8 de setembro de …

0
Share

1553   O governo-geral do Brasil, Antônio de Oliveira, eleva a povoação de Santo André da Borda do Campo, fundada por João Ramalho, à categoria de Vila (a 3.ª do Brasil). Com a sua extinção em 1560 por Mem de Sá, a pedido dos jesuítas fundadores de São Paulo de Piratininga, os sobreviventes retiraram-se para o sertão de Ipacaré no Vale do Paraíba onde vêm fundar a Tabaetê, isto é, a aldeia (taba) dos legítimos (etê) indígenas que não se deixaram dominar pelos intrusos portugueses e jesuítas. (Diário de Taubaté, 9/12-10/1898).

 

1743   Nasce em Campos, Azeredo Coutinho, Bispo de Pernambuco e depois Bispo de Elvas, falecido em Lisboa a 12 de setembro de 1821. (Rio Branco, Efemérides, pp. 418 e 427).

 

1831   Realizam-se eleições para deputado para preenchimento da vaga ocorrida com a nomeação do Padre Diogo Antônio Feijó para Ministro e Secretário dos Negócios da Justiça, visto não poder acumular os dois cargos se não for reeleito. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – efemérides do fim do volume p. 86). Foi nomeado ministro da justiça a 5 de julho de 1831 (posse) (Aureliano Leite – História da Civilização Paulista – p. 142).

 

1876   Em casa de D. Maria Leopoldina Marcondes Varella realiza animada soiré. (A Imprensa de Taubaté de 10).

 

1883   Na residência do Dr. Joaquim Lopes Chaves se reúnem cerca de 100 pessoas para tratarem de eleger a diretoria do Partido Conservador local, sendo eleitos o mesmo Dr. Lopes Chaves e Dr. Francisco de Paula Toledo. (Gazeta de Taubaté de 10).

 

1883   O Barão de Taubaté, Antônio Vieira de Oliveira Neves, radicado em Pindamonhangaba e um dos principais fazendeiros do município, recebe no Ministério da Agricultura os prêmios a que fez juz pela qualidade de café colhido em sua propriedade com que participou das exposições Amsterdã (medalha de prata) de Nice (medalha de prata) e do Rio de Janeiro. O 1.º lavrador em Pinda que cultivou a rubiácea foi cap. Manoel de Godoy Moreira no sítio denominado Tetequera, outrora perten-cente a José Corrêa Leite, o fundador da cape-la chamada Capela dos Correas. As primeiras sementes foram enviadas ao Conselho Munici-pal de Pinda que distribuiu mudas a alguns lavradores. As primeiras plantações foram feitas em terreno montanhoso para diminuir o efeito de geadas. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 82 e 83).

 

1883   Atendendo convite do Barão do Tremembé reúnem-se na sala da Câmara Municipal parte dos acionistas da Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé para aprovação dos estatutos e eleição da 1.ª diretoria. Tesoureiro, Barão do Tremembé; e para a qual foram eleitos ainda os Srs. Burbel ou Burpel Dr. Francisco de Moura Escobar, cap. Manoel Gomes Vieira e Dr. José Ricardo Moreira de Barros. Marca-se nova reunião para o dia 23 para nova discussão dos estatutos e formalidades definitivas. (Gazeta de Taubaté de 10).

 

1883   O Côn. Benjamim de Toledo Mello é contratado para capelão do Bom Jesus de Tremembé que passará a celebrar missas às sextas-feiras por intenção e sufrágio dos irmãos e aos domingos por intenção dos devotos para isso concorreram, às 9h da manhã. (idem).

 

1883   Em reunião de prestação de Contas da Mesa Regedora da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte elege-se ou nomeia-se o tesoureiro da Devoção o Sr. João Monteiro do Carmo e procurador o Sr. Barnabé José Alves. (Gazeta de Taubaté de 15).

 

1883   Em homenagem à natividade da Virgem Nossa Senhora, D. Maria das Brotas Moreira liberta sua escrava Germana, sem condições. (idem de 20).

 

1884   Em cumprimento a Pastoral do Ex.mo Sr. Bispo Diocesano de 28 de agosto último, realizam-se na nossa Igreja Matriz as solenidades de encerramento do tríduo em louvor de Nossa Senhora, enriquecido de indulgências pelo Santo Padre. Às 10h da manhã Dom José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda que está passando, alguns meses aqui, dá entrada na Igreja, onde é recebido por todo o clero e se canta o “Ecce Sacerdos Magnus” e assiste à missa em que comungam cerca de 300 pessoas. Após a exposição do Santíssimo o pároco faz do púlpito a leitura do ato de consagração da paróquia ao Sagrado Coração de Jesus. Dom José acolitado por dois sacerdotes entoa o Te-Deum Laudamus e se dá bênção do Santíssimo. A tarde tem lugar o último tríduo e pregação do pároco (Pe Nascimento Castro) sobre a origem e devoção do Sagrado Coração. Oficia a Corporação Musical Philarmônica Taubateense. (Gazeta de Taubaté de 14).

 

1890   Realiza-se a festa de Santa Luzia no Bairro do Cristóvão de que estão encarregados (festei-ros) José Monteiro de Quadros e José Vicente de Barros. (Jornal do Povo de 5).

 

1892   Lei n.º 88 institui o novo Regulamento da Instrução Pública regulamentada por Regimen-to Interno de 26 de julho de 1894. (O Popular de 16 de março de 1895).

 

1900   Sob a orientação de D. Antônio de Alvarenga, bispo de São Paulo, passam por Taubaté, de madrugada, 470 peregrinos com destino à Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, em 12 vagões de 1.ª classe da central. De Taubaté às 4h da manhã seguem mais de 300. À tarde, de volta, os romeiros jantam em Taubaté e seguem para Tremembé em bondes especiais em visita ao Bom Jesus. (Jornal de Taubaté de 9/9/1900).

 

1901   Está imundo o trecho da Rua Jacques Félix entre as Ruas Duque de Caxias e do Patrício. É no entanto trecho de passagem (itinerário) de procissões que excepcionalmente dão a volta pela Praça Mons. Silva Barros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Realizam-se no Hospital de Santa Isabel na Praça Mons. Silva Barros (antigo Largo do Convento) as solenidades de inauguração de sua nova capela com missa cantada às 9:30h da manhã e bênção do Santíssimo às 17h organizadas pela Irmandade de Misericórdia de cuja mesa regedora o Dr. José Aristides Monteiro é secretário. De manhã há estrondo-sa salva de 21 tiros. A missa foi celebrada pelo vigário colado Rev.o Côn. Antônio Nascimento Castro acolitado pelos superiores do Convento de Santa Clara e do Mosteiro da Maristela em Tremembé. Oficiou a “Scola Cantorum” do Convento de Santa Clara. À tarde houve Te-Deum e iluminação da fachada do Hospital. (Jornal de Taubaté de 5 e 10).

 

1905   Na papelaria Andrade se expõe  trabalhos de encadernação executados pelo jovem Romeu Schmidt (idem de 8).

 

1905   Com a banda João do Carmo, o Centro dos Operários Católicos de Taubaté realiza passeata até o Quiririm onde assistirão a alguns atos religiosos. Saíram às 5 da manhã e voltaram às 5 da tarde. Partiram daqui às 7h e voltaram às 5. Em Quiririm foram transladados de uma residência particular para a nova Igreja quadros religiosos e o sino. Oficiou nas solenidades religiosas frei Virgílio capuchinho. (idem de 10).

 

1905   Morre em Taubaté o Sr. Francisco Luiz Costa, antigo fazendeiro no município. (idem).

 

1905   Antecipadamente benta, ontem às 5h da tarde pelo vigário Rev.mo Côn. Antônio Nascimento Castro, é hoje inaugurada a capela do Hospital de Santa Isabel. Às 10h da manhã, presente a diretoria do hospital, grande número de fiéis, procede-se a bênção da imagem de Santa Isabel ofertada pela Ex.ma Sr.a D. Francisca Marcondes de Mattos e em seguida celebra-se missa cantada pelo vigário, servindo de diácono o Prior da Trapa da Maristella e de mestre de cerimônia o Rev. Pe José Alves. Ao Evangelho pregou o Rev.do Pe Bartholomeu Thaddei apelidado por Leão XIII de missionário “Apóstolo do Brasil”. A tarde há bênção do SS. Sacramento. Para a nova capela o vigário Rev. Côn. Nascimento Castro fez doação de um cálice de prata dourado e de seis ricas palmas e o Rev.do Côn. Antônio de Almeida, de um bonito missal. (A Verdade de 1 e 12 de setembro).

 

1905   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté promove romaria às capelas de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora da Pompéia, no Quiririm, de que participam mais de cem pessoas a pé além de outras que seguem de trem e de troles. Partem e chegam sob espoucar de foguetes e os acordes da banda João do Carmo. Transladam da casa do Sr. Antônio Pirágine imagens e sino para a Capela de Nossa Senhora da Pompéia que são benzidos por frei Virgílio. Ouvem-se os hinos nacional e o italiano e oradores. Quiririm é então o celeiro de Taubaté. (Verdade de 12).

 

1905   Inaugura-se hoje solenemente a nova Capela do Hospital Santa Isabel. Às 9h e 30 min. Haverá missa cantada, com serrmão e às 5h. da tarde benção do SS. Sacramento. (Jornal de Taubaté de 8, ano XII, n.º 2070, p. 2).

 

1906   Segue para Aparecida o Rev.mo Vigário de Taubaté, Antônio do Nascimento Castro, a fim de pregar o sermão da missa cantada em comemoração do 2.º aniversário de coroação de Nossa Senhora. (O Norte de 6).

 

1906   O Rev.mo Frei Ricardo, guardião do Convento de Santa Clara, por motivo de seu aniversário é alvo de carinhosa homenagem que lhe prestam as alunas do Colégio Santa Verônica, mantido pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco. (O Norte de 13).

 

1909   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, nomeado pelo Santo P.e Pio X a 29 de abril, é sagrado na Matriz do Serro Frio (MG) por D. Joaquim Silvério, bispo de Diamantina.

 

1910   O Sr. Scipião Arouca encomenda na Europa máquinas com que pretende instalar em Taubaté uma fábrica de gelo, conservas e produção de mel a que já vem se dedicando de longa data. (O Norte de 8).

 

1910   Dentre as solenidades com que se comemora o 1.º aniversário da sagração episcopal de D. Epaminondas, realiza-se no Teatro São João espetáculo pelo Grupo “Coração de Jesus” com o drama “Santa Dorotéia”. (O Norte, 11).

 

1912   Morre em Taubaté D. Jacintha Eleodora Monteiro, esposa do Sr. Manuel Luiz Monteiro e progenitora do Sr. João de Deus Monteiro, comerciante. (O Lábaro de 12/9).

 

1913   Realiza-se na Basílica de Aparecida a solene coroação de Nossa Senhora a que assistem prelados de várias dioceses do Brasil. (O Norte de 9/9/1914).

 

1914   Volta a circular em Taubaté o jornalzinho “O Ataque” que havia suspendido sua publicação. (O Norte de 9).

 

1934   Em banquete que se realiza no Seminário Dio-cesano, dentre as solenidades comemorativas do Jubileu Episcopal de D. Epaminondas, o Núncio Apostólico participa a concessão pelo Santo Padre das honras de Assistente ao Sólio Pontifício e de Conde Romano. (Santuário de 16).

 

1940   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal estudantil “O Contador” dos alunos do Instituto Comercial de Taubaté. (O Momento de 8).

 

1941   Chega a Taubaté em companhia do Dr. José Geraldo de Mattos Barros, do Departamento das Municipalidades, o taubateano Sr. Francisco Moreira de Mattos, recentemente nomeado Prefeito Municipal de Getuliana, cunhado do major José Antônio de Barros. (O Momento de 7/9/1941).

 

1945   O Esporte Club Taubaté tem novo diretor esportivo – o Sr. Joaquim de Morais Filho, esportista jovem e entusiasta, velho e dedicado torcedor. (Taubaté Jornal).

 

1946   Moradores do novo Bairro da Vila Nogueira cujas Avenidas Seis, Travessa Três e Rua Figueira já contam com iluminação pública pedem providência para ligação domiciliar da energia. (Folha Democrática de 8).

 

1946   A Folha da Manhã publica discurso proferido pelo Sr. Evandro Campos na Concentração do Partido Democrata Cristão realizada em Aparecida do Norte, na qualidade de Presidente do Diretório Municipal de Taubaté. (Folha Democrática de 15).

 

1946   O Dr. Raul Guisard, diretor-técnico da Companhia Taubaté Industrial, resolveu instituir a “Fundação Raul Guisard” obra de grande alcance social. (Folha Democrática de 15, citando o Correio do Vale do Paraíba de 8).

 

1948   No Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho realizam-se homenagens à educadora Irmã Maria Eulália Sulália, com missa às 7:30h, inauguração de estátua, falando o Dr. Félix Guisard Filho, bênção e  lançamento da 1.ª pedra de nova capela das Filhas de Maria e visita à casa. (Taubaté Jornal de 5).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *