2 de novembro de…

0
Share

1738   Morre na cidade da Bahia, onde nascera a 3 de maio de 1660, Sebastião da Rocha Pita, autor da “História da América Portuguesa”. (Rio Branco, Efemérides, p. 513).

 

1782   A requerimento do Juiz de Órfãos, Francisco Rodrigues Moreira, a Câmara Municipal de Taubaté nomeia Gabriel de Araújo Torres para Tesoureiro do Cofre de órfãos. (Atas I, 73).

 

1874   Por proposta do vereador Comendador Moura e Costa, a Câmara Municipal de Taubaté resolve substituir o nome da Rua Rodrigues Arzão pelo de Dr. Souza Alves, em reconhecimento pelos serviços prestados pelo Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves, médico diretor do Hospital de Taubaté, durante a epidemia de varíola. Na noite seguinte os moradores dessa rua iluminam e embandeiram as frentes de suas casas e seguidos de banda de música dirigem-se à casa do homenageado que é saudado pelo cap. Caetano José do Amaral e Alfredo d’Almeida, redator proprietário de O Paulista. (O Paulista – Livro de Atas – Tomo IV – p. 192).

 

1887   Passa por Taubaté, almoçando no hotel da Estação da Estrada de Ferro Central, o Bispo de Goiás, com destino à Corte, vindo em sua companhia Mons. João Alves Coelho Guimarães. (Diário Paulista).

 

1887   Segue para São Paulo o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, proprietário e redator chefe do Diário Paulista, jornal que se publica diariamente em Taubaté. (Diário Paulista).

 

1891   Um pugilo de taubateanos reunidos em Assembléia resolvem fundar a Sociedade Edifica-dora Progresso. (O Momento de 2/11/1941).

 

1905   O cemitério da Venerável Ordem Terceira esteve aberto até às 18:30h e o municipal até às 21:00h devido ao movimento do dia de finados. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre, em São Paulo, a veneranda taubateana D. Paulina Rosa de Jesus Siqueira, progeni-tora do Rev.mo Pe Dr. João Batista de Siqueira, lente catedrático do Seminário Episcopalem São Paulo. (O Norte).

 

1918   Por motivo da epidemia de gripe espanhola o Dr. Maximiano Azevedo, Inspetor Sanitário, proíbe em Taubaté as tradicionais romarias aos cemitérios da cidade que se conservam fechados. (O Norte).

 

1920   O arrojado aviador paulista Edu Chaves em excursão aérea do Rio de Janeiro a Buenos Aires devido ao mau tempo é obrigado a ater-rar no Bairro do Crispim em Pindamonhanga-ba, em propriedade do Sr. W. Oscar Perrenoud donde prossegue depois. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – Efemérides do fim do livro p. 103).

 

1940   Morre em Taubaté onde residia há vários anos o Sr. Pedro Negrini primo do Sr. Amaro Negrini, deixando numerosa descendência. (O Momento).

 

1947   Noticia-se o falecimento em Taubaté de D. Imídia da Costa e Silva, progenitora do prof. Juvenal da Costa e Silva, secretário do Centro Municipal da Legião Brasileira de Assistência e velho educador. (Taubaté Jornal).

 

1947   O Rev.do P.e José Luiz Pereira Ribeiro é nomeado para lente da cadeira de Filosofia do Colégio Estadual de Taubaté. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *