17 de agosto de…

0
Share

1831   Nasce, em Jundiaí, Antônio de Queiroz Telles, Visconde de Paraíba, ex-presidente de São Paulo. (Folhas).

 

1832   É criado o distrito de paz de São Bento do Sapucaí.

 

1844   Morre em Taubaté o Sr. Pedro Pereira da Fonseca Teles, 2.º filho (nascido em 1765) do casal Pedro Pereira de Barros e D. Quitéria Maria da Fonseca Teles, esta descendente de João do Prado, nobre português que veio com Martim Afonso de Souza e um dos fundadores de São Vicente. Era casado com D. Francisca de Paula Toledo que também se assinava Francisca Cortez ou Xavier de Toledo, natural da Vila de São José do bispado de Mariana em Minas Gerais, residente em Taubaté. Irmão de D. Ana Maria da Conceição de Jesus, natural de Taubaté e avó paterna de Dom José Pereira da Silva Barros. Foi vereador à nossa Câmara Municipal (Atas V) e em 1837 era Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santa Clara. É trisavô paterno do autor destas efemérides. (Jornal de Taubaté de 20/01/1901, Dr. Félix, Dr. José vida e obra entre p. 16 e 17, Revista do Arquivo Municipal, vol. LXXII, p. 60 e 74, ano VI, 1940).

 

1867   Morre, em São Paulo, o brigadeiro José Joaquim Machado d’Oliveira autor do “Quadro Histórico da Província de São Paulo”, publicado em 1864, obra de raro valor. (Folhas).

 

1886   O Sr. Ângelo Navissano, negociante na praça, segue para a Corte a fim de comprar sortimen-to para seu negócio ao que vai dar outra extensão. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O Sr. Francisco Augusto de Andrade Rosa é o juiz municipal de Taubaté (3.º suplente em exercício) e faz publicar a lista dos 48 jurados sorteados para a 3.ª sessão de júri a 13 de setembro próximo. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O Dr. Joaquim Júlio Proença é nomeado engenheiro fiscal da Estrada de Ferro de Ubatuba a Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1892   É criado o distrito de paz de São Francisco Xavier em São José dos Campos pela Lei n.º 59.

 

1898   O Delegado Fiscal em São Paulo Sr. Manuel Koscimzks P. da Silva, em Circular n.º 4 convida o Sr. João de Toledo Guatura, agente do correio em Taubaté, encarregado do recebimento das rendas da União, a prestar a necessária fiança de 3 contos. (Diário de Taubaté).

 

1901   As obras de construção do prédio do 1.º Grupo Escolar de Taubaté vão ser  contratadas com o Sr. Cristiano  C. Ribeiro da Luz. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A baldeação de passageiros da E. F. Central do Brasil da bitola larga para a estreita que até ontem era feita em Taubaté passa a ser feita em Eugênio de Mello com a conclusão até esse ponto do alargamento, de que decorre alteração nos horários de chegada e partida de trens na estação local. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Taubaté é constituída a Comissão Municipal de Agricultura dos seguintes membros: Sr. José Pereira Cursino, cap. Victoriano Moreira de Siqueira e cap. Francisco Domingues de Mattos. (O Norte).

 

1906   Instala-se, na Capela de São Pedro em construção no alto, o altar adquirido do Asilo de Mendigos. (O Norte).

 

1913   Segue para o Rio de Janeiro para tomar parte na peregrinação brasileira a Roma e Lourdes o cura de nossa Sé Rev. Pe Florêncio Luiz Rodrigues. Com o mesmo destino parte também D. Maria Célia de Mattos filha de D. Presciliana de Mattos que representará as Associações Católicas da Paróquia de Taubaté acompanhada até o Rio de Janeiro pelo médico Dr. Cícero de Mattos. (A Federação).

 

1914   No Teatro São João realiza-se espetáculo em benefício do artista Carlos Soares que aqui se desligou da Companhia de Artistas Portugueses que esteve nesta cidade. Constituir-se-á do drama em 2 atos “Amor e Honra” e da comédia em 1 ato “O Trapalhão” (O Norte de 14), pelo Grupo Dramático Batista Góes e atriz Etelvina Siqueira. (A Federação).

 

1914   O Presidente da Comissão de Agricultura de Taubaté recebe ofício da diretoria da secção de Indústria e Comércio da Secretaria da Agricultura, pedindo informações sobre a safra aqui de (colheita, estoque, preços, etc) de arroz, feijão, milho, de 1914 para fins de regularizar o abastecimento. (O Norte).

 

1914   A Associação Beneficente de Nossa Senhora da Boa Morte promove festas em honra de sua padroeira com matinas às 6h missa solene às 10h30 e procissão às 17h com bênção do San-tíssimo à entrada. Ao fim leilão na Praça da Catedral em benefício da festa. (O Norte).

 

1940   O 5º B. C. aquarelado em Taubaté encerra as manobras que vinha realizando na Fazenda do Barreiro da Sociedade Agrícola Marcondes de Mattos. (O Momento).

 

1940   Morre em Taubaté o Sr. Leonídio Ronconi, natural da Itália, aqui radicado desde criança e que mercê de seus esforços conseguiu lugar de destaque nos meios econômicos e financeiros do Vale do Paraíba. Deixa descendência numerosa e os irmãos Eduardo e Fernando Ronconi. (O Momento).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *