11 de setembro de…

0
Share

Na imagem, o Imperador D. Pedro II*

1874   O Dr. Antônio Teixeira de Moura Alves, médico diretor do Hospital de Taubaté, apresenta à Câmara Municipal relatório sobre epidemia de varíola. Salienta os serviços prestados também pelo Dr. Antônio Augusto Barbosa de Oliveira. No hospital da cidade foram medicados 284 doentes até 10 de agosto quando a assistência passa a ser prestada no hospital do Moinho, em prédio cedido pelo Sr. José Benedito de Mattos, pois, não havia mais variolosos na povoação. Maior número de casos ocorreu na parte menos asseada da cidade na Rua de Sant’Anna, da Bica, arrabalde do Corrêa com os quintais dando para o riacho despejo e infecto que está sendo esgotado. (O Paulista).

 

1876   Em São Bento do Sapucaí realiza-se a 1.ª sessão de júri e para lá seguem o juiz de direito e o promotor público da Comarca de Taubaté. (A Imprensa de Taubaté).

 

*1878   Tendo partido de Pindamonhangaba às 9:30h, depois de terem almoçado, passam por Taubaté Suas Majestades Dom Pedro II e sua augusta esposa, D. Christina, imperadores do Brasil, que se fazem acompanhar do Presidente do Conselho de Ministros Dr. J. A. Saraiva, Conde de Iguaçu, Visconde do Bom Retiro, Barão de Maceió, Baronesa de Fonseca e Costa e Dr. Carvalho de Moraes. De Pinda até Taubaté foram acompanhados pelos oficiais da Câmara daquela cidade, autoridades e pessoas gradas. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 467).

 

1884   Dom José Pereira da Silva Barros, depois de alguns meses de descanso em sua terra natal, a conselho médico, parte de volta à sua diocese de Olinda. Segue com destino à Corte donde partirá no dia 20 para Pernambuco. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Tremenda tempestade de pedras com muito vento, abate-se sobre o Bairro do Baracéia em Taubaté às 9:30 da noite. (Jornal do Povo).

 

1901   O Sr. José Cantinho faz parte da redação do jornal local “A Voz do Povo”. Casou-se há pouco em São Paulo com D. Agripina de Oliveira Santos Cantinho. (Jornal de Taubaté).

 

1901   No Externato São José inicia-se o retiro espiritual. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. José Bento Monteiro Lobato é nomeado promotor interino da Comarca de Taubaté durante a ausência do titular Dr. José Pereira Corsino que entrou em gozo de licença por 3 meses. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre em Taubaté o Dr. Francisco Marcondes de Gouvêa Natividade, advogado da capital do Estado e lente em disponibilidade do antigo Curso Anexo da Faculdade de Direito de São Paulo. Era genro do Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, cunhado do Dr. Bento Enéas de Souza e Castro juiz de direito em Ubatuba, irmão de D. Maria Ernestina Natividade, adjunta do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” e sogro do Dr. Monteiro Lobato, promotor público em Areias. Formado em 1888 era ainda jornalista e republicano convicto. (O Norte).

 

1914   Encontra-se em Taubaté o Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães Júnior, membro da Comissão de Tracoma de São Carlos. (O Norte).

 

1914   O colunista Aulius de O Norte pede providências à Câmara Municipal contra o abuso de afixação de cartazes e anúncios nos postes de iluminação pública, nos muros e nas paredes da cidade, pelo mau aspecto que acarreta. (O Norte).

 

1914   Por motivo de doença deixa o cargo de agente do Correio Paulistano em Taubaté o cap. Francisco Cândido Vieira Jr. que grandes serviços prestou à empresa. É substituído pelo prof. Arthur Bohn. (O Norte).

 

1914   Em agosto a Estação da Central local rendeu 19:673$850; os fretes deram 14:322$200. Houve redução de 65% em relação ao mês anterior que dá idéia do vulto da crise. (O Norte).

 

1914   Passam por Taubaté no “rápido” (trem) o 53.º batalhão de caçadores de Lorena e o 51.º com destino ao Paraná que seguem para o território contestado no Paraná onde se sublevam fanáticos. Partem por ordem do Ministro da Guerra gen. Vespasiano de Albuquerque. (O Norte).

 

1914   O c.el Augusto César Monteiro, 2.º juiz de paz do distrito de Taubaté, tendo em vista as eleições de 19 do corrente para preenchimento da vaga de senador estadual ocorrida com a morte do Dr. José Luiz de Almeida Nogueira, na forma do art. 30, do dec. 1411 de 10 de outubro de 1906, convoca para as mesmas o 3.º juiz de paz do distrito capitão Antônio José Rodrigues da Silva e os imediatos em voto major Laurindo Ferreira de Oliveira, Juvenal Machado e Mário Malta Guimarães, para comparecerem no dia 16, às 9h no cartório de Paz para procederem à nomeação dos mesários que deverão servir. Estão inscritos em Taubaté 3711 eleitores distribuídos em 18 seções eleitorais. (O Norte).

 

1927   Divulga-se em Taubaté a notícia de que a São Paulo Railway Company entrara em entendi-mentos com a viúva do Dr. F. de Moura Escobar concessionáro da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba por compra feita à massa falida do Banco Popular de Taubaté, ex-incorporador, para aquisição da concessão e privilégio e que engenheiros da referida companhia voltaram bem impressionados da visita de inspeção que fizeram a obras e trajeto da malograda estrada. (O Norte).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *