19 de outubro de…

0
Share

1621   Diogo de Mendonça Furtado, Governador-Geral do Brasil, renova ao capitão-mor vicentino Martim Correa de Sá, por provisão, poderes para preencher todos os ofícios vagos na capitania.

 

1763   D. Antônio Alvares da Cunha, Conde da Cunha, toma posse do cargo de Vice-Rei do Brasil, no Rio de Janeiro, que exerce até 17 de novembro de 1767. (Rio Branco, Efemérides, p. 490).

 

1884   Na sede (sala do Paço Municipal) do Club Literário Taubateense de que é procurador o Sr. F. Máximo de Oliveira realiza-se sessão para eleição de sua nova diretoria. (Gazeta de Taubaté).

 

1885   Assume a presidência de São Paulo o Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira. (Folhas).

 

1905   Na fazenda do Dr. João Dias Cardoso Sobrinho descobrem-se abundantes jazidas de bom caulim de que se faz analisar uma amostra em laboratório do Rio de Janeiro, de Alcides Medrado & Cia, com o seguinte resultado: Sílica Si 02 – 50, 50; Alumina Al 202 – 35,20; Óxido de Ferro Fe 203 0,92; Magnésia Mg 0: 1,04; água combinada 10,77 e álcalis e perdas 1,57 = 100,00. É de boa qualidade, diz o certificado, por que tem apenas 5% de sílica e mica. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Hermógenes Monteiro de Camargo pede à Câmara Municipal de Taubaté o auxílio mensal de 500$000 para manter uma guarda noturna a fim de suprir a falta de policiamento da cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Cherubim de Alencar Cintra representante da firma Carmo Cintra & Irmão proprietária da Empresa de Gás e Óleos Minerais de Taubaté pede à Câmara Municipal para reconsiderar sua resolução quanto à responsabilidade daquela empresa quanto aos vencimentos do fiscal da iluminação a gás de que é concessionária. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O procurador da Câmara Municipal de Taubaté, Sr. Inocêncio de Freitas Silva, publica o balancete do 3.º trimestre pelo qual se verifica que a receita foi de 36:486$960, datado de 12 de outubro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Associação Artística e Literária pede à Câmara Municipal de Taubaté o arruamento gratuito (alinhamento) para assentamento de um portão que pretende levantar com pilastras de tijolos, em forma elegante, em substituição ao existente que é tosco e provisório. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Morre em Taubaté D. Ana Clara do Paraíso, sogra dos Srs. Francisco Rodrigues de Camar-go e capitão Antônio José Rodrigues da Silva. (A Federação).

 

1918   A Companhia Taubaté Industrial instala um Posto de Socorro para atender às vítimas da epidemia de gripe espanhola que grassa na cidade. Em 20 dias são atendidos 1093 casos e fornecidas 1462 receitas. (O Norte).

 

1948   No Taubaté Country Club realiza-se sessão solene presidida pelo Sr. Secretário da Saúde, inaugurando em Taubaté a Semana da Saúde que vai até dia 23. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté dá à Rua da Linha do Bonde o nome de Avenida Audrá, justa homenagem à família que valiosa cooperação vem dando ao nosso progresso. (Taubaté Jornal).

 

1948   O vereador Moacyr Alvarenga Peixoto propõe à Câmara Municipal de Taubaté ou melhor indica à Prefeitura Municipal a construção de um bebedouro na Pça Campos Sales para os animais que servem a população rural que vem ao Mercado. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté converte em lei projeto considerando de utilidade pública a Associação Vale-paraibana de Imprensa. (Taubaté Jornal).

 

1948   O vereador Genol Candelária solicita três meses de licença para tratamento de saúde, devendo substituí-lo o suplente Sr. Daniel Danelli. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté rejeita projeto de lei autorizando o aumento da taxa de água. (Taubaté Jornal).

 

1966   Lei n.º 972 cria a Escola de Belas Artes de Taubaté, em regime de autarquia. (Manual II, 119).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *