29 de outubro de…

0
Share

Na imagem, detalhe do Asilo de Mendigos (atual Centro Cultural). Acervo Maria Morgado de Abreu*

*1905   No campo do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março realizam-se festas esportivas em benefício do Asilo de Mendigos constituídas de corridas de bicicletas e jogo de futebol entre os clubes Atlético que vence o Progresso por 1 a 0. (A Verdade).

 

1905   O Club Progresso de Pindamonhangaba e o Club Atlético Taubateano realizam partida de futebol. Dirigentes do Atlético: presidente, Almeida Júnior; capitão, Enéas Natividade; vice-capitão, Sérgio Areão; outros membros: Anacleto Pereira, Athanagildo Silva, João Carmos de Moura Andrade, José Hermínio e A. Moreira. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Morre em Taubaté o ilustre Dr. Afonso Moreira da Silva, filho do c.el Luís Moreira da Silva, por-tuguês e de D. Escolástica Pereira de Toledo. Foi grande tribuno, vereador, intendente municipal, delegado de polícia, inspetor do ensino e jornalista. Era sobrinho do c.el João Afonso Vieira. Formara-se em advocacia pela Faculdade de Direito de São Paulo onde fez um curso brilhante. Foi também promotor público interino em Taubaté e diretor político do Jornal de Taubaté. Ao seu sepultamento acorreu invulgar número de pessoas tendo falado o Dr. Cardoso Ribeiro, juiz de direito da Comarca e o Dr. Rodrigues Alves. O comércio cerrou as portas. (O Lábaro).

 

1939   Realiza-se nesta cidade imponente concentração Mariana das congregações das dioceses de Taubaté e de Lorena. (O Lábaro).

 

1939   No Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho realiza-se homenagem, prestada pelo corpo docente e discente do estabelecimento, à Ex.ma Irmã Margarida do Sagrado Coração, md. diretora do educandário. (O Lábaro).

 

1945   Não tendo se candidatado para as eleições de 2 de dezembro próximo e diante de manobras para convocação de Assembléia Constituinte que o manteria no poder por mais alguns anos, o Sr. Getúlio Vargas é deposto da Presidência da República pelo Exército Nacional. (História do Brasil – Vicente Tapajós – Companhia Editora Nacional – p. 464 sendo substituído pelo Ministro José Linhares, do Supremo Tribunal Federal.

 

1948   Morre em Taubaté o maestro Raul Pizaroni que aqui fixara residência há alguns anos e mantinha Escola de Música na Rua Dr. Winther, programa de rádio e incentivava a arte. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *