20 de julho de…

0
Share

18…     Nasce o Pe José Soares Machado que em 1914 era  professor do Seminário Diocesano de  Taubaté. (O Norte de 19/7/1914).

 

1844   Nasce em Taubaté o Pe Francisco Carlos de Alvarenga, irmão de  D. José Pereira da Silva Barros. Faleceu em São Paulo no Asilo de São Vicente de Paulo, de que fora capelão por muitos anos, a 6 de agosto de 1939. (O Lábaro de 13/8/1939).

 

1873   Nasce em Cabangu (MG) o renomado inventor Alberto Santos Dumont. (Folhas).

 

1873   Divulga-se em Taubaté a nomeação do Pe Miguel Martins da Silva para capelão de  Aparecida, termo de Guaratinguetá. (O Paulista).

 

1876   Tendo terminado o prazo do contrato de iluminação pública da cidade com o Sr. Bernardo Martins dos Santos a Câmara Municipal de Taubaté abre concorrência até 15 de agosto vencido, pelo Sr. Victoriano Vaz de Toledo que propõe o preço de três contos menor do que o proposto pelos demais concorrentes Bernardo Martins dos Santos, Joaquim Vicente de Andrade e José Maria Augusto. (A Imprensa de Taubaté de 30 e Atas, IV, 243).

 

1884   Na residência do Comendador David Lopes reúnem-se os sócios do Club da Lavoura e do Comércio de Taubaté e aprovam moção de felicitações ao deputado geral taubateano Cons. Antônio Moreira de Barros e Dr. Domingo de Andrade Figueira pela atitude digna e honrosa com que têm defendido os interesses da lavoura, frente ao projeto, aos exageros de projeto oficial abolicionista. O Barão do Tremembé da conta de como representou o nosso clube nas sessões do Centro da Lavoura e Comércio da Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Na nova capela de Santo Antônio dos Pobres do  Bairro  do  Areão ontem solenemente benzida realizam-se as solenidades inaugurais. Às 17:00h sai procissão com grande número de fiéis acompanhada da Corporação Musical Philarmônica Taubateen-se (recentemente organizada). Na sua entrada queimam-se girândolas e levanta-se mastro. Segue-se ladainha oficiada pelo vigário da vara da diocese Rev.o Côn. Antônio de Almeida, presentes mais de 1500 pessoas no pátio. Queimam-se fogos artificiais e ascende-se fogueira. No chalé do Sr. Francisco Gomes da Luz Sobrinho, brilhante de luzes, serve-se chá e lauto buffet. Nas bancas: buzos, rifas e tigelinha, barracas de botequins, caninha verde, iluminação por espaço de 200m como numa pequena festa de Tremembé (sem as esbodegações da Rua da Palha). (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Os  moradores do Bairro do Tataúva no município de Taubaté fazem uma represen-tação pedindo a atenção da polícia para o curandeiro de nome Dr. José Simão que ali mora e cobra consultas e atende chamados até da cidade. (Jornal do Povo).

 

1890   Encontra-se nesta cidade os Srs. Drs. Tertuliano Moreira César e Antônio Maria da Silva, antigos juízes municipais de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890   Realiza-se espetáculo no Circo Modelo. (Jornal do Povo).

 

1890   Funciona regularmente entre Quiririm e Cachoeira a Empresa Mattos Bryan & C.ia de navegação a vapor do alto Paraíba, de que é gerente o Dr. Fernando de Mattos. Os fretes são 20% menores que o da E. F. Central do Brasil e atraca nos seguintes portos: Quiririm, Taubaté, Tremembé, Moçahym, Pinda, Potreiro, Guaratinguetá e Cachoeira. (Jornal do Povo).

 

1890   O Circo Modelo dá seu último espetáculo em Taubaté seguindo para Jacareí. É de propriedade do Senhor Theotônio de Moraes. Conta com o artista Augusto Coelho, um bom palhaço, o Sr. João Rio Grandense bom saltador, um grupo de bailado infantil, Severiana Neto domesticadora de serpentes. De Jacareí para as festas do Tremembé. (Jornal do Povo).

 

1895   Realizam-se em Taubaté as eleições para preenchimento da vaga de senador federal ocorrido com a morte de Saldanha Marinho. (O Popular).

 

1895   Grassa a varíola no município de Mogi das Cruzes e em Taubaté se tomam providências para evitar o mal apesar daquela cidade se comunicar mais com a capital e são lembradas como medidas preventinas a vacinação, a construção de rede de esgotos e cremação do lixo. Quando da epidemia que assolou nossa cidade a zona de maior incidência de vítimas foi a ribeirinha do Convento Velho, nas proximidades do Largo de Sant’Ana e Mercado devido à falta de higiene. (O Popular).

 

1895   Iniciam-se no Bairro dos Remédios as novenas preparatórias da primeira festa de Sant’Ana que ali se realizam com matinas, meio-dia e Ave-Marias 27 e 28 há leilão de prendas em benefício da festa. No dia 28, missa solene. Em todos os atos oficiará banda de música. Festeiros: Bento Vieira de Toledo Guatura, Francisco Vieira da Silva, João Francisco da Fonseca e Augusto Martins de O. Prado. (O Popular).

 

1901   Morre, em Taubaté, o prof. Octaviano Januário de Souza, professor da escola municipal do Bairro do Registro de cuja cadeira se achava licenciado por uns três meses já. Era casado com D. Esmeralda Augusta de Camargo Souza. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornalzinho “A Escola” da Sociedade Espírita União e Caridade, órgão do partido republica-no. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O carroceiro Alfredo de Oliveira ao passar pelo cruzeiro do alto do Convento é assassinado por Joaquim Patrício e seu irmão João Patrício a golpes de bambu e da guia (agulha) da carroça com ferimento profundo na região occipital. Foi internado com vida ainda, em estado grave no Hospital Santa Isabel (Largo Monsenhor Silva Barros) e morreu às 20h. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O eng. Dr. Mário Natividade incumbido pela Câmara Municipal de Taubaté de estudar a possibilidade de aproveitamento das águas do riacho do Cristóvão e da Lagoa do Fogaça (da Rua do Sacramento hoje Dr. Fernando de Mattos – Pça Santa Teresinha) para abastecer os tanques de lavagens de nossos esgotos apresenta seu relatório. A primeira idéia era lançar parte do riacho na lagoa e desta nas caixas de descargas da rede de esgotos. Diante do inconveniente (indispensável) de aumentar o nível da lagoa conclui que seria preferível descarregar a lagoa no riacho. Havia então em nossa rede de esgotos 14 caixas (tanques) de descargas para a lavagem da rede, com a capacidade de 1m3 dada uma. O riacho do Cristóvão tinha na época capacidade de fornecer (na vazante, na seca) no mínimo 8 litros d’água por segundo. Propõe a construção de um canal de 1150m com captação em terras de Chrispim Barbosa. Quanto à rede de distribuição baseia seus estudos no mapa de Taubaté e no projeto da rede de esgotos feito pelos eng. Dr. Álvaro de Menezes e Dr. Fernando de Mattos em 1900. Opina ainda pela construção nas adjacências da lagoa de um tanque ou reservatório em nível elevado, evitando a elevação do nível da lagoa que exigiria diques custosos para contê-la. (Jornal de Taubaté).

 

1912   A Empresa de Bondes Taubaté-Tremembé avisa que a partir de 21 do corrente correrá diariamente o bonde de meio-dia daqui para aquela cidade. (O Lábaro).

 

1932   Morre em Taubaté o emérito jurista e educador Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal, filho do Desembargador Luiz Francisco da Câmara Leal e de D. Ana Maria Gil Vaz Lobo da Câmara Leal, nascido em Curitiba a 28 de julho de 1857. Fez seus preparatórios em Ouro Preto e formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1879. Em 1880 foi nomeado promotor público de Jundiaí e em 1881 foi removido para Taubaté onde exerceu o cargo até 1886. Casou-se duas vezes: primeira em Guaratinguetá, com D. Olympia de França Brotero tendo tido 4 filhas; a segunda vez em Taubaté, com D. Andradina de Godoy com 12 filhos. (A Folha).

 

1940   Aposenta-se o Sr. João Cursino de Moura, antigo escriturário da Caixa Econômica Esta-dual de Taubaté, então anexa à Coletoria Estadual, sendo nomeado em Comissão o Sr. Urânio Teixeira Pinto. (O Momento).

 

1953   Morre em São Paulo o filólogo e historiador professor Dr. Américo Brasiliense Antunes de Moura nascido em Santa Bárbara do Oeste – SP – a 7 de julho de 1881. (Folhas).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *