29 de julho de…

0
Share

 

1846   Nasce no Rio de Janeiro a princesa D. Isabel, depois princesa imperial do Brasil e por três vezes regente do Império. (RBr, 346).

 

1883   Realizam-se em Taubaté as eleições para preenchimento da vaga de vereador ocorrida com a renúncia do c.el Joaquim Antônio de Camargo que partiu para a Corte para concluir estudos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O c.el Jordão Pereira de Barros, Presidente da Câmara Municipal de Taubaté, dá o prazo de 15 dias para que os srs. médicos, cirurgiões, farmacêuticos, bancários (licenciados), dentistas, parteiras e droguistas apresentem à Câmara os seus títulos ou licenças para serem registrados de acordo com a lei. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara Municipal de Taubaté publica edital abrindo concorrência pelo prazo de 30 dias para apresentação de propostas para execução do serviço de abastecimento de água da cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   Aniversariam hoje, D. Clotilde Winther Barbosa de Oliveira, cap. Francisco Afonso Vieira e ten. Virgílio Ramos Ortiz. (O Popular).

 

1895   O ten. c.el Antônio Monteiro Patto é exonerado, a pedido, do cargo de subdelegado de polícia do distrito de paz de Tremembé. (O Popular).

 

1895   Chega a Belo Horizonte, futura capital de Minas Gerais, a primeira locomotiva da E. F. Central do Brasil pelo recentemente construído ramal. (O Popular).

 

1896   Lei Estadual n.º 422 determina que se façam estudos definitivos quanto ao traçado a seguir para a projetada estrada de ferro de São Sebastião a São Bento do Sapucaí a fim de se julgar da conveniência do aproveitamento do leito da Estrada de Ferro Taubaté Ubatuba e a passagem da estrada por Taubaté. (A Federação de 8/8/1913).

 

1914   Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º Bispo da Diocese de Taubaté autoriza a inauguração da Sacristia da Igreja Matriz de Pindamonhangaba do benemérito pindense Monsenhor Ignácio Marcondes de Oliveira Cabral. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 75 fim).

 

1915   Para o recém-criado distrito policial de Quiririm nomeados o Sr. Amadeu Piscina para sub-delegado. Para suplentes foram nomeados os senhores José Félix de Moura, Manoel da Costa Fevide e Dante Zanini. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Realizam-se as solenidades de inauguração da Usina Hidroelétrica da C.T.I., na Redenção. (O Norte).

[colored_box color=” yellow”]Entenda: No início, a CTI era movida a vapor gerado por tufa. Depois de 1913, virou consumidora da empresa que abastecia Taubaté. No começo tudo bem, mas os cortes de energia se tornaram constantes, fazendo a CTI quase parar. Foi quando Guisard mandou a paciência para o espaço: ele construiria uma usina hidrelétrica só dele. Começou comprando o maquinário de uma empresa alemã. O que ele não contava, era que justamente os alemães se desentendessem com outras nações, desencadeando a 1ª Guerra Mundial. A CTI teve que esperar o fim da guerra para que a encomenda fosse despachada para o Brasil. As obras da usina em Redenção da Serra só começaram em 1922. E os problemas continuaram. A primeira firma contratada para a construção desistiu do trabalho, alegando que era impossível executá-lo. Guisard não acreditou e contratou gente que topasse transportar peças de 10 toneladas pelas estradas que levavam à Redenção, enfrentar insetos e outros bichos e a domar correntezas de rio. Contrariando as previsões, a Usina Felix Guisard foi inaugurada em 1927. Finalmente, a CTI poderia crescer sem freios e levar eletricidade para Ubatuba, Redenção e Natividade. [/colored_box]

 

1932   Com pregação do Pe Antônio de Morais Júnior, realizam-se na Catedral de Taubaté solenes exéquias em homenagem ao c.el Júlio Marcon-des Salgado, bravo comandante da Força Pública do Estado, vitimado a 23 numa experiência de obuses em Santo Amaro. (A Folha).

 

1935    Morre no Rio de Janeiro o embaixador Dr. Pedro de Toledo.

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *