15 de outubro de…

0
Share

Na imagem, a Igreja Matriz de Pindamonhangaba*

1861   O Presidente da Província de São Paulo, Dr. João Jacyntho de Mendonça, médico rio-grandense falecido a 3 de junho de 1869, fundado na lei provincial n.º 5 de 20 de fevereiro de 1840 aprova o Regimento ou compromisso definitivo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santa Clara de Taubaté elaborado por determinação judicial inclusive pelo Rev.do vigário colado P.e Joaquim Pereira de Barros com a colaboração do rábula Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, em substituição ao provisório de 11 de novembro de 1849. Foi registrado a fls. 117 do livro da Secretaria do Governo. A Ordem no entanto já existia em 1754 quando era seu Comissário o Rev.do Frei Luiz de São Patrício, sendo mais antiga ainda a Irmandade do Senhor dos Passos. (Jornal de Taubaté de 9 e 20 de janeiro de 1901 – “Estudos Históricos, Dr. Emílio Costa”).

 

1864   A Princesa Imperial do Brasil D. Isabel casa-se com o Príncipe de Orléans, Conde  D’Eu. (Rio Branco, ef. p. 485).

 

1875   Nasce em Petrópolis o Príncipe do Grão Pará, D. Pedro de Alcântara, filho da Princesa Imperial D. Isabel. (R. Br. ef. p. 485).

 

1883   Realizam-se eleições para deputação provin-cial. Na Vila de Redenção (antigo Bairro do Paiolinho) comparecem 27 dos 31 eleitores (de paróquia possivelmente – ? -). O Cons. Antônio Moreira de Barros recebe 15 votos, o Dr. Joaquim Lopes Chaves 8 e o Barão de Mossoró 4. Em todo o nosso 2.º distrito eleitoral foi o seguinte o resultado: Dr. Joaquim Lopes Chaves, 376 votos; Cons. Antônio Moreira de Barros, 370 votos; Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, 161 votos; Dr. Frederico Abranches, 108 votos; Dr. Baracho, 53 votos e Ad João Ghina, 27 votos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Os fazendeiros de Taubaté são convidados a participarem da 4.ª exposição de café em novembro próximo, organizada no Rio de Janeiro pelo Centro de Lavoura e do Comércio da Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O ilustre taubateano Conselheiro Moreira de Barros (Antônio) agradece as manifestações que lhe fizeram lavradores e pessoas gradas de Baependi e Caxambu pelas Câmaras e clubes dessas povoações pela posição que assumiu na Câmara dos Deputados combatendo medidas oficiais e precipitadas para a abolição da escravidão. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O C.el Jordão Pereira de Barros, gerente da empresa de bondes puxados a burro, avisa o público que alterou o horário dos mesmos conciliando com os dos bondes de Tremembé: 1.ª viagem – parte do Largo do Rosário às 7:15h e do Largo da Matriz às 7:20h; 2.ª viagem: parte do Largo do Rosário às 11:15h e do Largo da Matriz às 11:20h; 3.ª viagem: às 15:50h. O bonde 1:15h partirá da Estação da E. F. São Paulo-Rio  às 13h. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O eng. civil Dr. Fernando de Mattos anuncia execução de calçadas com pedras artificiais da fábrica que instalou na Rua de São José, perto da estação (pedra e cordões). Coloca cordões, degraus, soleiras, socos, batentes, pilares, balaústres, cimalhas, platibandas e ornamentos para chalés e jardins, calçadas feitas no lugar de concreto de cimento a 4$000 o metro quadrado. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   A Companhia Brasileira Teatral do Interior dá o seu 2.º espetáculo no Teatro São João com a comédia “Mosquitos por Cordas”. (Jornal do Povo).

 

1897   O Instituto Santa Tereza de Taubaté promove festas em homenagem a sua patrona com missa pela manhã em que prega o vigário Rev.mo P.e Antônio Nascimento Castro e sessão solene do Grêmio Literário à noite com a participação de grande número de alunos e conferência do Sr. diretor Dr. Moura Magalhães sobre Arqueologia Pré-histórica. (Diário de Taubaté).

 

1910   Mons. Antônio Nascimento Castro, vigário geral do bispado, Mons. João Alves, protono-tário apostólico e o Rev.mo P.e José Alves de Moura, secretário do bispado de Taubaté, seguem para Pindamonhangaba a fim de participarem das solenidades de inauguração da Igreja Matriz recentemente reconstruída. (O Norte).

 

1910   Chegam a Taubaté procedente de São Paulo, onde são festivamente recebidos por grande massa popular e a banda de música João do Carmo, os Rev.mos Srs. D. Joaquim Silvério de Souza, arcebispo de Diamantina; D. Lúcio Antunes de Souza, bispo de Botucatu; D. João de Almeida Ferrão, bispo de Campanha; D. João Becker, bispo de Santa Catarina. Seguem a pé até o Palácio Episcopal onde são saudados pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito. (O Norte).

 

*1910   Realizam-se em Pindamonhangaba as soleni-dades de inauguração das obras da Igreja Matriz iniciadas em 1909 sendo que a bênção do templo é procedida por Monsenhor Nascimento Castro vigário-geral da novel diocese de Taubaté. A pia batismal foi oferecida pelo taubateano Antônio Vieira de Oliveira Neves, barão de Taubaté, radicado naquela cidade. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 235 e 237).

 

1913   Nasce o Sr. Tolentino de Souza e Castro, em 1913, praticante de telegrafista na agência de Taubaté. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, o Sr. Antônio José Alves Monteiro antigo e acatado armador, chefe de numerosa família. O armador é também fabricante de caixões de defunto, dono de empresa funerária. Armador por que arma o ambiente, tanto em casa como na Igreja, eças. etc.

 

1913   Morre em Taubaté o nosso conterrâneo Antônio José A. Monteiro Filho, casado com D. Cândida Machado Monteiro. (O Norte de 14/10/1914).

 

1914   O Lábaro, órgão oficial da Diocese, fundado em 1910 por D. Epaminondas, circula completa-mente reformado com o seu tamanho aumentado. (O Norte).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté, reunida sob a presidência do Sr. Raphael Ferreira Braga pre-sentes os vereadores Antônio Valente da Silva, João Bonifácio de Moura Sobrinho, Victor Vieira, Gastão Câmara Leal (Prefeito) e Moura Guimarães, recebe representação do Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar fazendo sugestões quanto à formação de um banco para a defesa do café. (O Norte).

 

1914   A Companhia Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água na cidade, informa à Câmara Municipal de Taubaté que não se opõe à pretensão do Sr. Francisco de Oliveira Santos Areão de fornecer à população águas medicinais (ao que parece procedentes de Quiririm e vendidas em garrafões). (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal de Taubaté, apresenta à Câmara Municipal seu projeto de Orçamento para 1915 sendo a seu pedido marcada sessão especial (extraor-dinária) para as comissões apresentarem parecer no dia 26 próximo, que esta, de hoje, é a última sessão ordinária do mês em curso. (O Norte).

 

1939   “O Lábaro” noticia o aniversário da Ex.ma Irmã Tereza que transcorre hoje. É assistente da Casa das Servas do Santíssimo Sacramento, recém-instalada nesta cidade.

 

1939   Divulga-se a recente fundação em Taubaté do Esporte Clube Jacques Félix, composto por militares do 5.º B.C. sob a presidência do Sr. Antônio Porphírio dos Santos. (O Lábaro).

 

1946   Taubaté recebe festivamente os membros de sua equipe de cestobol que participou dos Jogos Abertos do Interior realizados na cidade de Santos e onde se sagrou tricampeã do interior conquistando a famosa taça “Sal-Diamante”. Em homenagem promovida no Taubaté Country Club são saudados pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, Dr. Antônio de Moura Abud, orador oficial do Esporte Club Taubaté, Sr. José Romão Pereira em nome da Rádio Difusora Taubaté Z Y A 8. Agradecendo as homenagens usou da palavra o Sr. Arthur Audrá presidente da Federação Paulista de Cestobol e animador da seleção local. (Folha Democrática).

 

1948   Contando com a boa vontade de Ricardo Piscina, Rubens Marcondes, Getúlio Paula Santos e outros o Sr. Geraldo Moura funda em Taubaté o Esporte Club Vila Edmundo. Em 1949 era a seguinte sua diretoria: Presidente, Geraldo Moura; Vice, Júlio de Toledo; 1.º sec., Raimundo Porto Menezes; 1.º tes., Manoel Alves dos Santos; 2.º tes. Evândalo Paula Santos e diretor esportivo José Benedito Braga. Sede então: Av. Quiririm, 280, alugada, com salão de festas, jogos e secretaria, com arquivo muito bem organizado e realizando reuniões às quintas-feiras às 19:30h. Tinha em 1949, 150 sócios. Promove aos sábados brincadeira dançante e disputava a 2.ª divisão da Liga Municipal de Futebol. Já excursionou a Aparecida, São Luís do Paraitinga e Redenção. Em 7 meses de existência havia realizado 11 partidas, vencendo 3 empatando 5 e perdendo 3. (Taubaté Jornal de 5 de junho de 1949).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *