25 de setembro de…

0
Share

1614   Paulo da Rocha de Siqueira, 39º capitão-mor de São Vicente, presta homenagem ao governador-geral Gaspar de Souza que o nomeara por provisão de 18 do mesmo mês.

 

1653   Gonçalo Couraça de Mesquita, 61.º capitão-mor de São Vicente, presta homenagem nas mãos de El-Rei para tomar posse do cargo.

 

1883   Os pretos libertos de Taubaté organizam listas de subscrição que já tem mais de 20 contribu-intes para mandarem confeccionar a crayon o retrato do benfeitor da classe Visconde do Rio Branco, em tamanho natural para ser oferecido no dia 28 de setembro (12.º aniversário da Lei do Ventre Livre) ao Presidente da Câmara Municipal para ser inaugurado na sala das sessões. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O taubateano 3º anista de Direito Sr. Ismael Dias da Silva publica em volume de 78 páginas a versão que fez das Éclogas de Virgílio destinado aos alunos de preparatórios, frente à reforma ocorrida nos exames e que os pilhou de surpresa. É elogiado pelo seu trabalho pela imprensa paulista. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   De vários pontos da província chegam notícia de que grassa sob medonho caráter a epidemia de varíola e em Taubaté se apela à população para que tome as necessárias medidas de higiene, caiação, limpeza, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   No estabelecimento do Sr. Alamo & Goes acha-se exposto o retrato a crayon do Visconde do Rio Branco de autoria do artista Carlos Scheler aqui estabelecido. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   No estabelecimento do Sr. Carlos José da Silva Pinto acham-se à venda as composições recentes do artista Gregório de Rezende aqui radicado e que denominou “Sou Eu” (romance) e “Quebradinha” (polka) com acompanha-mento para piano. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Encontra-se em Taubaté em visita a seus pais e manos o professor de música Sr. Samuel Rezende. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté publica resumida história dos Beneditinos na Itália e em São Paulo e Santos.

 

1884   Na redação do jornal local “Gazeta de Taubaté” estão expostos exemplares de fósseis de peixes, jacarés e cobras encontrados nas escavações que se estão fazendo em Tremembé (município de Taubaté) para obtenção de xisto com que a Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté produz o gás para o abastecimento de luz da cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   No Hotel do Comércio acha-se hospedado um cavalheiro que se dedica à cura de moléstia dos olhos.

 

1884   No Hotel da Estação, de passagem, e com destino aos banhos das Caldas hospedam-se Mons. Francisco de Castro Abreu Bacelar, Côn. José Mendes de Paiva e Comendador Fernando de Castro Abreu Magalhães. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   Reúne-se o Conselho de Intendência Munici-pal de Taubaté para preencher vagas no Conselho de Instrução Pública com a exoneração dos Srs. Dr. João Francisco Malta Jr. e Dr. João Porfírio de Macedo, reunião convocada nos termos do art. 117 da Lei n.º 6 de abril de 1887. Foram eleitos os Srs. Dr. Domingos Gonçalves Barata e o farmacêutico José Malhado Filho.(Jornal do Povo).

 

1901   Vítima do disparo da própria espingarda que portava, de marca “Comblain”, ao transpor uma cerca nas proximidades do Matadouro Municipal onde caçava em companhia de outros meninos, morre o menor Antônio Souza Patrício Filho. Foi atendido pelo médico legista Dr. Benedito de Araújo Ramos. (Jornal de Taubaté).

 

1903   Morre em Taubaté o major Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho natural de Pindamonhan-gaba, filho de Antônio Marcondes do Amaral e de D. Maria Magadalena Marcondes de Oliveira. Radicado em Taubaté aqui prestou relevantes serviços à coletividade. Foi funcionário e depois Procurador da Câmara Municipal de Taubaté onde ainda exerceu os cargos de Juiz de Paz, Escrivão, Coletor e Delegado de Polícia substituto. Deixou numerosa descendência e entre os seus filhos se contam ainda hoje o Sr. Carlos Afonso Marcondes (major Carrinho) e D. Azuraida Marcondes de Freitas. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides p. 92 e carta do neto José Benedito Marcondes do Amaral – diretor aposentado do Tesouro do Estado em São Paulo).

 

1905   A Comissão de Instrução da Câmara dos Deputados federal, reúne-se para apreciar o parecer do relator Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro sobre o projeto que trata dos exames para ingresso dos estabelecimentos de ensino superior. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre em Taubaté o estimado comerciante Sr. Joaquim Mendes Magalhães, de nacionalidade portuguesa, aqui chegado bem moço ligou-se a tradicional família local. (O Norte).

 

1910   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, oficia ao governo do Estado informando que tem à sua disposição uma sala para instalação da Escola Noturna para operários criada nesta cidade em 1909. (O Norte).

 

1910   O Sr. Benedetto Francesco transfere sua relojoaria, joalheria e ourivesaria da Rua Bispo Rodovalho para a Rua Marquês do Herval, 141 e 143 junto à Casa Gamboggi. À Rua c.el Jordão inaugura-se o Recreio Popular, casa de bilhares do Sr. José Batista Monteiro. (O Norte).

 

1912   Morre o ten.-c.el José Fernandes Pereira de Barros de tradicional família  taubateana, agri-cultor no município de Jambeiro. (A Federação).

 

1912   Morre em Jambeiro, onde era agricultor, o Sr. José Fernandes Pereira de Barros, tenente-c.el, de tradicional família de Taubaté, para onde foi removido e sepultado no cemitério do Convento. (O Lábaro).

 

1913   Noticia-se o reaparecimento em Taubaté de “O Riso”, jornalzinho crítico, humorístico e literá-rio, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 53, impresso na tipografia do jornal “A Federação”. A assinatura por mês custa $500 e o número avulso $200 e parte de sua renda destina-se a auxiliar as obras de construção do novo hospital de Santa Isabel. (A Federação – Pedro Giolo – Imprensa de Taubaté p. 46).

 

1913   Segue para Itatiba onde vai proferir conferên-cias religiosas o ilustre missionário apostólico taubateano Mons. Miguel Martins da Silva. (A Federação).

 

1913   O Sr. Euchário Rebouças de Carvalho é nomeado para promotor da comarca de Mogi das Cruzes. É taubateano. (A Federação).

 

1913   A imprensa local noticia o renascimento do futebol entre nós no velho velódromo que estava abandonado e noticia também uma epidemia de jornais infantis que fazem todos os anos a sua temporada e desaparecem logo. (A Federação).

 

1914   Arrecadação municipal do 1.º trimestre de 1914 – 72:056$130. (O Norte – balancete).

 

1914   De volta de Filadélfia acha-se na cidade o Sr. Raphael Braga Júnior filho do Sr. Raphael Ferreira Braga comerciante e vereador. (O Norte).

 

1918   Morre em Taubaté com 77 anos o venerando professor João Guedes. Era casado com D. Firmina Martins da Silva, residia na Rua Duque de Caxias, 58 e foi sepultado no Convento. (O Norte).

 

1927   Sob o seu conhecido pseudônimo de Joel o prof. Bernardino Querido reaparece nas colu-nas de “O Norte” com suas apreciadas rimas na prosa.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *