Baixe o Livro Imprensa Taubateana de Antonio Mello Jr.

25
Share

A publicação é fundamental para entender a dinâmica da comunicação em Taubaté do século 19 ao final do século 20.

Nascido no Espírito Santo, Antonio Mello Júnior viveu em Taubaté por mais de 4 décadas.

Auto-didata  compilou e publicou alguns dos mais importantes livros para o estudo da história da cidade.

“Imprensa Taubateana”, que pode ser baixado aqui,  é leitura fundamental para se entender a dinâmica da comunicação em Taubaté desde meados do século 19 até o final do século 20.

O grandioso, apesar de sucinto, “Taubaté e seus monumentos”, aborda a história dos marcos e símbolos históricos e comemorativos de Taubaté até os anos 1980.

Além de outros livros de importância tão grande como os anteriores, como “Hospital Santa Isabel”, Resenha” e“Edgard Cavalheiro – subsídios para uma biografia”.

Também, colecionou e organizou grande número de jornais antigos da cidade, que o homenageou tornando-lhe o patrono de um dos principais acervos documentais da cidade, a Hemeroteca Antonio Mello Júnior, no Museu Histórico Dr. Felix Guisard Filho.

O arquivo possui desde o primeiro jornal da cidade, O Taubateense, publicado em 1861 até os jornais contemporâneos, que são periodicamente organizados e arquivados. A hemeroteca Antonio Mello Junior é o abrigo da documentação mais acessada por pesquisadores na cidade.

Na foto, Antônio Mello Junior ao lado de seu filho, Antônio Bento.
Na foto, Antônio Mello Junior ao lado de seu filho, Antônio Bento.

[colored_box color=”eg. blue”] Baixe o Livro

–  Alta resolução de imagens – Tamanho 124Mb

– Baixa resolução de imagens – Tamanho 6,57Mb

 

Requer leitor de arquivos PDF [/colored_box]

 

[colored_box color=” yellow”]

Antonio Mello Júnior é natural de Espírito Santo do Pinhal -SP. Nasceu em 31 de março de 1906, filho de Antônio Cirilo de Mello e  D. Austerlina de Souza Mello. Casou-se com D. Maria José Faria de Mello e tiveram os seguintes filhos: Antônio Bento, José Adolfo, Maria do Carmo, Maria Matilde e Maria Lúcia.

Taubateano de coração. Aqui viveu mais de quatro décadas e recebeu, da Câmara Municipal, o título de “Cidadão Taubateano”. “Seu Melinho” – como era carinhosamente conhecido – foi, durante largo espaço de tempo, gerente do escritório da antiga Light (posteriormente Companhia de Eletricidade São Paulo e Rio), nesta cidade, funções nas quais se aposentou.

São de sua autoria os seguintes livros: Resenha (1976); Hospital Santa Isabel (1976); Edgard Cavalheiro – subsídios para uma biografia (1978); Taubaté e seus Monumentos (1979); Imprensa Taubateana (1981).

Antônio Mello Júnior faleceu em 3 de janeiro de 1984. Amava Taubaté. Deixou uma vasta biblioteca e importante contribuição para a história da cidade, com os seus excelentes livros.  [/colored_box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
25 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *