5 de agosto de…

0
Share

1656   A Câmara de São Vicente dá o cumpra-se à provisão do Conde de Autoguia  nomeando Manoel de Cabedo ou Quevedo de Vasconcelos para 62.º Capitão-mor de São Vicente.

 

1827   Nasce em Anádia, Alagoas, o Mal Manoel Deodoro da Fonseca, proclamador da República e seu 1.º Presidente. (Folhas).

 

1855   Realiza-se a ordenação sacerdotal do ilustre taubateano Cônego Benjamim de Toledo Melo, promotor eclesiástico do bispado, Cônego da Sé de São Paulo, Comendador da Ordem de Cristo, Inspetor Escolar e Deputado Estadual, nascido a 23 de julho de 1833. Cantou sua 1.ª missa na capela do Bom Jesus de Tremembé. (5/8/1906). Foi ordenado na capela do Bom Jesus de Tremembé das mãos de D. Antônio Joaquim de Mello. Em 1905. Era capelão do Santuário do Tremembé. Comemorou suas bodas de ouro a 5 de agosto de 1905 no mesmo Santuário, com Te-Deum. (O Norte de 23/7/1918 e A Verdade de 4/8/1905).

 

1872   Nasce em São Luís do Paraitinga o cientista Dr. Oswaldo Gonçalves Cruz (Folhas) filho do Dr. Bento Gonçalves da Cruz e D. Amélia Taborda Bulhões Cruz. (O Momento, 30/11/1941).

 

1876   São eleitos para a Mesa da Irmandade do Senhor Bom Jesus do Tremembé Provedores: Barão das Palmeiras e Pe João Evangelista Martins de Brito; Tesoureiro, Comendador Francisco Marcondes de Moura e Costa (reeleito); Secretário, Irmão João Affonso Vieira (reeleito); Procurador: Pe Antônio M. de Souza e Almeida (reeleito); zelador: Raymun-do Lemes de Araújo. Festeiros de São Fran-cisco de Paula para 1877; D. Gertrudes L. de Moura e Costa esposa do Dr. Crescêncio José de Oliveira e Costa e o Sr. Izidoro Moreira de Toledo. Festeiro de Nossa Senhora da Glória: D. Marianna, esposa do Sr. Antônio Ferreira dos Santos, Roberto  e o Sr. Antônio Pinto dos Santos. (A Imprensa de Taubaté).

 

1890   Em comemoração ao transcurso do aniversário do Mal. Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório, o estandarte da república é alvorado no edifício do Conselho de Intendência de Taubaté que passa telegrama de congratulação ao marechal, bem como à autoridade policial local. (Jornal do Povo).

 

1904   O Sr. Francisco Monteiro de Camargo deixa o cargo de administrador do matadouro munici-pal de Taubaté, sendo substituído pelo senhor cap. Manoel Inocêncio de Camargo. (Jornal de Taubaté, 17/1/1905).

 

1905   Realizam-se no Santuário de Tremembé as cerimônias comemorativas do 50.º aniversário de ordenação sacerdotal do Cônego Benjamim de Toledo Mello que celebra missa às 11 horas acolitado pelo Cônego Evangelista de Barros e Pe Juvenal Kolly. Ao Evangelho prega Mons. Alberto Gonçalves, senador pelo Paraná. À tarde sua sobrinha D. Gertrudes Costa oferece um concorrido jantar. (A Verdade).

 

1910   Lei Municipal n.º 130 proíbe no município de Taubaté a caça de perdizes no período de 1.º de agosto a 31 de março de cada ano, bem como a de pássaros cantores em qualquer época que só poderão ser apanhados vivos por meio de alçapões para contenção em gaiolas apropriadas e ainda o uso de dinamite – timbó ou qualquer elemento destruidor nos rios piscosos do município. (O Norte).

 

1910   Removido de Avaré assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté o Dr. Francisco Fontes de Rezende. (O Norte).

 

1914   O Sr. José Ramos Ortiz, diretor contador da Prefeitura Municipal de Taubaté de ordem do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito, torna público que ficam suspensos os pagamentos de juros e de resgates de letras e apólices da Câmara Municipal de Taubaté devido à situação anormal que se atravessa com a conflagração européia com repercussão na vida financeira nacional com os bancos tendo os pagamentos suspensos. (O Norte).

 

1932   O prof. Segesfredo de Camargo (Fego) alistado sob n.º 48 no Batalhão Jacques Félix é dispensado de seguir para o front por motivo de saúde. (A Folha de 5).

 

1953    Morre em São Paulo o escritor Rev.do Guaraci Silveira. (Folhas).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *