22 de agosto de…

0
Share

1709   Amador Bueno da Veiga, neto do célebre Amador Bueno da Ribeira que renunciara à coroa de rei, à frente do povo armado marcha e se incorpora às forças que em Taubaté se achavam reunidas para enfrentar os emboabas sublevados em Minas para onde seguem através de Guaratinguetá. (O Momento de 2 de Novembro de 1941).

 

1787   Antônio Luiz Pereira pretendente ao cargo de Alcaide da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, recorre do ato da Câmara que a 20 de agosto havia reconduzido Francisco Rodrigues Portes que, ilegalmente, vinha servindo há nove anos, quando poderia servir apenas três. (Ata I, 175).

 

1822   Tendo partido de Pindamonhangaba à tardinha, chega a Taubaté com seu séqüito o Príncipe D. Pedro com destino a São Paulo onde  a 7 de setembro, de volta de Santos, iria proclamar a Independência. Com a sua aquiescência incorporam-se à sua Guarda de Honra aqui em Taubaté os cidadãos Francisco Xavier de Almeida, Vicente da Costa Braga, Fernando Gomes Nogueira, João José Lopes, Rodrigo Gomes Vieira e Bento Vieira de Moura. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 200 e 201 e Azevedo Marques “Apontamentos da Província de São Paulo” 1.ª edição – 1879 – p. 194) (Infelizmente já o Dr. Félix Guisard Filho não encontrou para a publicação que fez das demais, as atas da Câmara de Taubaté dessa época. Há uma falha entre os anos de1799 a 1822 justamente que foram extraviadas – vide volumes I e V da coleção). O Príncipe pelo adiantado da hora em que chegou deve ter pernoitado aqui como o fez em Pinda. (690105-16, 10 – domingo).

 

1840   D. Pedro II faz proclamação e anistia os brasileiros que estavam em armas contra a autoridade legal. (Rio Branco, 393).

 

1860   Nasce o prof. Júlio Marcondes do Amaral, filho de Malaquias Marcondes do Amaral e de D. Felicidade Marcondes de Godoy. Iniciou seus estudos no antigo e tradicional Colégio Caraça na província de Minas Gerais. Em 1880 habilitou-se em exame de concurso para professor público, sendo nomeado para reger a cadeira de Piedade de onde foi removido para a de Bom Sucesso em Pinda. Exerceu o magistério em Lorena, onde lecionou no Grupo Escolar até 1905 quando foi removido para a escola do Bairro do Barreiro em Taubaté em cujo cargo se apresentou. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 317).

 

1886   Noticia-se o falecimento do jovem poeta Jorge Rodrigues que se iniciou no jornalismo na “Gazeta de Taubaté” e que estava para lançar seu 2.º livro de poesias intitulado “Manhãs d’Estio”.

 

1886   Anuncia-se a chegada amanhã do taubateano dentista José Antunes de Oliveira Bastos que tem sido elogiado pela Imprensa das províncias no Rio de Janeiro e de Minas Gerais por onde tem viajado (a serviço ambulante como era costume na época). Vai residir na Rua Visconde do Rio Branco, em frente a botica do Sr. Malhado Roza, antiga residência do dentista Cardoso. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O maquinista Antônio Pereira da Silva, vítima de acidente ocasionado por serra de máquina de beneficiar café que lhe cortou a ulna (cúbito no antebraço) e os tendões da mão esquerda impedindo-o de fazer extensão, é operado pelo Dr. Emílio T. Winther com sucesso, auxiliado pelos Drs. Reichert e Monteiro. Os ossos são costurados com fios de prata e os tendões com categute, não constando que se tenha realizado até então tal operação no país. Noticia-se. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Teresa Cristina chegam ao Rio de Janeiro de volta de sua terceira viagem à Europa, terminando a 3.ª regência da princesa imperial D. Isabel, começada a 30 de junho de 1887. (Rio Branco, Ef. 393).

 

1889   Procedente de Jambeiro onde lecionava, chega a Taubaté onde vem fixar residência o prof. Antônio Emílio de Souza Penna. (Jornal do Povo).

 

1890   O circuito da cidade de Taubaté onde vivem 10.000 almas é calculado em 1/2 légua e o destacamento policial tem apenas 9 praças. A Imprensa acha que são necessários pelo menos 20. (Jornal do Povo).

 

1890   Noticia-se a criação de um distrito de sub-delegacia no Tremembé no termo de Taubaté, com a nomeação de José Ortiz da Rocha Jr. para sub-delegado e João Antônio da Fonseca Lima, Antônio Moreira Patto e Caetano da Cruz Salgado para suplentes. (Jornal do Povo).

 

1890   Noticia-se em Taubaté o pedido de demissão feito pelo Dr. Ruy Barbosa de 1.º vice-chefe do governo provisório, substituído pelo Mal Floriano Peixoto. (Jornal do Povo).

 

1890   Na vaga do Dr. Francisco Xavier, de Souza do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté foi nomeado o Dr. Emílio Theodoro Winther. (Jornal do Povo).

 

1890   Na Rua Marquês do Herval em frente à cadeia inaugura-se a Farmácia Taubateense de Francisco Claudiano de Abreu. (Jornal de Taubaté).

 

1893   Nasce em Taubaté o Dr. Luiz Câmara Leal que em agosto de 1927, moço ainda, era capitão-chefe da clínica médica do Hospital Central do Exército no Rio de Janeiro. (O Norte de 21/8/1927).

 

1897   Realizam-se em Guaratinguetá as solenidades de inauguração de seu hipódromo situado além do Paraíba, a 1km da cidade aproximadamente, com uma pista oval de 1000m de circuito, arquibancada coberta para 2000 pessoas, 2 coretos para música, tribuna de imprensa, encilhamento, cocheira, pesagem, gabinetes de senhoras e da diretoria. Embaixo das arquibancadas estão dois restaurantes e a casa de “poules”. Comparecem os diretores da Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateense especial-mente convidados: Dr. Cherubin Cintra, John Tindall, c.el José Bento Lobato, Francisco F. de Oliveira, Octaviano de Andrade e Dr. João Rosa de Moura. (Diário de Taubaté).

 

1900   De ordem do Dr. José Martins Bastos, juiz de direito de Taubaté e em decorrência do Decre-to Estadual n.º 786 de 22 de maio de 1900, instala-se o Registro Público de Terras a cargo do Registro Geral e de Hipotecas, à Rua Visconde do Rio Branco, 19-A. (Jornal de Taubaté).

 

1900   Pelo Deputado Estadual Dr. Lopes Chaves é apresentado projeto de lei criando em Taubaté um 3º tabelionato. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Tendo falecido no Rio de Janeiro, chega a Taubaté o corpo do Dr. José Rebouças de Carvalho. Genro do Comendador David Lopes, Barão do Jambeiro, por duas vezes exerceu o cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté da qual era Presidente. Por morte do Dr. João Malta foi eleito deputado federal pelo 4º distrito posto em que a morte o colheu. (O Norte).

 

1910   Morre em Taubaté a virtuosa Sr.a D. Maria Antônia Marcondes, irmã do Côn. Araújo Marcondes. (O Norte).

 

1914   O Dr. João Dias Cardoso Sobrinho, juiz de direito substituto torna público a arrecadação dos bens deixados por Francisco Barbosa dos Santos, falecido em Taubaté sem herdeiros conhecidos e que era artista conhecido pelo nome de Chico Sandy. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o moço Durval Vaz de Toledo, filho do Sr. Victorino Vaz de Toledo antigo administrador do cemitério municipal. (O Norte).

 

1927   Morre repentinamente em Taubaté o c.el Francisco de Paula Oliveira, agricultor no município e vereador à nossa Câmara Municipal. Era casado com D. Maria Francisca Chiaradia de Oliveira e irmão do Rev.mo Pe Vita. (O Norte).

 

1933   Morre em São Paulo o poeta e jornalista pindense Alexandre Ribeiro Marcondes Machado, conhecido por seu pseudônimo de Juô Bananere. (Folhas).

 

1940   Morre em Taubaté a virtuosa Sr.ta Stella Monteiro. Alistou-se na Pia União do Externato São José aos 16 anos onde recebeu a medalha de Filha de Maria a 3 de outubro de 1920, discípula da diretora Madre Maria Inês da Silva. Foi por vários anos tesoureira, secretária e mestra de Aspirantes. Apóstola ardorosa da Ação Católica foi Presidente da Junta Paroquial da Juventude Feminina. Catequista admirável eram cativantes os seus círculos de estudos. Foi sempre fiel Zeladora do Apostolado da Oração. (O Lábaro).

 

1945   Aniversaria o Sr. Benedito Marcondes Ferreira, funcionário da Prefeitura. (Taubaté Jornal).

 

1945   Passa por Taubaté onde é solenemente recepcionado por autoridades civis e militares o “Fogo Simbólico” este ano acesoem Monte Castelo, como símbolo da heróica vitória das armas brasileiras na guerra. A recepção se dá na histórica Capela de Nossa Senhora do Pilar onde atletas taubateanos tomam parte no revezamento. (Taubaté Jornal).

 

1946   O Sr. Alfredo Martins, chefe do Departamento de Gerências da Caixa Econômica Federal percorre a cidade em Companhia do Sr. Francisco de Almeida e Silva, presidente licenciado da Associação Comercial de Taubaté, do Sr. Haroldo de Mattos, diretor da Companhia Predial de Taubaté e do Sr. Osmar Rangel e escolhe prédio da Rua Visconde do Rio Branco para instalação de agência daquele estabelecimento de crédito. (Folha Democrática).

 

1948   O Fogo Simbólico, solenidade cívica que empolga o Brasil desde 1938 é recebido pelo Dr. José Luiz de Almeida Soares, Prefeito Municipal de Taubaté, na divisa de Pinda, do prefeito da vizinha cidade e encaminhado por atletas locais à Igreja do Pilar onde é acesa lâmpada votiva com o archote e daí levado à divisa de Caçapava. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *