1 de novembro de…

0
Share

 

1549   Instala-se solenemente a cidade de Salvador na Bahia e Tomé de Sousa toma posse do cargo de Governador-Geral do Estado do Brasil. (Rio Branco, Efemérides, p. 511).

 

1780   O tabelião e escrivão da Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté procla-ma do balcão da Cadeia (Casa da Câmara) o resultado da escolha a que se procedeu, mediante abertura do Pelouro das pessoas que exerceram no ano de 1781 os cargos de Juiz Presidente, Procurador e Vereadores. Para Juiz Presidente são escolhidos Pedro Alcântara de Azevedo e João Moreira de Castilho (suplente); para Procurador do Conselho, Pedro Pereira de Barros e para Vereadores, cap. João Félix de Oliveira, Tomaz de Vila Nova Guedes, Antônio Cursino dos Santos. (Atas I – 35).

 

1781   Idêntica providência é tomada. São eleitos através do Pelouro, para 1782, as seguintes pessoas: Juiz Ordinário, Presidente da Câma-ra, cap. Manuel Dutra de Faria que conseguiu dispensa; Pedro Moreira de Castilho, suplente; Procurador do Conselho o alferes Antônio Moreira Portes e Vereadores Felipe Monteiro da Silva, Lauriano José de Oliveira e o alferes Francisco da Cunha Souza que foram notificados para tomarem posse a 1.º de janeiro vindouro. (Atas I – 53).

 

1785   A Câmara de Taubaté manda vir um menino de tenra idade que mete a mão no saco dos Pelouros. São sorteados para Juízes Ordiná-rios (Presidente) Antônio de Souza Carvalho e Alferes João Leite de Prado; para Procurador do Conselho Manuel José de Matos e para vereadores Lino Moreira de Toledo, Pedro Pereira de Barros e Jacinto José de Toledo. O fato é anunciado do balcão da Cadeia pelo escrivão Francisco Teles Barreto. (Atas I, 143).

 

1786   A Câmara de Taubaté recebe dos vereadores de 1785 a chave do cofre dos Pelouros; retirado e aberto o saco dos Pelouros pelos vereadores de 1786, são sorteados os novos oficiais para 1787: para Juízes Ordinário (Presidente) o sarg-mor João Francisco de Abreu Guimarães e João da Mota Pais; para vereadores o Alferes João Garcia Cordeiro, Francisco Vieira da Silva e Timóteo Pires de Godoy e para Procurador do Conselho o Alferes José Faustino de Alvarenga. Na mesma sessão fazem indicação para Juízes de Medições dos doutores José Vaz de Carvalho, João Moreira da Rocha e José Araújo de Toledo. (Atas I, 159 e 160).

 

1811   Assume o governo da capitania de São Paulo o Marquês de Alegrete, Luís Teles da Silva. (Folhas).

 

1840   O Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar, Presidente da Província de São Paulo pela segunda vez, usando das faculdades que lhe conferem os artigos 2.º, 5.º e 7.º do Código Criminal resolve criar um termo de jurados na Vila de Pindamonhangaba, desmembrado da de Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides, p. 101).

 

1880   Morre, no Rio de Janeiro, José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco. (R. Branco, Ef. 513).

 

1887   Realizam-se na capela do Bairro do Areão as festividades em honra de Santo Antônio dos Pobres, de que é encarregado o Sr. Mariano Gomes da Luz Neto. (Diário Paulista).

 

1888   Fica definitivamente constituído em Taubaté o Banco Popular de Taubaté, o primeiro que se funda nesta região chamada Norte de São Paulo, graças aos esforços do cap. João Afonso Vieira, Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, Antônio Marcondes de Moura e José Rabelo. O estabelecimento está instalado à Rua Marquês do Herval, 161 e vai iniciar atividades a 2 de janeiro de 1889 com um capital de 300 contos dos quais foram subscritos 150 e realizados 15. (Jornal do Povo de 3/1/1889).

 

1890   A Mesa Regedora da Irmandade de São Benedito comunica ao Conselho de Intendência Municipal de Taubaté que, uma vez que se acha pronto, resolveu abrir a enterramentos o cemitério da Irmandade, direito que lhe é garantido pelo art. 2.º do recente decreto sobre secularização de cemitérios. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. José de Paula Pinto pede ao Conselho Municipal de Intendência de Taubaté doação de terreno na Rua da Redenção para constru-ção de uma casa. (Jornal do Povo).

 

1890   A locomotiva e um carro da linha de bondes do Tremembé descarrilham perto do gasômetro ao chegar em Taubaté por efeito de sabotagem que não é a primeira vez que fazem. (Jornal do Povo).

 

1891   Começam a correr diariamente os trens noturnos da Estrada de Ferro Central do Brasil saindo de São Paulo às 9:30h e chegando ao Rio de Janeiro às 12:30h do dia. (Jornal do Povo).

 

1891   Instala-se em Taubaté a Sociedade Musical Lyra Taubateana para proteção de seus associados músicos e com o fim de criar e manter uma banda de música. O livro de inscrição de sócios está na farmácia Alemã. Primeiros diretores: F. R. M. Escobar, Carlos, F. J. Escobar, F. Eufrásio de Toledo e J. M. da Luz. (Jornal do Povo).

 

1891   Chegam à Hospedaria de Imigrantes de Ter-membé, recentemente instalada, 800 imigran-tes. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. Elpídio de Mattos Guimarãe, chefe da Estação local despede-se de partida para Pinda. (Jornal do Povo).

 

1903   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O CAIXEIRO” órgão da Associação dos Empre-gados no Comércio de Taubaté. (O Norte de 4/11/1906 e 3.º aniversário a 1/11/1906).

 

1905   No Consistório da Matriz de Taubaté reúne-se grande número de senhoras pertencentes a associações religiosas locais que sob a presi-dência do Vigário Rev.do Côn. Antônio Nasci-mento Castro fundam a Congregação da Dou-trina Christã e o Centro da Confederação das Associações Religiosas por ordem do Sr. Bis-po Diocesano de São Paulo. (A Verdade).

 

1905   O Jornal de Taubaté noticiando a provável conferência do Dr. César Netto de Pinda a 15 do corrente na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, presidida pelo Sr. Caetano Salgado, faz referência à existência há dois anos do Club Amigos do Progresso presidido pelo finado prof. Antônio José Garcia que levou a efeito algumas conferências proferidas pelos Srs. Drs. Continentino Guimarães, Affonso Moreira da Silva, Alfredo Pena e  o próprio prof. Antônio José Garcia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O artista Augusto Krey (parece que mecânico) completa 70 anos e sua esposa também aniversaria na mesma data. Foi ou é técnico da Empresa de Carris Urbanos puxados a burro na cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1909   Os Senhores c.el José Benedito Marcondes de Mattos, c.el Francisco Gomes Vieira, c.el Augusto César Monteiro resignam a função de Conselheiros Fiscais do Banco de Custeio Rural de Taubaté, sendo substituídos pelos suplentes: Antônio Monteiro Patto, Alfredo Cândido Vieira e Francisco Lobato de Moura Sobrinho. (O Norte de 20/3/1910).

 

1912   Faz sua estréia em Taubaté, tocando nas festividades em honra a São Francisco, a Corporação Musical “Santa Cecília”, organi-zada e dirigida pelo Maestro Antônio Penzo com elementos do Ginásio Diocesano. (A Federação).

 

1914   Realizam-se em Taubaté as festivas soleni-dades de fundação do glorioso Esporte Club Taubaté. (O Momento).

 

1914   Com a participação da banda de música João do Carmo inaugura-se à Rua Bispo Rodovalho a agência de loterias “A Preferida” do Sr. João Gonçalves Guimarães às 17h. (O Norte).

 

1914   Depois de ter passado por completa reforma reabre-se a capela da Igreja do Rosário. Há missa pontifical às 9h. cantada, com a Schola Cantorum do seminário. (O Norte).

 

1914   Os jardineiros da Praça Monsenhor Silva Barros e do Jardim da Estação (Luiz Fondello e N. Serra) tornam pública sua decisão de não atender este ano as pessoas que costumam pedir flores para levá-las ao cemitério por estarem os jardins despidos de flores devido à seca que tem havido. (O Norte).

 

1914   O Ministro da Viação indefere pedido de autorização de um general e outros para construção de estrada de ferro entre São Paulo e São Sebastião. (O Norte).

 

1914   Chega a Taubaté em trem especial o conde Dr. Paulo de Frontin com sua esposa a Condessa de Frontin. Faz excursão a Quiririm e Tremembé e depois segue para Guaratinguetá onde vai inaugurar a nova estação (prédio) da Central do Brasil de que é diretor. Ao trem especial está ligado luxuoso carro restaurante preparado pela firma Pereira e Cardoso, proprietária do Hotel Pereira de Taubaté. O Sr. Jacinto Pereira, sócio, é muito amigo do Dr. Paulo de Frontin. (O Norte).

 

1915   O taubateano Dr. Antônio Câmara Leal solicita exoneração do cargo de promotor público inte-rino da Comarca de Lorena e é elogiado no ato. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Morre, em Taubaté, com 23 anos D. Maria Francisca Florençano Zamith, esposa do Sr. André Zamith, funcionário do telégrafo nacional. (O Norte).

 

1931   O Sr. Câmara Leal através do seminário local “A  Folha”, lança a idéia de fundar em Taubaté um Centro de Imprensa.

 

1931   À Rua Cons. Moreira de Barros, 28, instala-se o Posto de Higiene de Taubaté. (A Folha).

 

1941   Com a nomeação do Dr. Viriato Carneiro Lopes para delegado de políciaem São Carlos, transferido desta cidade, para cá foi removido o Dr. Gumercindo Soares Meirelles que exercia a função em Caçapava. (O Momento).

 

1945   Toma posse a diretoria do Partido Democrata Cristão de Taubaté sob a presidência do Sr. Evandro Campos, diretor do “Taubaté Jornal”. (Nossa Terra).

 

1945   Realizam-se em Taubaté as solenidades de instalação do Partido Democrata Cristão, às 14h. no auditório da Rádio Difusora Taubaté. O Dr. A. Cesarino Jr. presidente do diretório central empossa a seguinte diretoria: Presidente, Evandro Campos; Vice, Luiz Negrini; Secretário, Alziro Alves dos Santos; Tesoureiro, Benedito Silveira Morais; Membros, José Romão Pereira, José Miler Sene, Anselmo F. Moura, Orlando Soares e Maria Beatriz Moura, os dois últimos representantes das classes trabalhadoras. Oradores: Evandro Campos, Pedro Cunha, diretor de “O Dia” e secretário-geral do Diretório Estadual, Maria Beatriz Moura, Dr. James Ferraz Alvim do Diretório Nacional e Dr. Cesarino Júnior, presidente nacional do PDC. A comitiva segue para Jambeiro onde visita Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano ali em visita pastoral. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *