17 de outubro de…

0
Share

Na imagem, anúncio de corrida no Hipódromo Taubateense (DMPAH)*

 

1785   Os alferes Francisco da Cunha Sousa e Manuel de Oliveira Neves prestam juramento e tomam posse do cargo de almotacéis para os meses de outubro a dezembro, perante a Câmara de Taubaté. (Atas I, 142).

 

1829   Na capela Imperial celebra-se o casamento do Imperador D. Pedro I com a princesa D. Amélia, filha do Duque de Leuchtenberg, príncipe Eugênio de Beauharnais. (R. Branco, ef. p. 488).

 

1883   Amigos e admiradores do Dr. Joaquim Lopes Chaves precedidos pela Corporação Musical “Princesa Imperial” do Sr. João Monteiro do Carmo promovem manifestação em frente à residência do Sr. Joaquim Lopes Chaves pela votação alcançada como candidato a deputado provincial 1.º escrutínio. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Morre em Taubaté às 2:00h da madrugada o ilustre cidadão taubateano Comendador Francisco Marcondes de Moura e Costa, pertencente a uma das mais antigas e distintas famílias locais sempre devotado ao progresso de sua terra natal, grande Benfeitor do Hospital de Santa Isabel, na Pça Mons. Silva Barros, eminentemente humanitário e religioso tendo exercido cargos de confiança do governo e de eleição popular. É parente de D. Maria Leopoldina Marcondes Varella, D. Maria José Marcondes de Camargo, de D. Cândida Augusta Lopes Chaves, do Comendador João Thomaz Moreira da Costa, do Dr. Manoel Marcondes de Moura e Costa (ausente), do Dr. Joaquim Lopes Chaves, do Sr. José Benedito Marcondes de Mattos e do Dr. Francisco de Paula Toledo (irmãos, cunhados e sobrinhos) que fazem o convite da missa de 7.º dia. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Morre em Jacareí o Barão de Santa Branca, progenitor do Dr. Joaquim Lopes Chaves. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, pai do promotor público local, é exonerado, a pedido, do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté que passa a ser exercido pelo 3.º suplente, Dr. Fernando de Mattos. Para 3.º suplente é designado o Sr. Antônio Gomes de Souza Penna. (Jornal do Povo).

 

*1897   A Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateense inaugura oficialmente o novo Prado do Areão no caminho do Tremembé para onde correm bondes especiais a $800. Diret. oferece jantar Hotel Estação com música da Philarmônica Taubateense.

A pista tem 1225m de extensão no circuito e a largura permite ou tem espaço para 8 cavalos lado a lado. A reta de chegada tem 400m. O pavilhão está ornamentado de verde-amarelo, cores da sociedade. De Tau-baté só venceu o cavalo Veloz. Os demais páreos foram ganhos por cavalos das coude-larias do major Clementino Moreira, de Cru-zeiro e de Carolino Fernandes. (Diário de Taubaté).

 

1897   Estréia no Teatro São João a Companhia de Zarzuelas (óperas cômicas) do Sr. Affonso Arroniz ao mesmo tempo em que se inaugura o novo pano de anúncios e o cenário de cujos trabalhos se encarregou o artista pintor Roque de Castilho, cenógrafo. (Diário de Taubaté).

 

1901   Aniversaria D. Annie Stafford, diretora do Colégio Stafford de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1907   Instado por Dom João Baptista Chautard e pelo taubateano Dr. Antônio Maria da Silva, com anuência do Rev.do Mons. Antônio Nascimento Castro, Dom Duarte Leopoldo e Silva decreta a elevação da Capela do Bom Jesus de Tremembé à categoria de Episcopal Santuário, entregando a parte espiritual à administração dos Rev.dos padres trapistas, dissolvendo-se a Irmandade do Sr. Bom Jesus. (Taubaté Jornal, 31 de julho de 1949).

 

1912   Assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté na qualidade de 3.º suplente o Sr. Theodoro Ribeiro de Mello. (O Lábaro).

 

1912   Funciona regularmente com pessoal idôneo sob a direção do Dr. Cursino de Moura, inspetor sanitário municipal, o Hospital do Isolamento, no Bairro da Estiva, para receber as vítimas da epidemia de alastrim. (O Lábaro).

 

1912   Realizam-se na capela do Externato São José desta cidade tocantes comemorações pela passagem do sexagésimo aniversário do ingresso de Irmã Maria Theodora no noviciado da Congregação das Irmãs de São José em Chambery, de que é hoje Superiora Provincial. A homenageada está presente, pois visita os estabelecimentos da Congregação em Taubaté. (O Lábaro).

 

1913   O Sr. Benedito Euzébio de Toledo, 1.º Oficial da Prefeitura Municipal apresenta ao Juiz de Direito para o “visto” diploma de advogado que obteve a fim de ser admitido à profissão de advogado nesta Comarca. Em carta de 21 ao jornal o Sr. Benedito Euzébio de Toledo esclarece que requereu ao juiz de direito certificado de habilitação de acordo com o Dec. 8659 de 5 de abril de 1911 (federal) que aprovou a lei orgânica do ensino em conformidade com a Lei n.º 2356 de 31 de dezembro de 1910. Para isso juntou atestados fornecidos pelo Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães, quando juiz de direito, e dos advogados Dr. Euclydes de Campos e Aristides Monteiro e outros documentos necessários. Não para advogar na Comarca mas para poder atender os convites que lhe têm feito o Juízo de defender réus pobres. (A Federação).

 

1913   O Sr. Francisco Fernandes Dias é nomeado professor substituto da escola da Piedade, cu-jo titular prof. Luiz Augusto da Silva se licenciou por 60 dias. (A Federação).

 

1913   Tem circulado na cidade “O Lyrio” jornalzinho literário e noticioso “mignon” e “O Riso” jornal-zinho da petizada que vai doar 10% da receita da assinatura do mês passado para obras de construção do novo Hospital Santa Isabel. (A Federação).

 

1913   Parentes e amigos do Sr. Antônio Roberto, falecido em Cocenza na Itália, manda celebrar missa na Catedral por intenção de sua alma. Era irmão da esposa do Sr. Caetano Giovine, proprietário da padaria Progresso na esquina da Rua São José com a Rua Visconde do Rio Branco, defronte a casa do prof. Cesídio. O Sr. Caetano é pai do Sr. Honório Giovine (Jovino), poeta italiano radicado em Taubaté. (A Federação).

 

1913   Pela Comissão Diretora do Partido Republi-cano Paulista foi reconhecido o diretório político do vizinho município de São Luís do Paraitinga constituído por Dr. Paulo Domin-gues de Castro, presidente; ten. c.el Theodoro Pereira de Campos Coelho, vice; major Caetano Lopes Soares, secretário; capitão João Bento Vaz de Campos, Antônio de Oliveira Costa, João Rodrigues Soares e José Domingues de Azevedo. (A Federação).

 

1938   Morre em São Paulo o Barão da Bocaina Francisco de Paula Vicente de Azevedo. (Folhas).

 

1945   Os alunos da Escola da Caieira, situada na propriedade rural do Dr. Ademar P. de Barros, município de Taubaté, acompanhados de sua prof.ª Maria José Marcondes, visitam a cidade e o presépio mecânico da Praça Santa Teresinha. Estamos na Semana da Criança. (Taubaté Jornal).

 

1946   Realiza-se em Taubaté conferência do romancista José Geraldo Vieira que é saudado pelo Sr. Ruy de Mello e apresentado pelo Sr. Nelson Pesciotta. A sessão é presidida pelo Dr. José de Barros Bernardes, promotor público da Comarca e conta com o concurso da cantora D. Maria de Lourdes Pereira, acompanhada ao piano pelo maestro Pizzaroni. (Folha Democrática).

 

1947   No Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho realizam-se as solenidades de inauguração de seu salão – capela no dia do onomástico da Irmã Superiora. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Dr. Alfredo José Balbi instala seu escritório de advocacia à Rua Jacques Félix, 347 – telefone 520. (Taubaté Jornal).

 

1948   Numa das vitrines de casa comercial da cidade faz-se exposição de gráficos e fotografias das realizações do Prefeito Dr. José Luiz de Almeida Soares. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *