10 de outubro de…

0
Share

 Na imagem, uma roda de Jongo (Almanaque Urupês)*

1616   Duarte Correa Vasques é nomeado por seu irmão Salvador Correa de Sá, o velho, prove-dor das minas de São Paulo por provisão.

 

1785   A Câmara de Taubaté se dirige ao sargento-mor João Francisco de Abreu e aos comandantes das Companhias Auxiliares determinando a vinda de gente para o conserto do Tanque. (Atas I, 140).

 

1898   Nasce Dom Francisco Borja do Amaral que vem gerindo a diocese de Taubaté desde dezembro de 1944. (Folha Democrática).

 

1852   Morre no Rio de Janeiro o Senador Lucas Antônio Monteiro de Barros, visconde de Congonhas do Campo, 1.º presidente da província de São Paulo. (Folhas).

 

1887   Inaugura-se na estação da E. F. Central do Brasil em Taubaté o Restaurante São Paulo e Rio de Janeiro, de propriedade da firma Pinto & Madureira. (Diário Paulista).

 

1889   Joaquim Vieira de Moura Júnior segue para a Corte onde vai dedicar-se ao comércio. O pai homônimo faleceu recentemente e era aqui juiz de paz.

 

1890   O prof. João Pereira de Souza Penna muda-se para  Caçapava onde vai assumir a 2.ª cadeira daquela cidade. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. Mariano Gomes da Luz Netto contrata as obras do altar-mor da Igreja de Santa Branca. (Jornal do Povo).

 

*1890   O Dr. Fernando de Mattos, 3.º suplente de Delegado de Polícia de Taubaté em exercício torna público que, de acordo com as posturas municipais da cidade, são proibidos os jongos ou tambaques em todo o município sob pena de multa de 20$000 aos donos das casas em que se derem esses divertimentos. Escrivão ad-hoc José Vilela Cardoso. (Jornal do Povo).

 

1894   O sócio Manoel de Oliveira Santos Areão retira-se da sociedade Areão & Brandão que passa a girar em nome individual do sócio Francisco das Chagas Brandão. (O Imparcial de 1/1/1895).

 

1897   Com vistas à inauguração do Prado do Areão (caminho de Tremembé) no próximo dia 17, a Sociedade Esportiva Hipódromo de Taubaté nomeia os componentes das comissões: 1) de ornamentação do Prado; 2) de recepção na E. F. Central; 3) de recepção no Prado e os juízes de partida, de chegada, de encilhamen-to, de raia, de passagem e de arquibancada. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Diretório do Partido Republicano local constituído dos Srs. Francisco Gomes Vieira, John M. Tindall, João F. Malta Júnior e José Pedro Malhado Rosa indica os seguintes correligionários para as próximas eleições do dia 30. Para juízes de paz: c.el José Benedito Marcondes de Mattos, lavrador; cap. José Malhado Filho, farmacêutico e major Laurindo Ferreira de Oliveira, lavrador; para vereadores: major Francisco Gomes Vieira, lavrador, major José Ramos Ortiz, educador, Pe Antônio do Nascimento Castro, pároco, Augusto César Monteiro, lavrador, José Augusto M. de Mattos, lavrador, cap. Antônio Afonso Moreira, lavrador, Dr. João Urbano Figueira, médico e João M. Tindall, industrial. (Diário de Taubaté).

 

1898   Nasce Dom Francisco Borja do Amaral. Em dezembro de 1940 foi nomeado por S.S. o Papa Pio XII para 1.º bispo da diocese de Lorena criada com a Bula Christiana Plebis de S.S. o Papa Pio XI de 31 de julho de 1937. Era então Monsenhor e Chantre do Cabido Diocesano de Campinas e pároco de uma das freguesias da sede. (O Lábaro de 29/12/1940).

 

1905   Regressa a Taubaté Frei Virgílio, capuchinho, que esteve substituindo o Rev.do P.e Ernesto Maria de Fina, vigário de Cruzeiro, que se acha doente e que passa a ser substituído pelo Rev.do Pe Miguel Marcondes do Amaral. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Circula em Taubaté um opúsculo intitulado “Oásis” contando poesias do poeta Honório Jovino, natural da Itália, filho do Sr. Caetano Giovine. (A Verdade).

 

1913   O Sr. Próspero Florençano Filho é nomeado para substituir o prof. Luís Augusto da Silva que entrou em licença de 60 dias na escola do Bairro da Piedade. (A Federação).

 

1913   O Sr. José Ricardo Moreira está de volta do Rio de Janeiro onde adquiriu um novo automóvel para a sua Empresa Auto-Garage. Trata-se de um “Panhard & Levassor”, francês com motor sem válvula, com 45 H.P. para oito pessoas, desenvolvendo 100km por hora. É o 18.º carro na praça de Taubaté. (A Federação).

 

1913   Circula em Taubaté o “Cine-Jornal” órgão de propaganda do Taubaté-Cinema da Praça da Catedral, distribuído gratuitamente. (A Federação).

 

1913   O Secretário da Agricultura envia a Secretaria da Câmara dos deputados o ofício n.º 1017 com informações da Diretoria da Viação sobre o pedido de Ricardo Villella e outros de concessão de favores para construção de uma estrada de ferro ligando Ubatuba a Guararema. (A Federação).

 

1913   Na residência do prof. Bernardino Querido acham-se expostos exemplares de pedras, mosaicos, granitos para ladrilhos, mesas, etc. produtos da nova fábrica dos Srs. Moreira & Duarte instalada na Praça Dr. Monteiro com grande aceitação na região. (A Federação).

 

1931   Realiza-se na Escola Normal uma audição de violoncelo e violino pelo Sr. Gino Alfonsi e Sr.a Cecília Zwarg, colaborando ao piano D. Iracema Almeida Barbosa. (A Folha).

 

1941   Sob a chefia dos professores de educação física D. Helena Elias e Aluísio de Queiroz Telles segue para a cidade de Ribeirão Preto uma luzida caravana de esportistas taubateanos para disputa de vários jogos. (O Momento).

 

1947   Surge em São Paulo o primeiro número de “A Gazeta Esportiva”. (Fls).

 

1948   Realizam-se as solenidades de inauguração da Sala de Costuras dos pobres, da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Convento de Santa Clara. (Taubaté Jornal de 26 de setembro).

 

1948   Aniversaria Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se a elevação ao Episcopado do primeiro sacerdote da diocese de Taubaté, o Rev.do Pe Antônio de Almeida Morais Jr. nomeado bispo da diocese de Montes Claros em Minas Gerais e que escolhe para lema de suas armas o texto do Salmo “annuntiabo veritatem tuam” (anunciarei a tua verdade). Era pároco de Guaratinguetá até então. (Taubaté Jornal).

 

1962   Lei n.º 656 transforma em Autarquia a Faculdade de Ciências Contábeis de Taubaté  criada pela Lei n.º 408 de 19 de setembro de 1959 e que se transformou na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas atual. (Manual)

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *