24 de setembro de…

0
Share

Na imagem, a morte de D. Pedro I, desenho de José Joaquim Rodrigues Primavera*

 

*1834   Morre em Queluz (Portugal), no mesmo palácio em que nascera a 12 de outubro de 1798, D. Pedro I (IV de Portugal) (Rio Branco, Efemérides p. 454).

 

1861   O vigário capitular da diocese de São Paulo, Cônego Dr. Joaquim Manoel Gonçalves de Andrade, em vista do parecer dado pelo Cônego Dr. Ildephonso Xavier Ferreira, promotor do juízo eclesiástico aprova o regimento ou compromisso de 1860 da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santa Clara de Taubaté, elaborado inclusive pelo vigário colado Rev.do P.e Joaquim Pereira de Barros, com a colaboração do rábula Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, em substituição ao provisório de 11 de novembro de 1849 por determinação do Juiz de Direito em Correição. A Ordem Terceira no entanto já existia em 1754 ao que parece sem compromisso formada quando era seu Comissário Frei Luís de São Patrício. Mais antiga é a Irmandade do Senhor dos Passos. (Jornal de Taubaté de 20 de janeiro e 9 de janeiro de 1901 – “Escritos Históricos” do Dr. Emílio Costa).

 

1876   Já estão sendo lançados os trilhos da estrada de ferro Norte de São Paulo perto do Quiririm na fazenda do Dr. Francisco de Paula Toledo. Vão bem adiantadas as obras de construção do Teatro São João. Encontra-se na cidade o Comendador D’Amico, célebre magnetizador com seu filho Vicente, sonâmbulo. (A Imprensa de Taubaté).

 

1887   O Sr. Carlo Ursíglio, contratador de colonos italianos para substituir o braço escravo, elogi-ando o tirolês do Norte da Itália, dá o seu testemunho de que o Cons. Antônio Moreira de Barros, foi o primeiro a introduzir em Taubaté o colono italiano em sua propriedade, seguido do Dr. Francisco de Paula de Toledo. (Diário Paulista).

 

1890   Noticia-se em Taubaté o falecimento em São Paulo do taubateano advogado Dr. Francisco de Paula Paiva Baracho. (Jornal do Povo).

 

1890   A Companhia de Bondes Urbanos de Taubaté inicia o prolongamento dos trilhos por mais al-gumas ruas da cidade. (Jornal do Povo).

 

1890   O eng. Santos Barreto a quem se deve a fundação do núcleo de Quiririm está encarre-gado da inspeção dos núcleos do Estado. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Jr. adquire a tipografia em que em Guaratinguetá se impri-mia o jornal “A Pátria Paulista” e que passará brevemente a editar nesta cidade sob o mesmo título. (Jornal do Povo).

 

1905   Morre em Taubaté o Sr. Antônio Ribeiro da Fonseca. Morre em Taubaté também o Sr. Raphael José Rodrigues. (Jornal do Povo).

 

1905   Morre em São Paulo com 87 anos o comen-dador Antônio B. de Godoy Bueno progenitor dos tabeliães senhores Antônio Godoy Jr. de Lorena, Francisco Godoy de Araras e Jordão Godoy, fazendeiro em Caçapava. Era natural de Lorena onde residiu por muitos anos e exerceu cargos de eleição popular e nomea-ção do governo. No antigo regime (império) foi membro proeminente do partido liberal tendo sido agraciado com a Comenda de Cristo pelos serviços prestados à nação. Ultima-mente exercia importante cargo na Câmara de São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Organizada pela colônia italiana local, percorre as ruas da cidade bando precatório acompa-nhado da Corporação Musical “Filarmônica Taubateense” e que arrecada 191$250 em favor das vítimas dos repetidos terremotos das províncias meridionais da Itália. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Realizam-se em Taubaté eleições para o preenchimento da vaga do deputado federal ocorrida com a morte do Dr. José Rebouças de Carvalho sendo eleito o Dr. Antônio José da Costa Júnior que a 30 de janeiro já disputara o cargo com o Dr. Rebouças. (O Norte).

 

1910   Para festejar a entrada da Primavera realiza-se nos salões do palacete do c.el Moreira Leite à rua Visconde do Rio Branco um pomposo baile com orquestra organizada pelo ten. Arthur Vieira. Começou às 9:30 h  e terminou às 5 h. Comissão promotora: Dr. José Rodrigues Alves; promotor público, Leão Peixoto de Mello, Oscar Borges e Alexandre Patto Sobrinho. (O Norte).

 

1913   Morre em Taubaté o Sr. Hermenegildo Ferreira da Fonseca, pai do poeta e funcionário público estadual Vicente Ferreira da Fonseca e sogro do tenente Affonso V. da Fonseca proprietário do “Café do Ponto”. (A Federação).

 

1914   No cemitério da Venerável Ordem Terceira realiza-se o sepultamento do Sr. Antônio Luiz Moreira, venerando progenitor do P.e Israel Moreira e cunhado do P.e Francisco Monteiro, vigário de São José dos Campos e sogro do Sr. José Pereira da Silva Júnior, abastado agricultor. O corpo é encomendado pelo viga-rio-geral Mons. Antônio Nascimento Castro com a assistência do Comendador Cônego Benjamim de Toledo Melo, promotor eclesiás-tico, P.e José Alves de Moura, secretário do Bispado, Mons. Miguel Martins da Silva, mis-sionário apostólico, P.e Florêncio Luiz Rodri-gues, vigário da paróquia, P.e Antônio Gomes Vieira, coadjutor, Pe Custódio Bernardo da Silva, professores do Seminário capuchinhos e seminaristas. Tomam parte nos funerais a Irmandade do Santíssimo Sacramento da qual era o finado irmão conselheiro; irmãos da Soc. São Vicente de Paulo a que prestou inúmeros favores, representantes do comércio, poderes públicos, povo. Deixa viúva D. Maria Antônia Monteiro. (O Norte).

 

1927   O Dr. Raul Guisard, 1.º juiz de paz de Taubaté assume o cargo de juiz  preparador  da  Comarca, em substituição ao Dr. Leandro Duarte de Almeida que entra em gozo de férias. O cargo de juiz preparador substituto de juiz de direito foi criado pelos artigos 2 e 47 da Lei n.º 2186 de 30 de dezembro de 1926. (O Norte).

 

1927   Morre em Taubaté D. Guiomar da Natividade de Faria Passos esposa do Sr. Antônio Barreira Passos esposa do Sr. Antônio Barreira Passos, comerciante. (O Norte).

 

1939   O Esporte Club Taubaté tradicional agre-miação esportiva fundada em 1914 transfere sua sede social para o prédio da Rua Marquês do Herval, 661. (O Lábaro).

 

1948   Taubaté recebe à visita do Dr. Valentim Bouças, economista de grande projeção, dele-gado econômico do Brasil junto ao governo americano, secretário do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda. É recepcionado por comissão composta dos Srs. professores José Alves de Almeida Feo, Clóvis Monteiro César Miné, Paulo de Campos Azevedo, Nélson Freire de Sá Campello e Paulo Matos e se hospeda no palacete do Sr. Alberto Guisardem Tremem-bé. Visita a Escola SENAI Félix Guisard, o Colégio Estadual e Escola Normal Monteiro Lobato, Escola Técnica de Comércio e a Escola SENAC. Funda-se o Centro de Estudos Econômicos “Dr. Valentim Bouças” e o homenageado profere palestra sobre “Retrato Econômico do Brasil”. (Taubaté Jornal).

 

1948   O poeta Cesídio Ambrogi oferece um exemplar de seu livro “Poemas Vermelhos” a Taubaté Jornal. (Taubaté Jornal).

 

1948   Dentre os 23 vereadores à nossa Câmara Municipal estão o Dr. José Geraldo de Oliveira Costa e o farmacêutico Jaime de Castro. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *