5 de dezembro de…

0
Share

1645   Provisão cria a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. A Provisão é de Antônio Barbosa de Aguiar, capitão-mor governador, ouvidor-geral e alcaide-mor da capitania de Itanhaém de que é donatária D. Marianna de Souza Guerra, condensa de Vimieiro. A aclamação se deu na primeira oitava do Natal desse ano com eleição dos primeiros vereadores que se empossaram a 1.º de janeiro de 1646. (Félix Guisard, p. 9 e Diário de Taubaté de 10/11/1897).

 

1868   Morre na Vila de Redenção, sendo seu corpo transportado para Taubaté e sepultado nos corredores do claustro, o último guardião do Convento de Santa Clara da Ordem Franciscana (Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil de que o Convento de Santa Clara de Taubaté era um dos mais importantes) Rev.do Frei Joaquim das Dores Bueno, que o dirigiu por 33 anos, desde 1835. A administração passa então a Sindicato nomeado pelo Provincial. Em 1871 o Provincial Rev.do Frei João do Amor Divino Costa (que em vida do Guardião falecido havia levado para o Rio de Janeiro escravos e outros bens do Convento) em visitas às ruínas da Província que dirigia, encontrou irregularidades na gerência do Sindicato, demitindo-o e entregando a administração ao vigário da paróquia Rev.do P.e José Pereira da Silva Barros. A convite do Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, em 25 de janeiro de 1892, tomam posse do Convento os Rev.dos padres capuchinhos da província de Trento, sendo 1.º guardião até agosto de 1895, o Rev.do Frei Luiz de São Tiago. (Jornal de Taubaté de 23 de janeiro de 1901 – Estudos Históricos do Dr. Emílio Costa que dá a data da morte em 6 de dezembro de 1868 e não no dia 5 que é do Dr. Félix in “Convento de Santa Clara”, p. 62).

 

1876   Chega a Taubaté, procedente de Pinda, a 1.ª máquina de lastro “Aricanduva” da nova Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro conduzida pelo maquinista Thomaz que se radicou em Pinda e faleceu tragicamente a 16 de dezembro de 1899. No comboio que faz o percurso excepcionalmente com ordem do engenheiro Dr. Dulley, vem muitas pessoas gradas e duas bandas de música reinando muita alegria em todo o trajeto. Daqui regressam à tardinha. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – p. 112).

 

1883   O P.e Mestre lança apelo para que se completem os 300$000 necessários para preparar o grande e famoso presépio do Convento de Santa Clara até o próximo domingo dia 8, pois com os 100$000 que arrecadou até agora não é possível afrontar as dificuldades. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Vítimas de febre que se atribui à estação muito quente, enterram-se em Piracicaba 12 cadáveres quando a média diária é de 2 apenas. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do Sr. Gomes Vieira, presentes os vereadores Dr. José Francisco Monteiro de Paula Toledo, Dr. José Ricardo, Dr. Pereira Corsino e Marcondes de Moura. O Sr. Francisco Alves dos Santos pede 60 palmos de terra no alto de São João para construir uma casa. Pede por aforamento. (O Liberal Taubateense).

 

1887   A diversos requerimentos de meias custas no valor de 1:718$500, a Câmara Municipal de Taubaté manda pagar um pouco a cada um proporcionalmente à força do orçamento. (O Liberal Taubateense).

 

1887   A pedido da Delegacia de Polícia, a Câmara Municipal de Taubaté autoriza a iluminação a gás das prisões de modo que os bicos não fiquem ao alcance dos presos para evitar que sejam propositalmente apagados e evitar desastres e crimes. (O Liberal Taubateense).

 

1901   O diretório do Partido Republicano local tendo em vista as eleições de 16 do corrente, apresenta a seguinte chapa de candidatos a vereadores para o triênio 07/01/1902 a 06/01/1905; c.el José Benedito Marcondes de Mattos – lavrador; ten. c.el José Francisco de Moura, proprietário; ten. c.el José Gomes Nogueira – lavrador; Cap. José Cyrillo Lobato, negociante; Dr. Francisco de Assis Corsino, advogado; Dr. José de Sá Rocha, engenheiro; Félix Guisard, industrial e José Malhado Filho, farmacêutico; para juízes de paz: c.el Francisco Gomes Vieira, lavrador; Antônio Felício de Moura, negociante e José Augusto Marcondes de Matos, industrial. Diretório: c.el José Bene-dito Marcondes de Mattos, Francisco Gomes Vieira, José Pedro Malhado Rosa e John Milne Tindal, ausente. (Jornal de Taubaté)

 

1901   No salão da Câmara Municipal de Taubaté realiza-se cerimônia presidida pelo vigário Antônio Nascimento Castro de entrega de medalha de 1.ª classe concedida pelo Presidente da República Dr. Campos Salles ao Sr. Herman Beggerow por ter salvo D. Maria Guimarães Vieira e o acadêmico José Alfredo Granadeiro Guimarães Filho de perecimento, quando se banhavam a 25 de julho na praia do Flamengo no Rio de Janeiro. O pai e avô Dr. Luiz Guimarães faz doação de 200$ para o hospital e 200$ para obras da matriz em regozijo. O Dr. Granadeiro pai que hospeda oferece mesa de doces. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na sede da C.ia Norte Paulista realiza-se reunião dos sócios fundadores do Orfanário de Taubaté. Após a leitura dos estatutos e sua aprovação é eleita a seguinte diretoria: Presidente c.el José Benedito Marcondes de Mattos; vice Dr. Fernando de Mattos; 1.º sec. Dr. Afonso Moreira da Silva; 2.º sec. Cap. José Cyrillo Lobato; tesoureiro Manoel José Fernan-des; Comissão Fiscal: Braz Curtu, Dr. Francis-co de Assis Corsino e prof. José Marcondes de Quadros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O jornal local “A Verdade” deixa de circular hoje devido à mudança de suas oficinas para a Rua Dr. Winther. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre em Taubaté D. Eulália Pereira de Toledo progenitora do Sr. José Bonifácio Moreira. (O Norte).

 

1913   A Sociedade de São Vicente de Paulo promove na Igreja do Pilar as festas da Imaculada Conceição com tríduo às 19h. No dia 8 haverá missa solene com comunhão geral às 7h. No dia 14 assembléia geral no salão Pio X da Associação Artística e Literária. (A Federação).

 

1940   Promovida pelo Instituto de Filosofia de Taubaté realiza-se no Departamento de Cultu-ra do Taubaté Country Club uma conferência do Rev.do P.e Antônio Morais Júnior sobre Metafísica. (O Lábaro).

 

1941   No edifício Sant’Ana, na Praça da Catedral, esquina da Rua Sacramento realizam-se as solenidades de inauguração das instalações da Casa Taubaté, Ltda. Benzidas pelo cura da Catedral P.e Evaristo Campista César, com a presença do prefeito municipal Sr. Dr. Antônio de Oliveira Costa. (O Momento).

 

1948   Morre aos 78 anos de idade D. Ana Clara Malta, natural de São Luís do Paraitinga e de tradicional família taubateana, viúva do Sr. Antônio Lopes Malta. (Taubaté Jornal).

 

1948   Na Sé Catedral provisória de Taubaté (Igreja do Rosário) o Ex.mo Sr. Bispo Diocesano Dom Francisco Borja do Amaral preside as cerimônias de ordenação do sacerdote taubateano Rev.do P.e João Evangelista Vieira e do Rev.do P.e Ivo Spaniol do Convento Sagrado Coração de Jesus. São conferidas ordens também aos sub-diáconos Honório Link, Atanázio Otersbach e Ernesto Cunha. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Igreja da Paróquia da Santíssima Trindade da Vila de Nossa Senhora das Graças de que é pároco o Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues passa por reforma sob a direção da C.ia Predial de Taubaté e dentre os melhoramentos pretende-se instalar ali um relógio. (Taubaté Jornal).

 

1948   Cuida-se de fundar em Taubaté a Associação Taubateana de Tiro ao Alvo, sob a presidência do ten. c.el Otoniel Eugênio Aranha, comandante do 5.º BC. (Taubaté Jornal).

 

1948   O prof. Walter Taumaturgo, representante de Comissão Promotora de homenagens ao Dr. José Luiz Cembranelli, recebe carta do mesmo esclarecendo que o seu jubileu profissional se dará em dezembro de 1949 e não 1948 e agradece. (Taubaté Jornal).

 

1948   O consultor jurídico da Prefeitura Municipal de Taubaté é o Dr. Irineu Cardoso Malta que hoje aniversaria. (Taubaté Jornal).

 

1948   Por acordo celebrado entre os profissionais proprietários, fazem plantão em Taubaté aos domingos e feriados 7 farmácias: uma no centro em rodízio, duas na Vila Nossa Senhora das Graças, a Farmácia Nossa Senhora Aparecida no Alto do Convento (Praça Anchieta) a Farmácia Cabral na Rua do Humaitá, a Farmácia Santo Antônio na Praça Santa Teresinha e a Farmácia São Paulo no Bairro da Estiva. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *