Hebe Camargo: 87 anos

0
Share

No dia 8 de março de 1929 (Dia Internacional da Mulher), nascia a taubateana que seria considerada a “Rainha da TV”. 

Filha do violinista Fêgo Camargo, Hebe iniciou no meio artístico aos 11 anos cantando em programas de calouros. Aos 15 anos formou a dupla “Rosalinda e Florisbela” com sua irmã. Com o fim da dupla partiu para carreira solo e ficou conhecida como a “Estrelinha do Samba”. Integrou a caravana que foi a Santos buscar os primeiros equipamentos da TV Tupi. Em 1958 passou a apresentar “O mundo é das mulheres”, primeiro programa feminino da televisão, na TV Paulista. Apresentou programas também na Rede Bandeirantes, SBT e Rede TV. Participou de novelas, filmes e gravou inúmeros discos. Casou-se com Lélio Ravagnani e teve um filho. Faleceu em 29 de setembro de 2012 em São Paulo.

[colored_box color=” yellow”] Hebe por ela mesma

“Tenho muito orgulho de Taubaté. Taubaté de Monteiro Lobato, de Mazzaropi, de Fego Camargo, que foi meu pai”.

“Eu tinha muita mágoa de Taubaté e as pessoas pensavam que era por minha causa, porque eu nunca fiz sucesso lá. E eles pensavam que eu tinha mágoa de Taubaté por causa disso. E não era. Era por causa de meu pai. Eu achava que eles não tinham dado o valor devido a ele”, disse Hebe, rebatendo mitos taubateanos a Vinícius Valverde da Rede Vanguarda, em novembro de 2004.

“Fomos a Santos buscar o material daquilo que viria a ser a televisão. Eu vi aquilo e meus olhos brilhavam de emoção por saber que aquilo ia se tornar a coqueluche”, contou Hebe em depoimento ao programa TV 60.

“O meu programa antigamente era assim, era mais sobre a vida do artista. De repente, eu comecei a ver e a sentir, até na minha própria correspondência, que os pedidos que chegavam a mim já não eram os mesmos que chegavam quando eu fazia os shows, quando era uma coisa muito alegre, muito gostosa até de ver em casa. Que os problemas estavam sendo muito graves, eram chefes de família que estavam pedindo pelo amor de Deus…”, afirmou no programa Roda Viva, em agosto de 1987.

“Não aguentei, fiquei dois anos em casa e voltei à TV. Não nasci para depender de homem”, afirmou para o Jornal Extra, em março de 2009, quando completou 80 anos. Em 1964, ela optou por dar uma pausa no trabalho após o casamento com o empresário Décio Capuano, pai de seu único filho.

“Nunca me preocupei em esconder a idade. Aliás, sou muito criticada pelas amigas. Elas dizem que quando eu falo a minha, revelo a delas também”, brincou Hebe durante uma em entrevista ao jornal O GLOBO, em março de 2008.

“Não tive faculdade. Não tive o direito de estudar. Isso é uma coisa que considero triste na minha vida”, declarou em entrevista a Marília Gabriela, no GNT, ao contar que trabalhou como doméstica.  [/colored_box]

 

 

Veja também:

– Papo Vanguarda 2004

– TV 60: A História da Televisão Brasileira

– Entrevista Roda Viva 1987

Entrevista Revista Realidade 1969

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *