17 de setembro de…

2
Share

 

1622   João de Moura Fogaça, 49º capitão-mor de São Vicente, presta menagem em mãos do Governador-Geral Diogo de Mendonça Furtado, do cargo para o qual fora designado pela donatária D. Mariana de Souza Guerra.

 

1843   Pavoroso incêndio motivado pelas brasas de um turíbulo na sacristia devora grande parte do Convento de Santa Clara. Uma tempestade que sobreveio evitou a destruição completa do templo. (Diário de Taubaté de 17/9/1897).

 

1876   Tem início a novena de Nossa Senhora da Piedade na capela do Colégio Bom Conselho tendo o devoto José Rodrigues Guimarães oferecido uma armação de fogos de artifício. (A Imprensa de Taubaté).

 

1878   O Barão de Romeiro, Sr. Manoel Ignácio Mar-condes Romeiro, ilustre pindense falecido a 31 de janeiro de 1890, oferece 400$000 para as obras do edifício do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho de Taubaté. (Athayde Marcon-des – Pinda – Efemérides do fim do livro p. 89).

 

1882   Morre o Sr. José Mariano Ribeiro Floresta Escura, amigo do casal residente em Taubaté Srs. João Monteiro d’Alcântara e Silva e sua esposa D. Marianna Ferreira de Toledo que no 1.º aniversário de sua morte mandam celebrar missa. (Gazeta de Taubaté de 15/9/1883).

 

1883   Chega a Taubaté pelo Misto (trem) procedente de São Paulo Dom Joaquim José Vieira, Bispo do Ceará, hospedando-se em casa de D. Marianna Justina de Moura e Palma, regressando no dia seguinte em companhia dos P.es Antelmo Goud e Alberto José Gonçalves. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Na capela da Ordem Terceira realizam-se as solenidades em louvor do seráfico patriarca São Francisco das Chagas, com missa cantada, sermão ao evangelho pelo Côn. Benjamim de Toledo Mello. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Circula em Taubaté mais um número do jornal intitulado “Recreio” cujo recebimento é acusa-do pela redação de A Gazeta de Taubaté como jornal da mocidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A farmácia do Sr. Benedito Antônio de Sá muda-se da Rua do Patrício para a Rua Duque de Caxias, contíguo ao Largo da Matriz, onde reside o proprietário. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Morre em Taubaté o negociante da praça, Sr. Victorino Gonçalves Borges. Casado com D. Anna Nogueira Borges e irmão, dentre outros, do Sr. Roberto Gonçalves Borges. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Em sessão de júri presidida pelo Dr. Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho o escravo Antônio do Dr. Raposo de Almeida é condena-do a galés perpétuas por assassinato. Na promotoria está o Dr. Câmara Leal e o réu é defendido pelo Dr. Antônio Raposo de Almeida que deslumbra o auditório pela defesa que faz e se hospeda com o Dr. Crescêncio Costa. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   A tipografia em que se edita em Taubaté 3 vezes por semana o “Jornal do Povo” de propriedade do Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira muda-se da Rua Dr. Souza Alves, 43 para a Rua 15 de Novembro, 62 e o jornal deixa de circular nesta quarta-feira (Ano III, n.º 88 do dia 19 seguinte). Passa a contar com a colaboração de D. Anália Emília Franco. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Morre em Taubaté D. Maria Amélia Marcondes. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté D. Anna Joaquina Marcon-des de Mattos, esposa do Sr. João Marcondes de Quadros. (Diário de Taubaté).

 

1905   No prado do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março realiza-se festa esportiva que se iniciará mais cedo, às 14 horas para terminar meia hora antes da procissão com o seguinte programa: corrida de bicicletas pelos ciclistas da cidade, exercícios atléticos e acrobáticos por Millo Rochetti e seus alunos, luta romana entre Areão e Millo e finalmente corrida a pé do campeão José Ferrari (o homem locomotivo) contra uma bicicleta e um cavalo até cansar os dois competidores e que desafia qualquer cavalo para uma corrida de 100 km. Marchou uma légua em 22 minutos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté D. Maria Piacentini casada com o Sr. Bernardo Piacentini e filha do Sr. Raphael Serra, negociante na praça. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na agência consular da Itália em Taubaté realiza-se reunião para tratar de angariar donativos para as vítimas dos repetidos terremotos das províncias meridionais da Itália, nomeando-se para Taubaté a seguinte comissão: cav. Rosalvino Santoro (cônsul), J. Gambogi & Cia, Gigli & Simi, Salvador Tricário, Braz Salvador Curtu, Luiz Lenzolari, Francisco Testa, Terenzo Amadei, José Torchio, Cézar Silvi (pela tribuna italiana) e Lamberto Montelli, (pela “Avanti”). Entre as pessoas presentes a subscrição já rendeu 300$000. Para o Quiririm a Comissão é composta dos Srs. Manuel Rhó, Antônio Peragini e Lorenzini Aristodemo. Para as fazendas em que trabalham colonos italianos serão enviadas listas de subscrição. (Jornal de Taubaté).

 

1906   No prédio da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté reiniciam-se as aulas do extinto Curso Noturno do Grupo Escolar local. (O Norte).

 

1912   Dona Georgina Andrade, taubateana, e seu esposo Lucílio de Albuquerque vêem confirma-dos pelo Conselho Superior da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro os seus prêmios, respectivamente de Medalha de Prata e Medalha de Ouro, concedidos pelo júri. (A Federação).

 

1912   Em três automóveis de praça guiados pelos Srs. João Marcondes, Miguel Varallo, José Moreira de Castilho e Norberto Rocha promo-ve-se uma audaciosa excursão até São Luís do Paraitinga de que participam os senhores Huáscar Pereira, engenheiro distrital de Tau-baté, Luiz Vieira, Paulo Sá, Salvador Varallo, Hugo Naldi, Mário Moutinho e outros. Tendo partido de Taubaté às 5:20h da manhã às 6:10h aportam à fazenda do c.el Gomes No-gueira onde o Sr. José Carlos de Alvarenga lhes oferece um café e se incorpora à comitiva; às 9h chegam à casa do major Joaquim Pereira de Campos e às 9:15h a São Luís do Paraitinga onde são recebidos por grande massa popular, banda de música e foguetes. Volta-ram às 10h sem acidentes. (O Lábaro).

 

1914   Reabrem-se os “Bilhares Hight-life” que são solenemente inaugurados com torneiro de 300 pontos entre os campeões amadores Enéas Natividade, Brandão Reis e Paula Lino, vencendo o primeiro. (Norte).

 

1914   As 1.ª e 2.ª comissões da Câmara Municipal de Taubaté, reunidas e de que fazem parte Bernardo Ambrogi, João Bonifácio de Moura Sobrinho, Antônio Valente da Silva, Raphael Ferreira Braga, opinam favoravelmente à concessão à Sociedade São Vicente de Paulo não de parte mas de todo o terreno do antigo cemitério do Bairro do Areão para construção de habilitações para morféticos com o nome de Vila São Geraldo sob as condições: fecharem de taipa ou de muros de tijolos toda a área, refazendo as partes danificadas; deixarem uma única entrada por portão feito de acordo com as posturas municipais na estrada de Tremembé; fazerem as construções no centro do terreno de sorte que entre as casas e os muros haja sempre área livre. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão, Prefeito, apresenta indicação de todos os vereadores presentes e tendo em vis-ta exposição do Dr. Custódio Moreira César, delegado de polícia, a Câmara Municipal de Taubaté aprova a criação de uma Guarda Noturna que deverá trabalhar de acordo com a delegacia de polícia para reforçar o policia-mento à noite, para cuja instalação muito contribui o comércio local. (O Norte).

 

1914   Por indicação do vereador e Prefeito Dr. Gastão, subscrita por todos os vereadores presentes (José Gomes Nogueira-presidente, Antônio Valente da Silva, Bernardo Ambrogi, Víctor Joaquim Vieira, João Bonifácio de Moura Sobrinho, Raphael Ferreira Braga) é a Prefeitura autorizada a substituir o nome da Rua da Consolação para Avenida Tremembé. Não se justifica mais o nome de Consolação que foi posto por ser caminho do antigo cemitério do Bairro do Areão, extinto. E Tremembé é município novo da Comarca, que merece a homenagem. A resolução toma o n.º 39. (O Norte).

 

1914   Por indicação do Presidente c.el José Gomes Nogueira, submete-se à Comissão de Justiça da Câmara Municipal a decisão do Prefeito Municipal de Taubaté de suspender o pagamento de juros das letras e apólices municipais, diante da crise. (O Norte).

 

1939   Em substituição ao ilustre taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, falecido, toma posse como 2.º arcebispo metropolitano de São Paulo o seu grande colaborador D. José Gaspar de Afonseca e Silva. (O Lábaro).

 

1939   Com a remodelação por que passa Taubaté com a construção do Taubaté Country Club, do Cine Palas, do Ginásio do Estado, da reforma da Catedral, cogita-se da conservação da Igreja do Pilar e o Arquivo do Estado sob a direção do Dr. Lélis Vieira, a pedido do Dr. Moura Rezende, Secretário da Justiça e do Dr. Félix Guisard Filho faz investigação para enaltecer a obra de Timóteo Corrêa de Toledo de 1747. (O Lábaro, citando o Correio Paulistano).

 

1939   Noticia-se o falecimento em Taubaté do prof. Francisco Fernandes Monteiro que durante muito tempo lecionou no Seminário Diocesano de Taubaté. (O Lábaro).

 

1945    Aniversaria o Sr. Waldomiro Berbare, comerciante e futuro vereador. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *