19 de novembro de…

0
Share

1231   Morre Santa Isabel, filha de André II, rei da Hungria, nascida em Presburgo em 1207. Prometida desde 3 anos de idade ao Duque Luiz, filho do Landgrave da Thuríngia e de Hesse, (que prometera ser piedoso, justo e casto) foi desposada em 1221. Fundou 2 hospitais: um perto de Wartburgo e outro em Eisenach. Viúva, abandonada, foi recolhida por um tio bispo de Bamberg e pronunciou os três votos monásticos. Em seu testamento instituiu herdeiro a Jesus Cristo representado pelos pobres. Numerosos milagres divulgados em sua sepultura levaram o papa Gregório IX a canonizá-la em 1235. (O Imparcial de 19/1/1895).

 

1785   A Câmara de Taubaté expede edital “para não se vender carne de vaca ou de porco no corte fora da Cadeia” (Centro de Administração) que para isso se fez, a fim de que os que venham de fora possam vender gêneros comestíveis. (Atas I, 145).

 

1874   O Paulista, jornal que se edita em Taubaté uma vez por semana, à Rua Municipal, 190 de propriedade do redator principal Alfredo d’Almeida em seu n.º 43 (ano X) avisa que a partir de 1.º de janeiro vindouro, quando a assinatura passará de 10$000 para 12$000 por ano tendo vista os progressos da cidade e a futura Estrada de Ferro do Norte, sairá três vezes por semana em formato à vezes menor: 3.as, 5.as e domingos.

 

1874   O Sr. Francisco Fernandes de Oliveira e Silva, coletor de rendas provinciais de Taubaté, com auxílio de particulares decide construir no lugar chamado Princesa Imperial um rancho para tropeiros onde possam guardar e negociar seus produtos. (O Paulista).

 

1887   Toma posse da Presidência da Província de São Paulo o Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, nascido a 7 de julho de 1848 na vizinha cidade de Guaratinguetá assume o governo da província de São Paulo. (Folhas).

 

1889   Decreto n.º 4 do governo provisório cria a bandeira da República dos Estados Unidos do Brasil. (Folhas).

 

1901   A Sociedade Barros Filho & Cia., comissários de café, é sucedida por Pedro Barros & Cia. Mudando-se para a Rua do Sacramento, n.º 39. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O ten. José Gomes de Assis Camargo assume cargo de subdelegado de polícia visto como o Dr. Fernando de Mattos reassumiu ontem o de delegado de polícia a que vinha substituindo. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Com a presença do Sr. Alfredo de Souza Barros, inspetor regional representando o diretor-geral dos correios Sr. Joaquim Inácio Tosta e outras autoridades procede-se à inauguração das novas instalações da agência do correio de Taubaté na Praça da Catedral no palacete do cap. Carlos Adolfo Leonardo sob a chefia do Sr. João Vieira de Toledo Guatura. Oradores, banda de música, chopp em profusão. (O Norte).

 

1914   No pátio da estação realiza-se o solene hasteamento da bandeira nacional com as presenças do Dr. Afonso de Mello, engenheiro da Central residente, que a presidiu, do cap. Lobo Vianna, agente, funcionários e populares. (O Norte).

 

1914   O vice-presidente do Estado de São Paulo em exercício na Presidência envia à Câmara dos Deputados projeto de lei propondo a transferência da Colônia Correcional da Ilha dos Porcos para os edifícios cuja construção ora se concluem em Taubaté destinados ao Instituto Disciplinar. (O Norte).

 

1914   O Dr. Francisco Cardoso Ribeiro sorteia os 48 jurados que nos termos do 1575 de 19/2/1908 hão de servir na quarta sessão de júri deste ano a 9 de dezembro próximo. (O Norte).

 

1915   A iluminação elétrica do jardim público do Parque Dr. Barbosa de Oliveira é oficialmente inaugurada pelo Prefeito Municipal Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa com uma retreta executada pela corporação musical “João do Carmo”. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Em Assembléia Geral extraordinária a Cia Taubateana de Diversões autoriza seu Presidente Dr. Gastão Câmara Leal e transferir o contrato de arrendamento do prédio do Polytheama do Sr. Albano Máximo para a firma Leite, Mota & Comp. bem como a diretoria a aceitar proposta de venda assinando o respectivo compromisso. (O Norte).

 

1941   Mons. João José de Azevedo, natural de São Luís do Paraitinga, vigário de Pindamonhangaba, toma posse do cargo de vigário capitular da diocese de Taubaté em virtude da resignação de D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti que se mudou para o Rio de Janeiro. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *