6 de dezembro de…

0
Share

1745   Bula do Papa Bento XIV cria o Bispado de São Paulo, confirmando-se a Carta régia de 22 de abril de 1745. (Rio Branco, efemérides, p. 573; Azevedo Marques, Apontamentos, p. 68).

 

1868   Divulga-se a circulação em Taubaté do 1.º número e “O Monarchista”, órgão do partido conservador que a oposição local supõe que seja impresso em Pindamonhangaba. (O Paulista).

 

1882   O Dr. Tertuliano Moreira Cézar, natural de Pinda, é o Juiz Municipal de Taubaté, remo-vido de Bragança, donde se retira depois para o Rio de Janeiro e vai ser Juiz da Comarca de Três Corações em Minas. (Gazeta de Taubaté de 07/01/1883 e Pinda, 250 anos – Athayde Marcondes, p. 444).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté baixa a resolução n.º 16 determi-nando que os vendedores de toucinho salgado no mercado ou fora dele são obrigados a cortá-lo perpendicularmente de 4 em 4cm, sob pena de multa. A banha importada pagará imposto de 20rs por quilo e o toucinho importado 40rs por quilo. (Jornal do Povo).

 

1900   A Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do c.el Francisco Gomes Vieira e com a presença dos vereadores Dr. Urbano Figueira e José Augusto Marcondes de Mattos (além dos citados na sessão extra de 25/10/1900 (vide) autoriza o Sr. Bernardino José Leite Bastos a construir um pavilhão “chalet” no Jardim Público (estação) de acordo com o 1.º pedido já feito e planta apresentada e que será inaugurado aproximadamente. (Jornal de Taubaté de 04/01/1901).

 

1902   Realizam-se em Pindamonhangaba as soleni-dades de inauguração do prédio do Grupo Escolar Dr. Alfredo Pujol, no Largo da Estação (Praça Conselheiro Barão Homem de Mello) às 14 horas, com a presença inclusive de representantes de Taubaté: José Benedito Marcondes de Mattos, Cônego Antônio do Nascimento Castro, vigário da paróquia de Taubaté, Cônego Benjamim de Toledo Mello, Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal, Dr. Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal. O Cônego Antônio do Nascimento Castro usou da palavra em 1.º lugar. (Athayde Marcondes – Pinda, 250 anos – p. 198).

 

1905   Noticia-se a eleição da seguinte diretoria do Grupo Dramático “Baptista Goes”: diretor, Má-rio Pereira; secretário, José Moreira da Cunha; copista, Clodomiro Monteiro; ponto, Amaro Negrini e arquivista, José Olegário de Barros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Encontra-se em Taubaté o pintor José Luiz Teixeira a quem o Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e outros amigos e admiradores do finado Emílio Theodoro Winther vão encarregar de pintar o retrato a óleo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O Sr. José Antônio Carneiro de Souza, liquidatário do Banco Norte de São Paulo, sediado nesta cidade convoca assembléia geral extraordinária para o dia 22 do corrente no prédio do banco à Rua Visconde do Rio Branco, 58 para tratar de constituir nova comissão liquidante pois o Sr. John Milne Tyndall faleceu e ele se acha doente. Ambos foam nomeados em reunião de 18 de abril de 1904 em que se decidiu a liquidação. (Jornal de Taubaté).

 

1914   O Dr. Lauro Muller, Ministro das Relações Exteriores, oferece a seu colega da Viação, para figurar na Biblioteca, um fac-simile do original do mapa feito em 1512 em Veneza por Jeronymo Marini e intitulado “Orgis tipu universallis tabula”, adquirido em hasta pública na Itália em 1912. (O Norte).

 

1914   Entra em vigor na Central do Brasil novo horário para trens de subúrbios, com a supres-são de 25 trens. São suspensos os abatimen-tos de 50% de que gozavam na Central as companhias eqüestres e teatrais (circos, etc). A Companhia Singer continua gozando do abatimento de 25% para a remessa de máquinas de costuras para o interior. Os bilhetes de ida e volta entre Taubaté e Quiririm, bem como entre Taubaté e Tremembé que tinham validade de 30 dias, valem agora por 1 dia apenas. A estação local rendeu em novembro 29:571$250. (O Norte).

 

1914   Noticia-se a conclusão do curso de professora na Escola Normal de Guaratinguetá também de D. Aurora Barreiros, taubatena. (O Norte).

 

1914   Aos exames finais da Escola Masculina da Estação regida pelo prof. Juvenal da Costa e Silva comparecem 25 dos 31 alunos matriculados em que se destacam Messias Pires (plenamente) grau 8; Raul Galdino, Benedito Marins, plenamente grau 7, Alberto Duarte, simplesmente grau 5. (O Norte).

 

1914   Os 1.º e 2.º times do Estrela Foot-Ball Club de Taubaté enfrentam os do Paulistano de Pinda, com os seguintes quadros: 1.º time: Moura – Otto – Juca, Paulino, Pergentino (capitão), Jajá, Pereira, Corynto, Jorge e Waldomiro; 2.º time: Agéca – Ismael e Octaviano – Antônio (capitão) Dictão – Pires – Camilher, Lulu, Gomes, Ferreira e Prado. Reservas: Patrício e Vorella. (O Norte).

 

1914   No “ground” da Praça Monsenhor Silva Barros, às 16 horas realiza-se treino do Sport Club Taubaté. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Inspetor Literário Municipal marca exames finais nas escolas: dia 7 – Masculina da Cipoada do prof. Américo Augusto de Oliveira França e Escola Mista da Rua do Correa da prof.ª Ida de Oliveira. Dia 9 – Escola Mista do Itaim regida pela prof.ª D. Francisca Bueno e Escola Mista do Alto do Cruzeiro regida pela prof.ª D. Orminda Ortiz. (O Norte).

 

1914   No km. 333 da estrada de ferro Central, entre Tremembé e Andrade Pinto, verifica-se descarrilhamento do comboio puxado pela máquina Mallet 378 dirigida por José Neves, avariando-se a máquina, um carro bagageiro espatifado, o carro do correio que saltou da linha e dois carros de 2.ª classe de passageiros. Os restantes (1.ª classe e dormitórios) foram aproveitados para formar trem especial para conduzir os passageiros aos destinos. Feridos: João Penna Firme e Álvaro, funcionários da Central; Joaquim Franco da Silva, do serviço postal; José Teixeira, uma senhora e uma criança e mais um passageiro. O desastre se deu na nova variante de Tremembé onde o aterro numa curva foi abalado pelas chuvas. (O Norte).

 

1914   Às 20 horas no salão nobre da Sociedade Italiana com sede à Rua Marquês do Herval realiza-se conferência do jornalista Sr. Eduardo Pecorano sobre “Dello sbarco di Tripolli alla pace di Losanna”. O conferentista foi apresentado pelo Cav. Rosalbino Santoro, agente consular da Itáliaem Taubaté. Ao fim se levanta brinde à Itália e Brasil unidos sob cujos pavilhões se abrigam Concórdia e Trabalho. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a Mariana de Souza Cunha, esposa do capitão Joviano No-gueira Barbosa, escrivão do júri. (O Norte).

 

1945   Aniversaria o Sr. Alberto Guisard, industrial e filantropo, diretor da C.ia Taubaté  Industrial,  do Banco do Vale do Paraíba e da Rádio Difusora Taubaté. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *