7 de dezembro de…

0
Share

1642   Toma posse na Câmara de São Vicente Gaspar de Souza Uchoa, 54º capitão-mor vicentino, nomeado pelo governador-geral.

 

1812   A povoação de Santo Antônio de Paraibuna, por alvará régio, é elevada a freguesia. (Folhas).

 

1883   Francisco Antônio da Silva Pestana torna público achar-se de posse da competente Provisão (provisionado) passada pelo secretá-rio da Relação e assinada pelo desembarga-dor presidente, que o habilita a patrocinar causas do foro. Vem encarregando-se de cau-sas e cobranças nos auditórios da cidade des-de fevereiro de 1856 e compromete-se a inde-nizar seus clientes por qualquer prejuízo que por ventura causar. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Pascoal Isoldi & Cia. estabelecidos à Rua da Misericórdia n.º 7A em Resende anunciam em Taubaté a sua oficina de marmorista e ornatista, encarregando-se, inclusive, de mandar vir qualquer encomenda da Europa. (Gazeta de Taubaté).

 

1897   O Dr. José Aristides Monteiro agradece publicamente a sua eleição para deputado estadual a 1.º do corrente e oferece seus préstimos. (Diário de Taubaté).

 

1899   A Câmara Municipal de Taubaté aprova indicação do vereador vigário P.e Antônio do Nascimento Castro no sentido de 20$000 de subvenção mensal ao Oficial do Registro Civil e Escrivão de Paz e Polícia de Tremembé enquanto perdurar a interdição do cemitério daquela localidade, decretada por lei municipal n.º 54 de 2 de novembro de 1899. (Jornal de Taubaté de 01/01/1900).

 

1901   Morre em Taubaté D. Ana de Oliveira Borges, cunhada do negociante Sr. Alexandre Martins do Valle. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Durante o corrente ano cursaram o Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves 292 crianças (153 meninos e 139 meninas) sendo 8 estrangeiros. Menores de 7 anos = 22; entre 7 e 12 anos = 236 e maiores de 12 anos = 34. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Curso Noturno organizado na Associação Comercial para os filhos de seus sócios se abrirá em janeiro a cargo do professor Ernesto Sampaio. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Luiz Daniel de Camargo tem casa de alugar e consertar bicicleta na Rua Duque de Caxias. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Duque de Caxias, o Sr. Victório Chéster tem oficina de marceneiro e o Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães, consultório médico. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Capitão José Félix Paulino Bernasconi na qualidade de 1.º suplente assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté por motivo de doença do titular Dr. Fernando de Mattos. (Jornal de Taubaté).

 

1913   No Externato de São José à Rua Visconde do Rio Branco (hoje zona bancária) realizam-se  as festas de encerramento do ano letivo. Saudando as alunas falam as Irmãs de São José, o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito da Comarca e Mons. Antônio Nascimento Castro, governador do bispado. Dia 7 é domingo. (A Federação).

 

1913   O Mercado Municipal funciona pela 1.ª vez em três pavilhões cobertos instalados na Praça Dr. Paula de Toledo que antes estava funcionando em velho barracão da Praça Campos Sales que se demoliu para construção de novo prédio para o mercado cujas obras vão adiantadas. (A Federação).

 

1927   Estréia no Polytheama a Cia. Nacional de Co-médias do ator Olavo Barros com a peça “Gre-ve Geral” de Alfredo Abranches. (O Norte).

 

1941   Divulga-se a transferência para Guaratinguetá das sedes das Inspetorias de Farmácia e Odontologia que funcionavam no Centro de Saúde de Taubaté, sob a direção de José Ceslau Teixeira e João Otoni, respectiva-mente. (O Momento).

 

1947   Os esportistas Srs. Nórton Rodrigues e Benedito de Castro fundam em Taubaté o Esporte Club Corintians, conhecido por “Corintinha”. Em maio de 1949 tinha apenas 83 sócios, considerado o caçula dos chamados pequenos clubes, com sede à Rua Bandeirantes, 16 em prédio de propriedade de seu presidente, e campo próprio em que também joga o time do Central do Brasil, localizado à Rua Domingos Ribas. Realiza festas dançantes e tem seu grupo teatral animado por Mário Cupido, Benedito Martins e João Dias. Nessa época, na opinião do presidente, os melhores elementos do time eram o zagueiro esquerdo Castor, prata da casa, Xandu e Waldemar, todos fundadores do club que pertencia então à 2.ª divisão da Liga Municipal de Futebol e tinha a seguinte diretoria em 1949: presidente, Antônio Fernandes Labinas; vice, José Augusto Sales; secretário geral, Waldemar Rodrigues; 1.º e 2.º secretário, Joaquim Oliveira e Vicente Bento Faria; tes., Nórton Rodrigues; 1.º tes., João Gaspar; diretores esportivos, João Martins Brito e João Cupido. (Taubaté Jornal de 1.º de maio de 1949).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *