11 de outubro de…

0
Share

Na imagem, mesa de pães (fonte: perfecta.com.br)*

1303   Morre o papa Bonifácio VIII. (Folhas).

 

18….    Nasce em Taubaté o capitão Francisco de Mattos, ajudante de procurador da República em Taubaté, em 1913. (A Federação de 10/10/1913).

 

1874   O Fiscal da Cidade Sr. Manoel Xavier d’Assis Dias previne por edital que a Câmara Munici-pal de Taubaté por falta de cal e de oficiais prorrogou até o dia 31 o prazo para os senho-res proprietários caiarem e olearem as frentes de suas casas. (O Paulista).

 

1884   Moradores da Rua do Sacramento a sair no Largo Costa Guimarães (Praça Santa Teresi-nha) pedem à Câmara Municipal a colocação de 3 ou 4 lampiões. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Moradores do trecho compreendido entre a Rua do Patrício e o Largo Mons. Silva Barros até a Rua da Cipoada pedem à Câmara Municipal que corte as águas pluviais que descem das ruas Duque de Caxias e Marquês do Herval que destroem suas calçadas e prejudicam seus prédios. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté aprova sugestão do vereador Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa autorizando o Dr. Presidente c.el Jordão Pereira de Barros a receber propostas para venda dos lampiões a querosene que foram substituídos pelos de gás bem como para colocação de um lampião no Largo do Pilar e outro na Praça Dr. Paula de Toledo se, já, não se autorizou a colocação aí de candelabros. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza a doação de um lampião de querosene (dentre os que foram substituídos por gás) ao Sr. Francisco Gomes da Luz Sobrinho para ser colocado em frente à capelinha de Santo Antônio dos Pobres do Areão, um ao Sr. José Pereira para a sua casa em Tremembé prontificando-se a acendê-lo nas noites precisas, e 10 para a capela do Tremembé. Por indicação do Dr. João Porfírio de Macedo são cedidos 2 ao Sr. Francisco Gomes da Luz Sobrinho, e 12 para a capela do Tremembé. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza sua Comissão de Obras Públicas a providenciar as instalações para iluminação a gás de suas salas, mediante coleta de preços do material em duas casas do ramo. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Por indicação do vereador Sr. Francisco Gomes Vieira a Câmara Municipal de Taubaté encerra sua Comissão de Obras Públicas a providenciar a colocação de um lampião de gás (arandela) em frente à casa do Dr. Francisco Ribeiro Escobar e outro na esquina da casa do Barão de Tremembé. Por indicação do Sr. presidente c.el Jordão Pereira de Barros, será colocado um lampião a querosene no rancho (barracão) do mercado. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté aprova indicação do vereador Sr. Antônio Claudiano de Abreu no sentido de se apedregulhar com urgência o Largo do Mercado. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Diante de pedido de aumento de ordenado do coveiro do cemitério municipal, por indicação do vereador Dr. João Porfírio de Macedo, a Câmara Municipal concede-lhe provisoriamen-te a gratificação mensal de 10$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté oficia ao Presidente da Província solicitando-lhe uma verba para alugar casa na cidade que sirva de quartel dos soldados do destacamento local (sede do distrito) visto como o edifício da Câmara não comporta isso. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A pedido dos moradores da Rua da Consolação (Av. Mal. Deodoro) a Câmara Municipal de Taubaté autoriza sua comissão de obras públicas a abrir passagem entre essa rua e o caminho por onde passa a linha de bonde para Tremembé. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação do vereador Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa autoriza desapropriação de terrenos pertencentes ao vereador Sr. Joaquim Moreira de Souza Almeida e seu vizinho para abertura de rua que partindo do Parque Dr. Barbosa de Oliveira vá ao Largo do Convento (rua que se chamou depois Av. Tindall e hoje Granadeiro Guimarães).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté aprova parecer favorável da Comissão de Obras sobre a proposta do engenheiro Dr. Fernando de Mattos para o serviço de abastecimento de água da cidade e autoriza o procurador a formular as bases do contrato para aprovação e assinatura. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   No Convento de Santa Clara há, ao que parece, um relógio que marca publicamente as horas com suas badaladas. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Sr. Francisco Augusto de Andrade Rosa se propugna concluir exteriormente a Igreja do Rosário que vem servindo de Matriz pois a Matriz velha está em obras. (Diário Paulista).

 

1891   Estréia no Teatro São João a Companhia Teatral  Brasileira do Interior, do artista A. Peret com o drama “Wam Braust – O Marinheiro da Martinica”. A companhia foi fundada a 13 de agosto de 1891 e o diretor é Alfredo Augusto Peret. (Jornal do Povo).

 

1898   Inesperadamente, com apenas vinte e poucos anos, morre em Taubaté o moço José Garcia, filho do prof. A. Garcia da redação do Diário de Taubaté. Tipógrafo de profissão, trabalhou em vários jornais de São Paulo inclusive no Diário Oficial, bem como nos de Taubaté. Por ocasião da revolta no Rio de Janeiro de 6 de setembro, alistou-se num batalhão da Guarda Nacional de Taubaté e seguiu para o Paraná acampando em Guarapuava. Deixou viúva e filhos. Morava na Rua Marquês do Herval, 42. (Diário de Taubaté).

 

1906   Morre em São Paulo o abastado capitalista taubateano Antônio Claudiano de Abreu, com cerca de 62 anos, casado com D. Ernestina de Abreu. (O Norte).

 

1908   Instala-se, com grandes solenidades, o Arce-bispado de São Paulo, sendo seu 1.º titular o insigne taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, nascido a 4 de abril de 1867. (Biografia).

 

1909   Lei municipal n.º 126 cria a Escola do Bairro do Rio das Almas neste município. (O Norte de 20/01/1910).

 

1910   Realizam-se as solenidades de colocação da 1.ª telha na parte de ampliação do prédio da Associação Artística e Literária de Taubaté à Rua Visconde do Rio Branco. Trata-se da parte dos fundos que se liga à da frente por um viaduto. Tem 18m x 12 e 9m de altura com 8 salas e capacidade para 360 alunos. (O Norte).

 

1912   Morre em Tremembé o provecto educador Francisco Vieira da Silva aqui conhecido como prof. Rogério e que regeu por muitos anos a Escola do Bairro dos Remédios, mais tarde a do Alto de São José, donde foi removido para Tremembé. (A Federação).

 

1913   O Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente do Estado, por motivo de moléstia, transmite o cargo ao seu substituto Dr. Carlos Guimarães, que para seu oficial de Gabinete nomeia o Dr. Meirelles Reis Filho. (A Federação).

 

1913   O Sr. José Gabriel Moreira, proprietário da Empresa Auto Garage de autos de aluguel Estréia o novo automóvel francês marca “Panhard & Levassor” que comprou no Rio de Janeiro, fazendo à tarde o percurso de Taubaté a Tremembé em 6 (seis) minutos. É cinzento claro e o 18.º auto em Taubaté. Em experiência participa a imprensa. O novo carro é o 4.º da empresa, dirigida pelos peritos chauffeurs José Gabriel Moreira e Miguel Varallo. (A Federação).

 

1914   A pedido da Diretoria do Serviço Sanitário do Estado a Prefeitura Municipal de Taubaté que vinha exterminando os cães vadios duas vezes por ano dá instruções aos seus fiscais para que o façam diariamente, o ano todo. (O Norte).

 

1914   São divulgadas instruções para a cultura do algodoeiro. (O Norte).

 

1914   A fim de atender pedido da Repartição de Estatística Federal a Prefeitura Municipal de Taubaté levanta dados relativos à instrução no município de 1908 a 1912. (O Norte).

 

1914   Aos primeiros minutos de hoje, domingo, (pouco depois das 24h de sábado) morre em sua residência à Rua 15 de Novembro, 34, em Taubaté, o Sr. Francisco Cândido Vieira Júnior, taubateano muito estimado. Era filho do Dr. Francisco Cândido Vieira e de D. Gertrudes Gomes de Camargo Vieira, falecidos, e irmão de D. Escolástica Vieira, notável pianista, do Dr. Antônio Cândido Vieira, juiz de direito de Mogi das Cruzes, do c.el Alfredo Cândido Vieira, Luiz Cândido Vieira e Getúlio Cândido Vieira e primo do P.e Antônio Gomes Vieira, c.el Francisco Gome Vieira, chefe do Partido Republicano local e cap. Manoel Gomes Vieira Jr. Morre com 57 anos. Era por-teiro do 2.º Grupo Escolar local. (O Norte).

 

1918   Em reunião realizada na Associação Artística e Literária decide-se fundar em Taubaté o “Grêmio Literário dos Novos” de que participam, entre outros, Cesídio Ambrogi, Miguel Félix Carneiro, Gentil de Camargo e Ezequiel de Souza. (O Norte).

 

1925   Circula o 1.º número de “O Atalaia”, jornalzinho noticioso que se edita em Quiririm e de que é redator-responsável o Sr. Chrispim César Pinto. (O Atalaia). Sai quinzenalmente.

 

1941   Em reunião realizada na residência do Dr. Félix Guisard Filho, os clínicos do Hospital de Santa Isabel resolvem, dentro do programa da luta contra a tuberculose em Taubaté, comprar um aparelho “Manuel de Abreu” e instalar aqui imediatamente um dispensário. (O Momento).

 

1941   Realizam-se em Caçapava as solenidades de inauguração da nova sede do Club Recreativo e Literário. (O Momento).

 

1945   O Conselho Administrativo do Estado de São Paulo, na gestão do Interventor Federal Dr. Fernando Costa aprova a criação em Taubaté de uma Escola Normal oficial. Resolução tem o n.º 1782 e estabelece que o Ginásio do Estado de Taubaté passará a funcionar como parte integrante da Escola Normal que funcio-nará provisoriamente no prédio da Escola Normal Municipal. (Nossa Terra).

 

1945   Decreto Estadual n.º 15087 desobriga os municípios das dívidas por juros acumulados em decorrência de empréstimos contraídos, com o que a Prefeitura Municipal de Taubaté se vê aliviada da importância de Cr$ 3.021.462,30. (Nossa Terra).

 

*1946   Reúne-se a Comissão Municipal de Preços de Taubaté e toma conhecimento de denúncia  feita pelo jornal local “Folha Democrática”, órgão da União Democrática Nacional, de abusos praticados por padeiros da cidade que estão vendendo pão por preço superior ao da tabela vigente. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *