22 de outubro de…

0
Share

1689   Nasce o 4º príncipe do Brasil, D. João, Rei de Portugal com o nome de D. João V que reinou de 9 de dezembro de 1706 até 31 de julho de 1750. (Rio Branco, Efemérides, p. 496).

 

18….    Nasce D. Cotinha de Matos Castro, filha de D. Escolástica de Castro Matos. (A Federação).

 

1883   Em Taubaté onde já existem os jornais “Gazeta de Taubaté”, “Jornal de Taubaté”, “O Guarany” e “Dezessete de Agosto”, circula mais um deno-minado “O Recreio”. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Exerce o cargo de Juiz Municipal de Taubaté (em vias de extinção com a projetada reforma judiciária) o Sr. Francisco Augusto de Andrade Rosa. É suplente em exercício. (Gazeta de Taubaté).

 

1893   O então P.e Duarte Leopoldo e Silva, futuro 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo, nascido em Taubaté a 4 de abril de 1867, toma posse do cargo de coadjutor da paróquia de Jaú. (Biografia, 29).

 

1901   Em carro especial do trem da Central passa por Taubaté o Dr. Prudente de Morais, ex-presidente da República e chefe da dissidência republicana paulista. Desce e é saudado pelo Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, Cursino de Moura e c.el João Mourão. O Dr. Prudente agradece em eloqüente improviso muito aplaudido e à partida dá vivas a Taubaté, São Paulo, República, diante de multidão. Toca a banda de música Santa Luzia. (Jornal de Taubaté).

 

1904   Morre em Pindamonhangaba, vitima de con-gestão cerebral, D. Francisca Leopoldina de Oliveira Marcondes, baronesa de Taubaté, casada com o Sr. Antônio Vieira de Oliveira Neves, barão de Taubaté, aqui nascido em 1815 filho de Antônio Vieira da Silva e de D. Gertrudes Maria de Oliveira Neves. Foi agra-ciado com o título de barão por relevantes serviços prestados à religião, caridade e polí-tica. Liberal, aderiu à revolução de 1842. Era Comendador da Ordem de Cristo e faleceu a 9 de junho de 1905 com 90 anos em Pinda. (A-thayde Marcondes “250 anos de Pinda” p. 57).

 

1904   Morre em Pindamonhangaba, donde era natural, D. Francisca Leopoldina de Oliveira Marcondes, Baronesa de Taubaté, casada com o Comendador Antônio Vieira de Oliveira Neves, Barão de Taubaté, natural desta cidade. (Athayde Marcondes, Pinda, p.p. 70/71).

 

1905   Estréia no Teatro São João a Companhia de Variedades do Sr. Salvador Lazzaro com o faquir Inavotnam que obteve grande sucesso. (A Verdade).

 

1905   Encontra-se em Taubaté o Dr. Bento Enéas de Souza e Castro ex-vereador à nossa Câmara, atualmente residindo em São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com fraca concorrência de espectadores estréia no Teatro São João a companhia de variedades do Sr. Salvador Lazzaro em que se salienta o cap. Mantovani com seus trabalhos de prestomania e faquirismo e a pequena Graziela Lazzaro. (Jornal de Taubaté).

 

1912   O Dr. Carlos Pinheiro dos Santos Bastos é nomeado delegado de polícia de Tremembé sucedendo ao Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa. (A Federação).

 

1931   O Sr. Benedito Ramos Ortiz assume o cargo de chefe da Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil em Taubaté. (O Lábaro).

 

1944   A Instrução Artística do Brasil fundada a 13 de fevereiro de 1931 faz sua estréia em Taubaté realizando aqui concerto de piano e canto por Izabel Mourão e Celina Sampaio. A mesma notícia refere-se a recital aqui realizado em abril do mesmo ano (de piano e violino) por Dinorah de Carvalho e Cecília de Falco. Esta seria portanto a estréia. (Taubaté Jornal de 9 de março de 1946).

 

1948   Em ônibus, rumo a Porto Alegre, com destino ao 5.º Congresso Eucarístico Nacional, passa por Taubaté a milagrosa imagem de Nossa Senhora Aparecida, procedente da Basílica Nacional. (Taubaté Jornal).

 

1948   O ilustre advogado Dr. Avelino Correa Porto de Abreu volta a residir em Taubaté, abrindo seu consultório de advocacia à Praça Dom Epaminondas, 49, fone 304. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *