15 de novembro de…

0
Share

1825   Carta de lei de D. João VI reconhece a inde-pendência do Brasil. (Rio Branco, Efemérides, p. 535).

 

1855   Nasce em Paris Jorge Tibiriçá que viria a ser governador e presidente de São Paulo, falecido a 29/09/1928. (Folhas).

 

1874   Morre em Taubaté o Comendador Francisco Alves Monteiro  militante do partido liberal, muito caridoso, de tradicional família local. Era pai do Barão de Tremembé. Em testamento libertou mais de 50 escravos, deixando 200$000 para cada um. (O Paulista).

 

1883   A Gazeta de Taubaté se bate pela promulgação de Lei de Imprensa que ponha um paradeiro aos abusos até agora cometidos. Não é justo, diz, que um indivíduo que na rua diz desaforos ao outro seja preso enquanto aquele que o faz em letras redondas fique na impunidade. (Folha Democrática).

 

1883   O Sr. Francisco Augusto Ferreira de Mello é proprietário da alfaiataria Águia de Ouro. (Ga-zeta de Taubaté).

 

1883   A jovem Maria Estephânia Marcondes e sua irmã Maria Amélia Marcondes executam trabalhos artísticos (quadros, bolsas) em miolo de pão sob a orientação do prof. Aymberê (Cazuza). O ourives Antônio Bittencourt estabelecido na Rua Dr. Falcão Filho exibe trabalhos de fina ourivesaria (monogramas, etc). (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Estão concluídos os trabalhos de reforma por que passou a nossa Igreja Matriz, dirigidos pelos artistas da firma Alamo & Cia., mantido o seu aspecto primitivo. As torres e o frontispício foram retocados a óleo imitando mármore, destacando alguns enfeites de relevo e a sacada com toda a manifestação de arquite-tura de seu primitivo fundamento. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté publica como “Varieda-de” alguns excertos históricos resumidos em um dos quais informa que os indígenas do Brasil chamavam os portugueses de “Perós”, isto é gênios do mal e aos franceses de “Mairs”, gênios do bem devido a diferença de tratamento que lhes dispensavam, pois os franceses os tratavam muito bem, não os es-cravizando e se tornando queridos. Os jesuítas quando aqui chegaram deparam com o ódio dos indígenas votado ao português escra-vizador e bárbaro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. A. Garcia é o 2.º secretário do Club LIterário Taubateense que faz convite para reunião dos sócios no dia 17 sábado. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Dr. José Aristides Monteiro, filho do Barão de Mossoró é aprovado plenamente na Faculdade de Direito de São Paulo. (Diário Paulista).

 

1887   O Coletor Provincial de Taubaté Sr. Francisco Moreira Damasco torna público que durante o mês de dezembro receberá os impostos prediais, de seges e outros veículos, bem como de escravos. (Diário Paulista).

 

1889   Proclama-se a República dos Estados Unidos do Brasil.

 

1890   Apesar do mau tempo na noite de 14 para 15, comemora-se condignamente em Taubaté a passagem do 1.º aniversário da proclamação da República. Às 4:30h da madrugada há salva de 21 tiros no alto de São José, tocando a Philarmônica Taubateense o hino republicano no Largo da Matriz, terminado o qual se dão vivas à República, ao gen. Deodoro, ao Exército, à Armada, ao Estado de São Paulo e ao Povo Taubateano. Em seguida a banda de música percorre algumas ruas acompanhada do povo. À tarde em bondes especiais ricamente adornados as classes caixeiral e artística percorrem a cidade ao som da Philarmônica Imperial. Á noite há retreta pela Philarmônica Taubateense em frente à Intendência Municipal onde há coreto ornamentado, com quatro dísticos, um em cada canto onde se liam os nomes do gen. Deodoro, Cristóvão Colombo, Tiradentes e Pedro Alvares Cabral. Do coreto partiam 4 alas de ruas com palmeiras entrelaçadas e flores entremeadas de nomes de ilustres republicanos. Às 19h há sessão solene na Intendência muito bem ornamentada sendo orador oficial o Sr. José Antônio Carneiro de Souza. Fala em seguida o Dr. Castro, promotor público, filho do Dr. Quirino, em nome do povo, depois o prof. João Penna por 20 minutos com muito entusiasmo. Falam ainda o Dr. Emílio Costa e Dr. Antônio Augusto Moreira de Toledo. Segue-se passeata pela cidade pela Intendência e povo que para em frente à casa do Sr. Antônio Penna, delegado de polícia. Há vivas e o prof. João Penna fala de novo. (Jornal do Povo).

 

1897   Os alunos do Grupo Escolar de Taubaté, sob a direção do prof. Orestes Guimarães festejam a proclamação da República e dão à luz um apreciado jornalzinho. (Diário de Taubaté).

 

1900   A Associação Comercial de Taubaté cria em sua sede social cursos noturnos de Direito Comercial, Geografia Comercial, Usos e Costumes Comerciais e Escrituração Mercantil. (Jornal de Taubaté).

 

1900   De regresso da Escócia chega a Taubaté onde é condignamente recepcionado o Sr. John Milne Tindall, industrial na cidade, membro do diretório político local e vereador à Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1900   No Teatro São João estréia a Companhia de Operetas e Comédias do 1.º tenor Eugênio Oyanguren, com a representação pela 1.ª vez em Taubaté da ópera burlesca Naná Sarilho, do Dr. Assis Pacheco. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O vereador José Augusto Marcondes de Mattos assume interinamente o cargo de Intendente Municipal em virtude de se achar doente o major José Ramos Ortiz, titular. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em comemoração à data a Corporação “Filarmônica Taubateense” realiza retreta no Largo do Pilar de cujo programa em 2 partes e com 10 peças constam a Marcha Santos Dumont (que nomeia o brasileiro que se notabiliza em Paris) e a Fantasia 15 de novembro, ambas do maestro Antônio Orestes Penzo, diretor da banda. Aplaudidas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Vítima de síncope cardíaca falece em Taubaté a Ex.ma Sra. D. Jeanne Marie Rozand, sogra do industrial Sr. Félix Guisard. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. José Benedito Marcondes do Amaral, diretor do Jornal de Taubaté é conhecido por Euzébio, assim como o Sr. Joaquim Francisco de Oliveira Braga, que no dia 4 de março de 1888 quando se deu por libertado o escravo em Taubaté trepou numa barrica no Largo do Mercado e fez um discurso ao povo, é conhecido por Pereira. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Pela passagem da data da proclamação da República a Corporação “Musical Filarmônica Taubaté” (conhecida também por Banda dos Ursos) realiza retreta no jardim público. No Club Musical Recreativo tem lugar um “choro” (soiré dançante) e sarau dançante na Associação dos Empregados no Comércio. Devido ao mau tempo a Philarmônica toca num salão da Câmara com sua gambiarra (palco) iluminada. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Está em atividade um fiscal subvencionado pelo comércio local (de acordo com a Câmara  Municipal local) para agir contra os negociantes ambulantes que aqui aparecem e não pagam licença para suas atividades. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Fernando de Mattos cuida de instalar em Taubaté um orfanato para recolher as crianças desamparadas e cuja sociedade mantenedora deverá realizar sua primeira reunião no próximo dia 5 de dezembro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Professores do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves”: Armando Araújo (4.º ano), Ana B. da Silva (4.º ano), José Marcondes de Quadros (3.º ano), D. Veridiana Ramos Ortiz (3.º ano), Antônio Macedo (2.º ano), Ana de Castro Freitas (2.º ano), Antônio Olympio (1.º ano), Placedina Borges (1.º ano), Genésia de Alvarenga (1.º ano) e Olga Canovas (1.º ano). (Jornal de Taubaté).

 

1913   No campo do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março encontram-se as equipes do Tauba-té Foot-Ball Club e do São José Foot-Ball Club da vizinha cidade para desempate de jogo anterior realizado láem São José. O juiz é o Sr. Evândalo Monteiro. O primeiro tempo termina por 1 x 0 para São José, gol de Dolor. No segundo tempo Jajá marca o primeiro gol do Taubaté e ao final Agostinho chuta um penalty fazendo 2 x 0 para o Taubaté em que se destacaram Paulino, Agostinho, Simi, Octacílio, Sérgio e Jajá. Chuviscava… (A Federação).

 

1913   A Corporação Musical Philarmônica Tauba-teense realiza esperada retreta no jardim público do Largo da Estação que há muito não se fazia. (A Federação).

 

1914   Toma posse do cargo de Presidente da Repú-blica o Dr. Wenceslau Braz, de Itajubá (Minas Gerais) em substituição ao mal. Hermes da Fonseca. (O Norte – História do Brasil).

 

1914   O “Taubaté Foot-Ball Club” enfrenta o quadro de Minas Gerais Foot-Ball Club da Liga Paulista de Foot-Ball cujo presidente Sr. Oscar Moreira Porto vem assistir ao jogo. O time adversário é de São Paulo (Capital) – O Taubaté se apresenta com: Circinato – Otto e Reis – Juca, Reis II, Simi (capitão) – Ranzinza, P. e Silva, Joannine, Arlindo e Jajá. O jogo é no Velódromo Taubateense da Rua 4 de Março. O time visitante chega pelo trem das 10:20h e é recebido na estação inclusive pela banda de música Philarmônica Taubaté. Almoçam no Hotel Lino. No camarote especial no Velódromo junto à diretoria do “Minas Gerais” sentam o Dr. João Rachou, ten. Arthur Vieira e M. Cunha. O Juiz é José Fonseca e o jogo começa às 15:30h., jogando os segundos times dos clubes. Taubaté perde de 2 x 0. O jogo do primeiro time principal começa às 17h Juiz: Sérgio Areão. Taubaté ganha de 1 x 0, gol de Reis II. (O Norte).

 

1927   O “Grêmio de Arte” de Taubaté com sede na A. A. Literária realiza o seu festival inaugural, recém-fundado que foi. (Norte).

 

1931   A Sociedade Rádio Bandeirante recém-fundada em Taubaté sob a presidência do Sr. Alberto Guisard e gerência do Sr. Emílio Amadei Beringhs aguarda licença do Ministério da Viação com designação da onda e prefixo para funcionamento da estação. (A Folha).

 

1945   Promovidas pela Prefeitura Municipal e pelo Centro Municipal da Legião Brasileira de Assistência realizam-se as homenagens aos Expedicionários Taubateanos recém-chegados da Europa: missa campal celebrada pelo Sr. Bispo Diocesano D. Francisco Borja do Amaral, lançamento da pedra fundamental do Monumento ao Expedicionário Taubateano. (Nossa Terra).

 

1945   Taubaté homenageia seus expedicionários. Pela manhã em altar à porta do Santuário de Santa Teresinha o Sr. Bispo celebra missa campal com explicações da liturgia ao microfone da Rádio Difusora pelo Rev.mo P.e José Luiz Pereira Ribeiro. Após a missa o Prefeito Municipal Dr. Antônio de Oliveira Costa saúda os expedicionários. Segue-se desfile. À tarde se dá o lançamento da pedra fundamental do Monumento ao Expedicionário de Taubaté na Praça Dr. Barbosa de Oliveira, falando o Rev.mo Pe Morais Jr. Logo após, na sede do Centro Municipal de Taubaté da LBA serve-se lanche aos expedicionários. Falam o Sr. Raul Ambrogi e a Sra. Georgina M. Xavier (pelas legionárias), o tenente Prado pelo Batalhão de Obuzes e Autos Rebocados e o subtenente Bernardino agradeceu em nome dos expedicionários. Durante o lanche há show da Difusora. (Taubaté Jornal).

 

1946   Encerram-se as manobras que a Escola do Estado Maior do Exército Nacional vem reali-zando no Vale do Paraíba, cujas tropas em Taubaté estiveram sob o comando do c.el E-leutério Brum Ferlich. (Folha Democrática).

 

1948   O casal Sr. Rosendo Feres Daher e Sra. Mahiba Name Feres comemora suas bodas de prata. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Congregação Mariana de Mogi das Cruzes, acompanhada de seu diretor Frei Arnaldo visita a Federação e as Congregações Marianas de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *