19 de dezembro de…

0
Share

 

1659   Antônio Ribeiro de Moraes toma posse em São Vicente do cargo de capitão-mor da capitania.

 

1827   O Conselheiro Tomás Xavier Garcia de Almeida assume o governo da província de São Paulo. (Folhas).

 

1868   Partem de regresso a Pindamonhangaba, encerrando sua visita a Taubaté e ao vale do Paraíba, suas altezas reais a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – Efemérides do fim do volume, p. 117).

 

1876   De volta de Roma passa por Taubaté o bispo de São Paulo D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. (A Imprensa de Taubaté).

 

1884   A Sociedade Frederico Hempel & C.ia cogita de montar fábrica de chapéus em Taubaté a exemplo das que possui em Campinas, Rio Claro, Piracicaba, Santos e São Paulo. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Na redação da Gazeta de Taubaté informa-se quem tem para alugar duas excelentes escra-vas: engomadeira e lavadeira. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Em reunião da Câmara Municipal de Taubaté, presidida pelo Sr. Gomes Vieira, o Fiscal da Cidade lembra da necessidade de se construírem bancas no mercado para venda de peixe; o Fiscal do Tremembé comunica a necessidade de reparos no chafariz e limpeza das ruas. O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar em cumprimento ao art. 303 do Código Criminal comunica ter estabelecido uma tipografia na cidade.

 

1887   A Câmara Municipal de Taubaté aprova indicação do Dr. José Francisco Monteiro marcando prazo até maio do ano vindouro para que os Srs. Moreira & Rodrigues façam modificações em sua máquina de beneficiar café a fim de evitar o dano causado aos vizinhos devido ao pó que produz. Dia 19 é segunda-feira. Fica marcada outra reunião para dia 26. (Liberal Taubateense).

 

1890   Realizam-se as festas de encerramento do ano letivo no Colégio Americano de Taubaté que tem início com um coro de alunos acompanhados ao piano por D. Henriqueta e D. Hermantina Rabello e termina com uma demonstração de ginástica. (Jornal do Povo traz descrição minuciosa e longa da festa, longa também).

 

1905   Realizam-se os exames finais da Escola Italiana da colônia de Quiririm, regida pela prof.ª D. Franzoni Silvia Betan. Foram examinadores os Srs. cav. Rosalbino Santoro (consul italiano), Cézar Silvi e o poeta Honório Jovino, redator do Jornal de Taubaté. Disitinguem-se as alunas Ângela Canavezi, Catharina Ponzoni, Ida Ponzoni e Paulina Mazzini. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Seguem para São Paulo os Revd.mos Frei Ricardo Maria, guardião do Convento de Santa Clara e o Cônego Antônio de Almeida a convite do Rev.do Frei Provincial Bernardino de Lavolle a fim de assistirem à benção e à inauguração a 20 do corrente do novo Convento dos Capuchinhos à Rua Santo Amaro em São Paulo. (A Verdade).

 

1905   Morre em Taubaté à noite repentinamente o jovem Salvador Barbosa, irmão do Sr. Orlando Barbosa, este auxiliar da oficina tipográfica do “Jornal de Taubaté”.

 

1912   São nomeadas para Taubaté as seguintes autoridades: Dr. João Dias Cardoso Sobrinho e prof. João Olympio Theodulo da Silva para 1.º e 2.º suplentes de delegado de polícia; Jeronymo das Chagas Lima e Nicolau Florençano para suplentes de sub-delegado. (O Lábaro).

 

1912   A C.ia de Eletricidade São Paulo e Rio inicia em Taubaté o serviço de instalação de luz elétrica nas casas particulares. Pretende-se inaugurar no Natal. (O Lábaro).

 

1912   Tendo passado em última discussão no Congresso Estadual sobe à sanção governa-mental o projeto de lei do deputado Dr. Cazemiro da Rocha que autoriza a realização de estudos e de orçamento para a construção de uma estrada de ferro ligando Cunha a Guaratinguetá. (O Lábaro).

 

1913   Está exercendo o cargo de Agente da Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil o conferente Sr. João Damasceno Garcia. (A Federação).

 

1913   O taubateano capitão João Pedro Vieira passa a fazer parte da sociedade Werneck & Comp. conhecidos farmacêuticos e droguistas estabelecidos à Rua dos Ourives, 7 no Rio de Janeiro. (Federação).

 

1913   Noticia-se a transferência do gabinete dentário do cirurgião-dentista José de V. Judice da Rua Marquês do Herval para o prédio n.º 72 da Rua Visconde do Rio Branco, modernamente instalado. (A Federação).

 

1914   O Externato Andrade Mascarenhas abre a exposição de trabalhos na sede à Rua Marquês do Herval, 42. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. João Bastos Ferreira, capitalista aqui residente. (O Norte).

 

1914   A imprensa da Capital comenta a discussão havida no Congresso Estadual sobre o projeto de lei de melhoria da pauta, das bases para incidência do imposto de importação do café que passaria a incidir sobre 650 rs. por quilo. O Dr. Pedro Costa defende a medida com o seu colega Pereira de Mattos, em prol da melhoria da arrecadação, pois a manutenção da situação atual não beneficia a lavoura e impede muitos benefícios por parte do governo. (O Norte).

 

1914   Realizam-se os exames finais na Escola Particular mantida pela prof.ª D. Julieta de Toledo que convidou para constituir a banca examinadora os Srs. cap. Joviano Nogueira Barbosa, prof. Arthur Bohn, Luís Augusto da Silva e Pergentino Marcondes de Oliveira. Das 44 alunas matriculadas compareceram 31. São aprovadas em 1.º lugar Joanna da Conceição e Ana do Nascimento no 3.º ano; no 2.º ano: Ana Rosa de Mattos Silva, nota 9. A classificação das alunas do 1.º ano ficou a cargo da própria professora. Foram expostos trabalhos de agulha. (O Norte).

 

1915   Realizam-se em Taubaté as solenidades oficiais de inauguração do Instituto Correcional recentemente transferido da Ilha dos Porcos. O Dr. Eloy Chaves, secretário da Justiça e Segurança chega sem sua comitiva e é homenageado com um almoço no próprio Instituto onde é saudado pelo Dr. César Costa. Colabora a Banda da Força Pública de São Paulo. (Gazeta de Taubaté).

 

1925   Criação do Distrito de Quiririm.

 

1944   Depois de muito sacrifício e invejável perseve-rança forma-se pela Escola Paulista de Medicina o cirurgião-dentista Dr. Benedito Cursino dos Santos, onde fez brilhante curso. (Nossa Terra).

 

1948   A Auto Mecânica Taubaté Ltda. realiza a 4.ª apuração do concurso “O craque mais querido da cidade” com o seguinte resultado: 1.º lugar – Hugo dos Santos, do E. C. Taubaté, com 1625 votos; 2.º lugar – Hércules Cembranelli, do Vitória Futebol Club, com 1213 votos e 3.º lugar – Adolfo Lacerda, do Ipiranga F. C. com 1185 votos. (Taubaté Jornal).

 

1948   Na sede da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté realiza-se reunião de Fundação da Associação dos Funcionários Municipais de Taubaté. É eleita uma comissão composta dos Srs. Antenor Moreira Cursino, Umberto Passarelli e Evandro Campos para redigir os estatutos. O secretário provisório é o Sr. Aguinaldo Teixeira Pinto. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se a fundação em Taubaté da Asso-ciação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano Santo Antônio para confraternização. (Taubaté Jornal).

 

1948   Morre repentinamente em Taubaté o Sr. Hermenegildo Montezi, agricultor em Quiririm. (Taubaté Jornal).

 

1948   Inicia-se em São Paulo o Congresso dos Prefeitos Municipais do Estado com presença do Dr. José Luiz de Almeida Soares que participa ativamente dos trabalhos (Prefeito de Taubaté). (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *