F. J. dos Santos, assume o cargo de juiz municipal o Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa. (A Imprensa de Taubaté).
1858 Lei provincial n.º 23 cria o município de São Bento do Sapucaí-Mirim que, com a lei n.º 49 de 30 de março de 1876, passa a se chamar simplesmente São Bento do Sapucaí
1872 Lei provincial cria a Comarca de São Sebastião com jurisdição sobre os municípios de Vila Bela e Caraguatatuba. Pertencia o município de São Sebastião anteriormente à Comarca de Santos (lei provincial de 20 de abril de 1866) e depois à de Ubatuba (lei provincial de 6 de abril de 1872). (Gazeta de Taubaté de 1.º de março de 1883).
1874 Lei provincial n.º 40 transfere do município de Lorena para a freguesia de Campos Novos, município de Cunha, a fazenda de Nuno Pinto dos Santos.
1883 Joaquim Máximo d’Oliveira Guerra, Fiscal da Câmara Municipal juramentado, marca o prazo de 15 dias para que os habitantes da cidade, de acordo com o art. 11 do Código de Posturas providenciem a alteração nas rótulas de suas propriedades, a fim de abrirem para dentro como manda o referido artigo. (Gazeta de Taubaté).
1889 Morre, em Taubaté, D. Delmina Florentina de Abreu, tia do Sr. Daniel Marcondes de Quadros, casado com D. Anna Francisca de Quadros. (Jornal de Taubaté).
1891 Decreto concede privilégio para construção de uma estrada de ferro que partindo de Taubaté vá a Amparo, no Oeste do Estado. (Jornal do Povo).
1905 Por ser inexeqüível o projeto de desvio do riacho do Cristóvão para a Lagoa do Fogaça e distribuição de suas águas para as caixas de descargas e lavagem da rede de esgotos, a Câmara Municipal de Taubaté promulga lei autorizando a Cia. Norte Paulista, concessionária de serviço de abastecimento de água a dar a solução que propõe com o fornecimento apenas de manilhas de 9” e esta o faz em 8 dias, com aproveitamento do córrego São Gonçalo (rompimento da adutora no rio Paraíba que conduz a água da serra). Vide 10 de abril de 1905 – resolução. O relatório do Dr. Mário Natividade menciona a Lagoa do Fogaça como “vasta lagoa da rua do Sacramento. Deve ser o nome que tinha a rua (em continuação) hoje chamada Dr. Fernando de Mattos logo depois da Pça. Santa Teresinha, pois as casas ali davam fundo para a lagoa que atingia o leito atual da Av. Kubitschek (nota minha de memória). Havia então em nossa rede de esgotos 14 tanques de lavagens de 1 m3 cada um. (vide 20 de julho de 1905). (Jornal de Taubaté).
1905 O Sr. Honório Jovino, redator do Jornal de Taubaté, a pedido do Sr. Carlos Valverde, chefe da Comissão Operária, faz entrega ao Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado federal, de um ofício de agradecimento por sua feliz intervenção no caso do fechamento da secção de tecidos de meia da C.T.I. em decorrência do aumento dos fretes para aqueles produtos na Central do Brasil e que foram sustados. O homenageado promete lutar para que seja definitiva a providência e convida a Comissão de 25 operários a entrar e tomar cerveja. (Jornal de Taubaté).
1905 Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornalzinho “A Propaganda” dirigido pelo Sr. Benedito Euzébio de Toledo, filho do agente do correio local Sr. João Vieira de Toledo Guatura. (Jornal de Taubaté).
1905 Pela madrugada lavra violento incêndio em vagão da Estrada de Ferro Central do Brasil carregado de enxofre, estacionado na estação de Taubaté aguardando baldeação (para bitola estreita). (Jornal de Taubaté).
1905 O Dr. José Aristides Monteiro, advogado da Câmara Municipal de Taubaté, pede sejam descontados os impostos municipais que devem dos vencimentos que tem por receber. (Jornal do Taubaté).
1914 Depois de permanecer abandonado por longo tempo, ameaçando ruína e apresentando aspecto desolador, reabre-se o Teatro São João, restaurado por ordem de D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva onde serão levados espetáculos educativos. Está aí instalado o Cinema Modelo. Dr. Câmara Leal discursa. Palmas. (O Norte).
1914 Francisco de Oliveira Santos Areão pede à Câmara Municipal de Taubaté privilégio para explorar a água de Quiririm. (O Norte).
1914 As comissões de Justiça e Fazenda da Câmara Municipal de Taubaté opinam pelo indeferimento da petição do Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues de isenção de impostos para os espetáculos do Cinema Teatro São João para espetáculos permanentes de benefício por prejudicial à arrecadação e devido ao fato das casas congêneres estarem sujeitas ao tributo. (O Norte).
1914 Examinando o requerimento da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio sobre prorrogação do prazo para inauguração do serviço de iluminação elétrica à usina hidráulica em Taubaté, as Comissões de Justiça e Fazenda da Câmara Municipal opinam por que se marque reunião em que se ouça um dos diretores da empresa sobre as bases para renovação do contrato. (O Norte).
1927 O Centro Recreativo de Taubaté comemora o sábado de aleluia pela primeira vez (festas de micareme) com matinê dançante infantil, corso à tarde com batalhas de confete, lança-perfume e serpentina e baile à fantasia, à noite. (O Norte).
1933 Realizam-se, em Taubaté, as mais importantes ordenações da diocese presididas por D. João de Almeida Ferrão, Bispo de Campanha (MG). Ordenam-se sacerdotes os P.es Ismael Dias Monteiro, natural de Taubaté, Carlos de Oliveira Ortiz, de Jambeiro e João Marcondes Guimarães, de Guaratinguetá. Os menoristas Cid França e Oswaldo Bindão recebem o sub-diaconato e o sub-diácono Oswaldo G. Chester é ordenado diácono, entre outros. (O Lábaro).
1945 Toma posse do cargo de Delegado de Polícia, adjunto da Delegacia Regional de Polícia de Taubaté, o Dr. Oton Vieira. (Nossa Terra).
1945 As oficinas do jornal “Nossa Terra” sob a direção de J. Estácio M. Guimarães e gerência de Moysés Calile Júnior mudam-se da Rua Dr. Emílio Winther, 303 para a Rua Duque de Caxias, 150. O jornal está em seu n.º 496 do ano XI. (Nossa Terra).
1945 Na Sociedade Taubateana de Ensino realiza-se cerimônia, presidida pelo Sr. Bispo D. Francisco Borja do Amaral, de fundação do Centro Taubateano de Cultura sob orientação do Rev.do P.e Evaristo Campista Cézar. (Nossa Terra).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
24 de agosto de…
1828 Realizam-se em toda a província, as eleições para deputados de acordo com as instruções do presidente da província de ordem de S. Majestade o Imperador D. Pedro I. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 81).
1884 No Teatro São João realiza-se espetáculo lírico dramático pela família do artista Sr. Miguel Alamo aqui radicado e estabelecido (pinturas, decorações, etc). Programa: ouver-ture pela orquestra. A linda zarzuela com músi-ca do maestro Gastambide “El amor y el Interês” com o Sr. Alamo, Sr.a Arcádia e Sr.a Alamo; ária da opera “I Due Foscari” de Verdi pela Sr.a Alamo; mimosa zarzuela do maestro Oudrid “Juan Soldado” com os mesmos artistas e a menina Henriqueta no papel de Antônio; Divertida zarzuela, música do maestro Oudrid “Um maestro de baile”. Preços do cos-tume às 20h30. (Gazeta de Taubaté).
1887 O contratador de colonos italianos para a lavoura em substituição do braço escravo dá o seu testemunho de que o Sr. Cons. Antônio Moreira de Barros foi o primeiro a introduzir a providência em Taubaté, seguido pelo Dr. Francisco de Paula Toledo. (Diário Paulista).
1890 Às 13h no Largo da Monção realiza-se a venda em praça pública dos terrenos anunciados pela municipalidade (alto de São José, alto da Boa Vista e 6 lotes no Largo da Monção) que foram arrematados pelo Dr. Cintra e Porfírio de Macedo, este como representante de um sindicato para tal fim organizado na cidade e a venda montou em 9:400$000. (Jornal do Povo).
1890 No Bairro do Registro põe termo à vida o Sr. Antônio Pereira de Oliveira, filho do finado Sr. Francisco de Paula Pereira e Costa. (Jornal do Povo).
1892 Morre o Mal. Manoel Deodoro da Fonseca, proclamador da República, dos Estados Unidos do Brasil e seu 1.º Presidente. (Rio Branco, Efemérides, p. 396).
1893 A Câmara Municipal de Taubaté aprova alteração do contrato firmado com a Socieda-de Carmo Cintra & Irmão a 4 de setembro de 1882 de concessão de orivilégio para a iluminação a gás da cidade (Companhia de Gás e Óleos Minerais) pela qual a dita sociedade fica responsável pelo pagamento do ordenado do fiscal da iluminação que a Câmara nomear. (Jornal de Taubaté de 26 de outubro de 1905).
1895 Representantes da Loja Maçônica de Taubaté participam das homenagens que a Loja Maçônica “Honra e Virtude” de Pindamonhan-gaba presta ao ilustre mestre da maçonaria brasileira e ministro do Supremo Tribunal Dr. Macedo Soares que visita a cidade. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – p. 81).
1896 Morre em Taubaté D. Maria Antônia de Mattos, sogra do Dr. Cursino de Moura. (Diário de Taubaté).
1899 Nasce em Pindamonhangaba o Dr. Francisco Lessa Júnior, médico, filho do Dr. Francisco Bi-cudo Varella Lessa e de D. Gabriella de Barros Lessa. Estudou no Ginásio de Lorena e se bacharelou em letras em 1915. Matriculou-se em 1916 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde fazia o 5.º ano em 1921. Foi lente do Ginásio do Estado em Taubaté. Lente de História Natural se não me engano. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 174).
1900 A Câmara Municipal de Taubaté oficializa a manutenção das escolas provisórias do município que o Estado deixou de sustentar com a lei orçamentária n.º 686 em número de 18 e nomeia os professores que já as dirigiam com o vencimento anual de 990$000. (Jornal de Taubaté).
1912 Sai em Taubaté o 2.º prêmio da loteria federal de 20 contos com o n.º 7.630 vendido pelo agente major José Luiz Nepomuceno. (A Federação).
1913 A Corporação Musical “Filarmônica Tauba-teense” sob a regência do maestro Antônio Penzo realiza retreta no Jardim Público (Largo da Estação) com grande afluência de público apesar do mau tempo. (A Federação).
1914 Morre, em Taubaté, o Sr. Joaquim Moreira dos Santos, negociante na praça. (O Norte).
1945 No Taubaté Country Club realiza almoço para solenizar a inauguração do Cine Urupês que anuncia para depois de amanhã o filme. “O Bom Pastor” com Bing Crosby. (Taubaté Jornal).
1945 A Companhia de Cinema do Vale do Paraíba inaugura na Praça Santa Cruz sua nova casa de diversões denominada “Cine Urupês” com o filme “A mulher que não sabia amar” com Ginger Rogers a que se segue “O Bom Pastor” com Bing Crosby. Sua lotação é pra 2.800 pessoas. Iluminação indireta e o “arco-íris” beirando a meia-lua do palco num constante revezamento de cores. À entrada uma torre luminosa vista à distância. Construído pela Companhia Predial de Taubaté. Presentes autoridades civis, militares, membros do clero, a Sr.ta Nancy Guisard, filha do Dr. Raul Guisard, presidente da Companhia de Cinemas do Vale do Paraíba, corta a fita verde amarela à entrada do salão de exibições. O Dr. Raul Guisard fala fazendo entrega ao público da nova casa e anuncia o primeiro número em homenagem ao expedicionário brasileiro: a Canção do Expedicionário de Guilherme de Almeida e Spartaco Rossi. Exibem-se jornais, shorts e em primeiro lugar o filme do Congresso Eucarístico Diocesano. (Taubaté Jornal).
Nota: O Cine Urupês, depois denominado Teatro São João foi demolido no fim do ano 2000.
1947 O Círculo Operário de Taubaté, reorganizado há pouco mais de um ano, tem a seguinte diretoria: assistente eclesiástico, P.e José Luiz Ribeiro; assistente social, prof. Ulisses Pereira Bueno; presidente, Rogério Corrêa; vice, Joaquim Marcelino Sobrinho; secretário-geral, Evandro Campos; 1.º secretário, Nicanor Barros Vieira; 2.º secretário, Sebastiana Moreira; tesoureiro-geral, João Baptista de Castro; 1.º tesoureiro, José Nicolau Baptista; 2.º tesoureiro, Lino Rodrigues; procurador, Paulo Caetano Chiodi; diretores de sede, Jandira Cunha e João Evangelista Leite; delegado-geral, Francisco Figueira. Inicialmen-te teve orientação do P.e Morais Júnior; hoje do Pe José Luiz P. Ribeiro; tem sede própria à Rua Dr. Souza Alves, 276 com curso de alfabetização, corte e costura e bordado, etc. Atualmente tem 1599 circulistas. O C.O.T. cooperou decisivamente para a fundação da Casa Nossa Senhora Aparecida (Pensionato para moças). (Taubaté Jornal).
1947 Noticia-se o falecimento em Taubaté do Sr. Francisco Azeredo, funcionário, aposentado, casado com D. Maria Francisca Marcondes de Azeredo, pais do Sr. Itamar Marcondes Azeredo, funcionário do Posto de Fiscalização local. (Taubaté Jornal).
1954 Morre tragicamente no Rio de Janeiro o estadista Presidente Dr. Getúlio Dornellis Vargas. (Folhas)
______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu