12 de outubro de…

0
Share

19….    Nasce o Dr. Avelino Corre Porto de Abreu, residente no Rio de Janeiro e que por muito tempo militou no foro e na imprensa taubateana. (Folha Democrática).

 

1905   A fachada do Convento de Santa Clara recebe nova pintura. (Jornal de Taubaté).

 

1905   De ordem do Sr. Bispo Diocesano, o secretário do bispado Rev.do P.e Júlio Marcondes faz publicar em Taubaté carta do vicariato de Roma datada de 11 de julho de 1905 proibindo um tipo de oração que se reza 9 dias e se distribui por 9 pessoas sob ameaças perturbadoras. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Aniversaria o Sr. Affonso Vieira de Fonseca. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Até setembro último a produção de algodão em Jambeiro foi de 2270 arrobas. O Comendador Francisco Cardoso de Andrade e o major Jordão Moreira produziram cada um 1000 arrobas, o Sr. João José de Souza 170 e Hypolito de Morais 100. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Realiza-se a tradicional festa da Monção com missa solene, novena, leilão de prendas, “por-co ensebado”, etc. Um foguete de lágrimas cai no bambual da chácara do finado Visconde de Tremembé (divisa com a estrada da Monção) e o destrói inteiramente. Os estouros e as cha-mas que se elevam a grande altura causam pavor nas vizinhanças. (A Federação).

 

1913   Morre em Taubaté o artista Sr. José Benedito de Mattos, pai do tenente José Nogueira de Mattos Neto, agricultor no município. (A Federação).

 

1913   Ao meio-dia, em 2.ª convocação, em uma sala do edifício do Banco de Custeio Rural de Taubaté realiza-se assembléia geral ordinária sob a presidência do c.el José Benedito Marcondes de Mattos que convida o acionista Dr. Luiz Guimarães Vieira para secretário. Estão presentes 11 acionistas. Serve de 2.º secretário o contador do Banco Sr. Francisco Pereira da Costa Leite. Aprovada as contas anteriores o Sr. Antenor Leite é reeleito pela diretoria. O novo conselho fiscal foi também eleito: c.el Antônio Monteiro Patto, c.el Francisco Moreira de Mattos e major João Bonifácio de Moura Sobrinho. Para suplentes: ten. c.el Alfredo Cândido Vieira, c.el Alexandre Monteiro Patto e c.el Antônio Moreira Leite. O Dr. Pedro Costa esteve presente. (A Federação).

 

1946   Realiza-se em Taubaté concorrido comício do Sr. Ugo Borghi, do Partido Trabalhista Brasi-leiro. (Folha Democrática).

 

1946   Na Rua Visconde do Rio Branco, nas proximidades do Centro Social desaba muro de terreno baldio, de propriedade do Sr. Prefeito Municipal, ferindo duas pessoas. (Folha Democrática, órgão da UDN de oposição local).

 

1947   Uma coligação de cinco partidos – PTB – PSD – PDC – PR e PTN (Partido Trabalhista Brasileiro, Partido Social Democrático, Partido Democrata Cristão, Partido Republicano e Partido Trabalhista Nacional) apoia o Sr. Jayme Barbosa Lima, candidato ao cargo de Prefeito Municipal de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1947   Circula em Taubaté o 1.º número do periódico “Noticiário Embaré” dos funcionários e operá-rios de Produtos Alimentícios “Embaré”, Ltda. (Taubaté Jornal).

 

1947   O Partido Democrata Cristão lança a candidatura a vereador do Sr. Benedito da Silveira Morais, funcionário da fábrica de doces “Embaré” (Produtos Alimentícios Ltda.), ex-sargento da Força Pública, comandante do destacamento policial local e presidente da Federação das Congregações Mariannas da Diocese. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté aprova moção de apoio e confiança no Prefeito Municipal de Taubaté Sr. José Luiz de Almeida Soares que já pagou dívidas do passado, melhorou o funcionalismo, iniciou obras públicas, traçou com a colaboração do Dr. José Ortiz Monteiro Pato plano de Assistência Municipal e estabeleceu cordial modus-vivendi com o Legislativo dividido entre P.S.P. e Coligação Municipal. (Taubaté Jornal)

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *