12 de setembro de…

0
Share

1821   Morre em Lisboa D. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, bispo de Elvas, que fora bispo de Pernambuco, nascido em Campos dos Goitacás a 8 de setembro de 1743. (RBR. Ef. 427).

 

1868   Concluí-se em Taubaté a apuração dos resultados das eleições aferidas a 7 do corrente a que comparecem 984 eleitores e são eleitos para vereadores: Barão do Tremembé, Jordão Pereira de Barros, cap. Manoel Gomes Vieira. Pe Vigário João Alves Coelho Guimarães, ten. c.el José Nogueira de Mattos, Dr. Antônio José da V. Cabral, cap. David L. da Silva Ramos  e cap. João C. da S. Braga. (O Paulista).

 

1875   Morre em Taubaté D. Leopoldina Amélia da Silva Pestana, esposa do Sr. Francisco Antônio da Silva Pestana Júnior. (A Imprensa de Taubaté).

 

1880   Procedente de Pindamonhangaba onde inter-rompera sua viagem para receber calorosas manifestações, passa por Taubaté, com des-tino a São Paulo, o maestro Carlos Gomes. (Athayde Marcondes, Pinda 250 anos, p. 467).

 

1887   Nasce em Guaratinguetá o prof. Luiz Augusto da Silva, casado com D. Emília de Moura Marcondes da Silva. Foi professor e jornalista e diretor do Ginásio Estadual. Morreu em Taubaté a 25 de fevereiro de 1959. (Cemitério do Convento).

 

1887   Nasce em Guaratinguetá o prof. Luiz Augusto da Silva, jornalista, contador, diretor do 3.º Grupo Escolar de Taubaté e do Ginásio do Estado desta cidade, filho de José Tibúrcio da Silva e de D. Anna Rosa da Costa, casado com D. Emília de Moura Marcondes da Silva. Morreu em Taubaté a 25 de fevereiro de 1959 e sepultado no cemitério do Convento. (O Norte de 11/9/1927).

 

1889   O “Jornal do Povo” editado em Taubaté por Manoel de Souza Leite, órgão democrático republicano em lugar de 3 vezes, passa a sair 2 vezes por semana (Ano II n.º 26 deste ano) Redação R. Marquês do Herval, 120.

 

1897   Circula em Taubaté o primeiro número do jornal “A Violeta”. (Diário de Taubaté).

 

1897   Morre em Taubaté no Bairro do Barranco a macróbia D. Francisca Bicuda com 126 anos e que se casara com 66 anos. (Diário de Taubaté).

 

1900   Perante o Colégio de Protonotários Apostó-licos na Igreja de São Pedro em Roma presta compromisso o ilustre taubateano Mons. Miguel Martins da Silva em virtude do título com que foi agraciado por S. Santidade o Papa Leão XIII a 5 do corrente. Nasceu em Taubaté a 9 de setembro de 1839. (O Lábaro de 17/9/1939).

 

1905   O conselheiro Duarte de Azevedo justifica perante o Senado projeto de lei sobre reforma da organização municipal e que estabelece: o desdobramento do governo municipal em poder legislativo e executivo (ainda não existiam Prefeituras que em Taubaté é instalada em 1908). O poder executivo será exercido pela Câmara Municipal composta de vereadores à razão de 1 para cada 2000 habitantes, no mínimo de 6 para as vilas, 8 para as cidades e no máximo de 18; o mandato do vereador será quatrienal, mas se fará eleição bienalmente, renovando-se a metade da Câmara. O poder legislativo será exercido por um Prefeito eleito por maioria absoluta em 1.º escrutínio ou em 2.º escrutínio livre, com mandato quatrienal e a quem cabe presidir a Câmara, deliberar e não votar. Para eleição de vereadores haverá também 2 escrutínios: no 1.º o candidato deverá ter o quociente do número de eleitores dividido pelo de vagas a preencher e no 2.º maioria simples. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre o prof. Francisco Marcondes de Gouvea Natividade, natural de Pindamonhangaba, filho de Cesário Lopes de Gouvea e de D. Anna Delphina de Moura Marcondes. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito em 1886, de onde foi um dos melhores alunos, matemático distinto. Voltou a Pinda e foi nomeado promotor público da Comarca onde também advogou-se. Com a República foi nomeado Delegado de Polícia de Pinda e depois professor de matemática do curso anexo à Faculdade de Direito em São Paulo. Foi professor do Colégio Quirino (São João Evangelista) em Taubaté onde também advogou-se. Casou-se com D. Brasília Americana de Souza e Castro, filha do distinto educador Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, diretor do Colégio, a 30 de abril 1884. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 175).

 

1912   A corporação musical “Santa Cecília” dos alunos do Seminário Diocesano, fundada há pouco mais de 4 meses por D. Epaminondas, já executa o Hino Diocesano de autoria de seu regente o maestro Antônio Penzo. (A Federação).

 

1940   Falece em Taubaté a Sr.a D. Maria José Ribeiro Penna, casada com o Sr. José Pereira de Souza Penna, de tradicional família taubateana, deixando os seguintes filhos: Dr. Mário Penna, Antenor Penna, José Ribeiro Penna, D. Maria José Penna de Castro, D. Dianna Penna Guimarães, D. Alzira Penna e D. Conceição Penna, prof. da Escola Normal local. (O Momento).

 

1940   Realizam-se as cerimônias de inauguração da nova capela do Convento do Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, com bênção e celebração de missa pelo Rev.mo Sr. Bispo Diocesano. (O Lábaro).

 

1944   Circula em Taubaté o 1.º número de “O Mo-mento” como diário matutino que iria se trans-formar no “Correio do Vale do Paraíba”. (Folha Democrática, 2.º aniversário 15/9/1946).

 

1944   Circula em Taubaté o 1.º número de diário local “Correio do Vale do Paraíba”, iniciativa e propriedade da Empresa Editora do Vale do Paraíba de que participam os Srs. Víctor Barbosa Guisard e Roberto Ribeiro. (Taubaté Jornal).

 

1948   O guardião do Convento de Santa Clara é frei Ildefonso. A sala de costuras para os pobres da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência deve iniciar suas atividades em outubro, onde as senhoras e senhoritas poderão colaborar às terças-feiras das 13 às 17h. (Taubaté Jornal).

 

1948   A diretora do Asilo de Mendigos é Irmã Sabina. (Taubaté Jornal).

 

1948   Do nosso legislativo municipal ainda fazem parte os Srs. Nélson Meirelles e Abrahão Moreira. Faz parte ainda o Sr. Sebastião de Abreu. Arthur Audrá também (para completar a lista cujo registro iniciei diante de uma coluna chamada “O Legislativo em Revistas” do Taubaté Jornal. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se o falecimento em Tremembé da contadora da Prefeitura Municipal Sr.ta Celina Célia Monteiro, sepultada no Convento de Santa Clara. Noticia-se ainda o falecimento do Sr. Francisco das Chagas Guimarães. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Fraternidade da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência comemora as bodas de ouro da Irmã Terceira, Maria Francisca Pereira, que tem o nome de Irmã Ana e é simbólicamente coroada. O Rev.o Frei Guardião Ildefonso celebra missa após a qual é servido café e se segue reunião festiva na sala de conferências quando se dá a simbólica coroação. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *