14 de outubro de…

0
Share

 

1711   Toma posse do governo-geral do Brasil em Salvador na Bahia o Conde de Castelo Melhor Pedro de Vasconcelos e Souza. (Folhas).

 

1801   D. Fernando José de Portugal e Castro (depois Conde e Marquês de Aguiar) toma posse, no Rio de Janeiro, do cargo de Vice-rei do Estado do Brasil que exerce até 21 de agosto de 1806. (Rio Branco, efemérides, p. 483).

 

1883   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Guarany” editado pelo Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Jr. que a 24 de abril de 1887 (domingo) passa a ser denominar “O Taubaté” sob a mesma direção. Em suas oficinas se imprimiram em 1883 o semanário “Juventude” do Dr. Gastão Câmara Leal e em 1885 o órgão crítico e humorístico “A Vespa”. (Gazeta de Taubaté e Pedro Giolo – Imprensa de Taubaté p. 29).

 

1884   Agora que a cidade está iluminada a gás o cap. Luz Sobrinho toma providências para que o Bairro do Areão seja iluminado a querosene. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O taubateano Dr. Gabriel Dias da Silva, prof. do Colégio Culto à Ciência publica e distribui o livro intitulado “Manual de Filosofia”. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Realiza-se em Taubaté o casamento do Sr. Tristão José Lopes, que já tem as suas 70 primaveras, com D. Idalina Maria de Jesus de 22 anos apenas. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Morre em Taubaté o insigne taubateano Mariano José de Oliveira e Costa, Barão do Pouso Frio, conhecido por Mariano Moreira, muito mais estimado e muito caridoso, sustentáculo do Hospital de Santa Isabel, protetor dos pobres, chefe político local no Império. Do seu testamento consta ter deixado ao Hospital de Santa Isabel a sua chácara com todos os pertences e 49 ações da E. F. São Paulo-Rio; a sua enteada  D. Maria Pacheco Monteiro a casa do Largo do Rosário e a cocheira da Rua Sacramento que por sua morte também ficarão para o Hospital a que deixou também um crédito com Mariano B. da Mota. Ao seu neto Augusto César Monteiro deixou um crédito com José Rodrigues. Aos seus ex-escravos João Mulato e Joana o sítio “Maria Apolinária”. Deixou ao seu afilhado Benedito Laurindo um sítio no Bairro dos Farias que passará ao Hospital com a morte do mesmo. As afilhadas Claudina e Ana Galdina uma casa na Rua 15 de Novembro. A sua criada Benedita deixou uma casa na Rua do Hospital e as terras entre os rios Una e Itaim. Ao Liceu de Artes e Ofícios de Taubaté deixou um crédito que tem com José F. de Castro Guimarães e que não existindo o Liceu ficará com o Hospital e que deve ser convertido em apólices. À sua irmã Benedita Moreira deixou 50 ações da E. F. São Paulo-Rio para usufruir e por sua morte ficará para o Hospital. Era provedor do Hospital de Santa Isabel. (Jornal do Povo).

 

1890   O eng. Dr. Jorge Tibiriçá é nomeado pelo Governo Provisório da República para Gover-nador do Estado de São Paulo em substituição ao Dr. Prudente José de Moraes Barros. (Jornal do Povo).

 

1890   Na secretaria do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté a cargo do Sr. Manoel Alves Borges encontram-se o projeto e orçamento (35:595$600) da construção da cadeia de Taubaté que se acha em concorrência pública até 1.º de novembro. Vai ser construída no Largo Costa Guimarães. (Jornal do Povo).

 

1893   O Padre Duarte Leopoldo e Silva, futuro 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo, nascido em Taubaté a 4 de abril de 1867, é nomeado coadjutor da paróquia de Jaú. (Biografia).

 

1894   Os diretores do Grêmio Literário de Taubaté Braz Salvador Curtu e Raphael Braga são incumbidos de sindicância com o fito de reorganizar o club. Da comissão fazia parte também o diretor José Maximiano de Carvalho que se demitiu. O resultado dos trabalhos (eliminação de sócios em atraso com mensali-dades, admissão de novos sócios, redução de despesas, etc. (constam de relatório apresen-tado em assembléia de 13 de janeiro de 1895 – vide. (O Imparcial de 16/1/1895) o Grêmio foi fundado em meados de 1892, (dois anos e meio conta em janeiro de 1895).

 

1905   O Grêmio Furtado Coelho prepara ensaios da peça “Nódoas de Sangue” no teatrinho “Dias Braga”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Benjamim Negrini residente à Rua 15 de Novembro é o sindico e o Sr. João Francisco Teles, o secretário da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté nomeia o major José Ramos Ortiz para fiscal da iluminação a gás, com vencimentos de 150$ por mês pagos pela Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté, concessionária do serviço. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Na sede da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, realiza-se a eleição da 1.ª diretoria do recém-fundado “Caixeiral Foot Club” sendo presidente o Sr. João Carlos de Moura Andrade. (O Norte).

 

1913   No Taubaté Cinema da Praça da Catedral realiza-se espetáculo em benefício das obras do novo hospital Santa Isabel. O cinema pertence ao senhor capitão Octaviano de Moura Andrade e os ingressos são passados por uma Comissão da elite taubateana. (O Norte).

 

1914   Noticia-se ser intenção do governo transferir a Colônia Correcional da Ilha dos Porcos para Taubaté junto ao Instituto Disciplinar ainda não instalado. Sobre o assunto o governo deverá apresentar ao Congresso projeto de lei em dezembro, com o intuito de reduzir gastos que tem somado a 100 contos de réis anuais, com a supressão de cargos (médico, farmacêutico, etc) e melhor fiscalização. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento em Roma do Cardeal Domenico Ferrata, uma das mais notáveis figuras do Sacro Colégio, secretário de Estado da Santa Sé (Vaticano). Nasceu em Gradiole, diocese de Montefiacone a 4 de Março de 1847. (O Norte).

 

1914   O Sr. Benedito N. Fernandes anuncia sua Empresa Funerária do Largo Comendador Costa Guimarães, 36. (O Norte).

 

1914   Chegam em Taubaté, em visita a Mons. João Alves e a D. Epaminondas, os eminentes prelados D. Joaquim, José Vieira, arcebispo de Ancyrra e bispo resignatário do Ceará e D. João Baptista Correa Nery, bispo de Campinas. Seguem a 16 para Minas Gerais. (O Norte de 16).

 

1914   Morre em Taubaté D. Maria Benedita Pestana, esposa do professor municipal Sr. Cornélio Pestana. Era filha de D. Cândida Augusta de Almeida. Nome: Maria Benedita Lobato Pestana. (O Norte).

 

1927   Morre em Taubaté, com 76 anos de idade, o Sr. Raphael Lotufo, natural da Itália, e aqui residente há mais de 50 anos. (O Norte).

 

1939   O Ginásio Diocesano Santo Antônio festeja jubilosamente a concessão de Inspeção Fede-ral permanente, feita em decreto do governo, e a nomeação para o cargo do Dr. Lauro de Almeida. (Lábaro).

 

1939   Tem início em Taubaté uma quinzena de santas missões pregadas pelos P.es Missionários de Aparecida do Norte chefiados pelo Rev.mo P.e Oscar Chagas de Azeredo. (O Lábaro).

 

1940   Em virtude da reforma por que passa a Sé Catedral, os despojos de D. José Pereira da Silva Barros e de D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva em urnas provisórias são transportados para a Igreja do Rosário e posteriormente para o cemitério do Convento de Santa Clara. (O Lábaro).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *