3 de agosto de…

0
Share

1884   Nossas praças e vielas estão cheias de pedintes, em parte resultante da substituição do braço escravo pelo braço livre e assalariado e o já visível aumento das colônias italiana, portuguesa e alemã. Grande número de escra-vos libertos tornam-se vagabundos, ladrões e até assassinos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Os editores Seckler & Cia fazem apelo no sentido de lhe serem enviadas informações e notícias do município para o Almanack de São Paulo para 1885. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Na ausência de grande número de famílias que se instalaram no povoado de Tremembé para as festas do Bom Jesus, repetem-se os roubos nas residências em Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O estabelecimento de Carneiro de Souza & Cia na Rua do Rosário, em liquidação anuncia 500 peças de rendas inglesas, tesouras, abotoaduras de plaquê e pentes de búfalos. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Os Drs. Manoel Dias de Toledo e Joaquim Antônio de Camargo (ex-vereador, prof. e musicista) cogitam de montar em Taubaté um estabelecimento de ensino como não há igual, para receber alunos internos e externos e preparar para os cursos superiores, Colégio Pedro II, Escola Normal, professorado público, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Está sem água o único chafariz existente na cidade (Largo do Mercado). (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Anuncia-se a próxima chegada a Taubaté da Companhia de Operetas Cômicas do empresa-rio Braga Jr. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Os advogados Drs. Gabriel Rodovalho e Antônio Cândido têm seu escritório no Largo do Pilar. Trata-se de José Gabriel Marcondes Rodovalho e Antônio Cândido Vieira. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Decreto prorroga por mais 6 meses o prazo marcado para o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e Victoriano Eugênio Marcondes Varella a fim de incorporarem a companhia que, nos termos do Decreto n.º 10150 de 5 de janeiro de 1889, vai levar a efeito a construção da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba. (Jornal do Povo).

 

1895   Prosseguem em Tremembé as festas do Divino Espírito Santo de que é festeiro este ano o Sr. Antônio Ignácio Cardoso, com a tradicional distribuição de carnes aos pobres.

 

1895   Agrava-se o problema de falta de água na cidade de que está privada há dias com o  rompimento maior ainda do cano mestre que descendo da serra passa sob as águas do rio Paraíba. (O Popular).

 

1895   Tornam-se públicos os resultados das eleições realizadas em Taubaté dia 30 de julho último. Foram eleitos, para vereadores: Major Francisco Gomes Vieira, ten.-c.el José Francisco de Moura, c.el José Benedito Marcondes de Mattos, Dr. José Pereira Corsino, major Antônio Gomes de Souza Penna, Dr. José Rebouças de Carvalho, Augusto César Monteiro e cap. Euzébio Affonso Vieira. Para suplentes: major Francisco Moreira de Mattos, ten. Domingos José de Carvalho, ten.-c.el Francisco Cortez de Toledo, cap. José Alves da Silva Coelho, cap. Leopoldino Martinho de Abreu, cap. José Gomes Nogueira e Antônio Bittencourt. Para juizes de paz: c.el João Affonso Vieira, major José Ramos Ortiz, cap. Francisco Dias Fernandes, ten.-c.el Antônio Marcondes de Moura, major Laurindo Ferreira de Oliveira e João Affonso Moreira. Para senadores: na vaga do Dr. Paula de Souza Queiroz o Dr. Jorge Tibiriçá Piratininga; na vaga do Dr. Gustavo de Oliveira Godoy o Dr. Ezequiel de Paula Ramos. Para Deputados: Dr. Alberto Sarmento e Dr. Adolfo Coelho de Mattos Barreto. Para Juízes de Paz em Tremembé: ten.-c.el Antônio Monteiro Patto, José Francisco das Chagas, Elpídio Lopes de Abreu Ortiz, sofrendo a oposição completa derrota. (O Popular).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação unânime de seus membros autoriza o Intendente a promover nos termos do art. 6.º da Lei n.º 16 de 13 de fevereiro de 1891 e art. 3.º do Dec. 86 de 29 de julho de1892 a responsabilidade do novo município de Tremembé pela dívida contraída pelo município de Taubaté de que aquele se desmembrou. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Intendente Municipal apresenta à Câmara o relatório dos trabalhos de que se encarregou o engenheiro Dr. Mário Natividade, concluindo pela impraticabilidade da captação do córrego do Cristóvão e aproveitamento da lagoa do Fogaça a que se refere a Resolução de 10 de abril (parece que se pretendia aproveitar essas águas para os esgotos da cidade). (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. A. Fernandes Vianna, proprietário de fábrica de cerâmica em Taubaté, dirige à Câmara Municipal reclamação contra o fato de se venderem no mercado cerâmica fabricada em outros municípios sem pagamento dos impostos a que está sujeito e em seu prejuízo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté diante de petição da Associação dos Empregados no Comércio para ser declarado feriado o dia 12 de junho, data do fechamento do comércio em Taubaté à tarde dos domingos, decide ouvir os comerciantes interessados. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Intendente Municipal Dr. Afonso Moreira da Silva  promulga a Lei n.º 101 que institui a taxa de 40 réis por arroba de café (15kg) exportado do município sob pena de multa de 50$000. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Entra para o Seminário Menor da Diocese de Taubaté aquele que viria a ser o virtuoso Padre Ascânio Brandão, (179) biógrafo de D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, de quem foi grande amigo e Secretário particular.

 

1914   O Dr. Carlos Guimarães, Vice-Presidente do Estado, em exercício recebe telegrama urgente do Sr. Herculano de Freitas, Ministro da Justiça, informando que o Presidente da República, diante das circunstâncias criadas pela guerra européia e tendo em vista altos interesses da nação, resolveu decretar feriado até 15 do corrente.

 

1914   A Central do Brasil suprimiu o trem de luxo. Os trens de carga foram reduzidos a 50% o que acontecerá também aos subúrbios. As comunicações para Minas e São Paulo são feitas em conjunto até Barra do Piraí, onde se bifurcam. O governo federal susta obras e pensa reduzir vencimentos do funcionalismo, espécie de empréstimo compulsório restituível. A redução do movimento da Central decorre da dificuldade de obter o carvão e outros materiais na Europa. (O Norte).

 

1932   Inicia suas atividades em favor da revolução constitucionalista o Corpo de Escoteiros de Taubaté, prestando serviços junto à Prefeitura Municipal, Delegacia Técnica Militar, Comando das Forças do Vale do Paraíba instalado no Instituto Correcional e Dispensário de Emergência. (A Folha).

 

1932   Com destino ao front, parte de Taubaté onde esteve acantonado por uns dias o 5.º B.C.R. (A Folha).

 

1940   Em sessão solene realizada no salão de festas do Taubaté Country Club instalou-se o Grêmio “Mons. Nascimento Castro” da Escola Normal de Taubaté. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *