Related Posts
17 de julho de…
1674 Carta régia cria nas margens do Paraíba do Sul duas capitanias em favor do Visconde de Asseca e de seu irmão João Correia de Sá, posteriormente reunidas sob o nome de Capitania da Paraíba do Sul ou dos Campos de Goitacás. (Rio Branco, Ef. 386).
1784 A Câmara de Taubaté expede mandado de pagamento das despesas com a Festa do Corpo de Deus e com a fatura do caminho para Tremembé. (Atas I, 120).
1826 O capitão-mor Victoriano Moreira da Costa, Síndico da Ordem 3.ª, e o guardião do Convento de Santa Clara Rev.o Frei João de Santo Aleixo vendem a Manoel Ignácio da Silva Borges por 42$000 seis braças de terreno fazendo frente para a Rua do Comércio (depois do Patrício?) e para a Rua do Bom Jardim (esquina) pertencente à Venerável Ordem 3.ª de São Francisco de Assis do Convento. (Jornal de Taubaté de 23 de janeiro de 1901 – Estudos Históricos do Dr. Emílio Costa).
1852 Lei provincial n.º 11 cria a Comarca de Taubaté. (Diário de Taubaté de 8/10/1898).
1870 Realizam-se as cerimônias de bênção da nova capela de Sant’Ana, com a trasladação da imagem da Igreja Matriz e leilão para conclusão das obras. (O Paulista).
1876 Frei Caetano de Messina, missionário capuchinho, celebra missa campal no Largo de São Sebastião (Largo da Monção) durante a qual prega sobre a vida desse Santo. (A Imprensa de Taubaté).
1883 É sepultada em Taubaté D. Francelina Carneiro, vítima de alienação mental. (Gazeta de Taubaté).
1892 D. Epaminondas Nunes D’Ávila, 1.º Bispo de Taubaté, então Diácono, recebe das mãos de D. João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina, na capela do Seminário daquela cidade, a sagrada ordem do Presbiterato. (Atas I, p. 43).
1895 Lei n.º 393 cria o distrito de paz de Candelária em São Bento do Sapucaí.
1895 Morre em Taubaté o Sr. José Maria de Oliveira Patrício. (O Popular)
1896 Lei n.º 411 restabelece limites do município de Lagoinha revogando a Lei n.º 53 de 26/2/1881 que havia removido área de terra para o de Cunha. (Fazenda chamada Porto).
1900 Morre em Taubaté o conceituado negociante Major Ignácio Paulino de Almeida e Costa, progenitor dos Srs. Arthur Vieira e Francisco Vieira. (Jornal de Taubaté).
1901 Morre em Taubaté o operário Sr. Constâncio Fratini. (Jornal de Taubaté).
1905 Morre no Rio de Janeiro a Sra Baronesa de Araújo Ferraz, irmã da Viscondessa de Tremembé. (A Verdade).
1905 O vigário colado Antônio Nascimento Castro celebra na Igreja Matriz missa por alma (7º dia) de Alfredo Farabulini, falecido no reino da Itália, filho de Antônio Farabulini, irmão de Anselmo Farabulini e casado com D. Rita Farabulini, aqui residentes. (Jornal de Taubaté).
1905 O Sr. Américo Mascate é o comandante do destacamento policial local e o Sr. Adelmo Pellegrini, escrivão da delegacia. Com 3 praças à paisana fazem diligência e prisão de criminoso empregado da fazenda do Quilombo do c.el Gomes Vieira. (Jornal de Taubaté).
1905 O c.el José Benedito Marcondes de Mattos, deputado estadual, é reeleito suplente de secretário da mesa da Câmara dos Deputados. (Jornal de Taubaté).
1905 Encontra-se em Taubaté vindo de São Paulo o Rev.o Frei Bernardino de Lavalle comissário dos reverendos padres capuchinhos. (Jornal de Taubaté).
1906 Morre em Paris o sociólogo Raimundo Nina Rodrigues, autor de importantes obras. (Folhas).
1906 Divulga-se em Taubaté a grata notícia de que o cônego Dr. Francisco de Paula Rodrigues, brilhante figura de nosso clero e governador do bispado de São Paulo foi honrado por Sua Santidade o Papa Pio X com o título de Monsenhor Protonotário Apostólico (O Norte).
1910 O Sr. Carlos Guimarães, Secretário do Interior, atende pedido do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito de Taubaté, e oficia ao Sr. Pádua Salles, Secretário da Agricultura, para enviar engenheiro a esta cidade a fim de verificar o estado de ruína em que se encontra o prédio escolar de Quiririm para providências. (O Norte).
1910 O Dr. João Chaves, Inspetor Sanitário deste distrito reforça o pedido feito pelo delegado de polícia de Taubaté à Secretaria da Justiça e Seg. Pública quanto a doze loucas que se encontravam na cadeia local: ou vão para o Juquerí ou se constrói alojamento aqui. (O Norte).
1914 Pessoas caridosas são portadoras de diversas listas com que se procuram angariar donativos para construção de habitações para os morféticos da cidade. Procura-se evitar as tristes cenas dos próprios infelizes mendigarem, retirando-se depois para os seus casebres nos subúrbios onde depois são explorados inclusive por mulheres ávidas do dinheiro que arrecadam e malandros. (O Norte).
1914 Toma posse a nova diretoria do Taubaté Foot-Ball Club que reorganizou o seu quadro de sócios. (O Norte).
1914 Na residência do Sr. Elydio Bueno, à Rua 4 de Março, às 20 horas, os sócios do Taubaté Foot-Ball Club realizam sessão solene em que toma posse o novo presidente do clube o Sr. Jeronymo de Lima. Para elaboração dos estatutos é nomeada uma comissão composta dos Srs. Luiz Pereira da Silva, Manfredo Monteiro e Agostinho Reis. Ao fim foi servida cerveja. Tem sido reorganizado e aumentado o seu quadro social. (O Norte).
1927 O deputado estadual taubateano, Dr. José César de Oliveira Costa é reeleito 2.º Secretário da mesa da Assembléia Legislativa Estadual. (O Norte).
1927 O ten. Plínio Pereira de Abreu e sua esposa D. Rosália Beatriz Lemos de Abreu mudam-se de São Paulo para S. Borja no Rio Grande do Sul onde o oficial taubateano vai assumir a chefia da Coudelaria Nacional de Rincão. (O Norte).
1934 A Assembléia Nacional Constituinte elege o Sr. Getúlio Vargas para Presidente da República de 1934 a 1938. (O Lábaro).
19?? Morre em Taubaté Mons. Miguel Martins da Silva. (O Lábaro de 14/7/1940).
1949 O Museu Histórico Municipal de Taubaté recebe de D. Antonieta Penzo doação da batuta que pertenceu ao ilustre maestro Antônio Penzo. (Taubaté Jornal).
1949 Noticia-se o falecimento (sem dizer o dia) do Sr. Rodolfo Sebastião de Andrade, funcionário municipal aposentado, progenitor do Sr. José Andrade. (Taubaté Jornal).
1950 Lei n.º 24 autoriza a Prefeitura de Taubaté a construir um cemitério na Vila de Nossa Senhora das Graças da paróquia da Santíssima Trindade (Manual).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
9 de outubro de…
Na imagem, detalhe do Monumento às vítimas das epidemias de varíola e febre amarela em Taubaté (Almanaque Urupês)*
1786 Severino de Araújo, mestre de obras, telheiro e arrematador das obras da Cadeia, comparece à Câmara de Taubaté e pleiteia vistoria e pagamento dos primeiros duzentos mil réis anuais que combinara, no que é atendido. (Atas I, 158).
1817 Alvará cria, na vila de São Sebastião, um Juiz de Fora com jurisdição sobre as Vilas Bela da Princesa e Ubatuba, até então administradas por Juízes Ordinários locais. (Gazeta de Taubaté de 1.º de março de 1883).
1881 Recebido com grande imponência no Recife, o ilustre taubateano D. José Pereira da Silva Barros faz sua entrada solene como bispo nomeado para a diocese em 8 de janeiro e confirmado por Bula de Leão XIII de 13 de maio de 1881. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).
1882 Parece que nesta época o Juiz de Direito era o Dr. José Joaquim Baeta Neves; o promotor o Dr. Euzébio Câmara Leal, o juiz municipal o Dr. Tertuliano Moreira César e o delegado de polícia o c.el Jordão Pereira de Barros. O escrivão da vara do bispado o Sr. João Gualberto Lopes de Leão. (Gazeta de Taubaté de 29 de março de 1883).
1884 Com 80 anos aproximadamente morre em Taubaté Sr. João Antônio de Alcântara, progenitor do Sr. Mariano Antônio de Alcântara. (Gazeta de Taubaté).
1887 O Sr. José Maximiano de Carvalho é nomeado para substituir interinamente no 2.º Ofício o Tabelião do Público e Judicial e Notas e escrivão do cível Sr. Fernando Lobato que obteve 3 meses de licença para tratar da saúde. (Gazeta de Taubaté).
1889 Morre em Taubaté D. Maria Francisca Nogueira, filha do cap. José Gomes Nogueira. (Jornal do Povo).
1898 Operários de Taubaté reúnem-se na capela da sacristia da Igreja Matriz local sob a direção do vigário P.e Nascimento Castro para tratarem da criação da Associação Beneficente e Instrutora dos Operários Católicos de Taubaté. (Diário de Taubaté).
1898 Realiza-se em Taubaté um leilão em benefício das obras da capela de São Pedro já bastante adiantada, cujas prendas deverão ser entregues em casa do Sr. José Vicente de Barros. O leilão no Largo da Matriz e a capela no alto de São João. (Diário de Taubaté).
1905 Morre em Taubaté o Sr. Francisco Lobato de Toledo (Rua São José, 8-A) que há tempo fora estabelecido com casa de fazendas na cidade. (Jornal de Taubaté e “Verdade”).
1905 O Dr. Herculano de Freitas, líder do governo Jorge Tibiriçá na Assembléia Legislativa justifica projeto de lei criando a polícia de carreira, pelo qual cada município ou sede de comarca terá um delegado de polícia (de preferência bacharel em direito) e os distritos policiais um subdelegado e os quarteirões em que for dividido o distrito cada um 1 Inspetor. Os delegados e subdelegados terão 3 suplentes cada um. A carreira de delegado é dividida em 5 classes com ordenados de 800, 700, 250, 200 e 150$000 por três (de Taubaté deve ser 250$000) 3.ª classe. O projeto decorre de sugestão do Dr. Cardoso de Almeida, secretário da justiça. Atualmente os delegados de polícia não percebem vencimentos, com exceção dos da Capital, Santos e Campinas. (Jornal de Taubaté).
1910 Na Sé Catedral de Taubaté realiza-se missa cantada em honra do Padroeiro da diocese (São Francisco) celebrada pelo Rev.mo Frei Capuchinho Bernardino de Lavalle, Reitor do Seminário Episcopal e Guardião do Convento de Santa Clara. (O Norte).
*1914 Com o aparecimento de alguns casos de varíola na Capital inicia-se em Taubaté o serviço de vacinação pelos fiscais sanitários a domicílio. (O Norte).
1914 São divulgadas instruções da Sec. da Agricultura para plantio da mandioca. (O Norte).
1927 Encontra-seem Taubaté D. João de Almeida Ferrão, bispo de Campanha, presidindo as festas da Santa Teresinha e São Francisco na Catedral. (O Norte).
1931 Parte de Taubaté, sob a direção do Pe Cícero de Alvarenga, uma caravana de fiéis, em ônibus da Exprinter, para assistir no Rio de Janeiro, dia 2, às magnificantes festas de inauguração do monumento a Cristo Redentor. (A Folha).
1932 O cap. Ariosto de Almeida Daemon ocupa o cargo de Inspetor Geral das Prefeituras de Taubaté, Caçapava e Tremembé. (A Folha).
1943 A convite da Diretoria visitam o Aero-Club local 12 jornalistas de Taubaté para receberem o batismo do ar ministrado pelo Sr. Astério Braga. (Jornal do TCC).
1945 O Conselho Administrativo do Estado de que faz parte o ilustre taubateano Dr. César de Oliveira Costa aprova o auxílio de 300 mil cruzeiros para conclusão das obras de reforma de nossa Catedral. (Nossa Terra).
1958 Morre em Roma o Santo Pe Pio XII, Eugênio Pacelli. (Fls).
1962 Lei n.º 655 transforma em Autarquia Municipal a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté, criada pela Lei n.º 213, de 20 de setembro de 1956. (Manual, 172).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu