O Mapa das Minas

0
Share

Pesquisadora descobre rota de tropeiros em documento do século 18

Cypriano Gomes Veiga faleceu em Taubaté no ano de 1775, época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Antes da morte, ele deixou registrado um testamento.

Para um bom pesquisador, esse documento traz informações que vão muito além do arrolamento de bens.

No caso da zelosa sentinela dos raríssimos documentos históricos de Taubaté, o testamento de Cypriano revelou um universo de informações.

Estamos falando de Lia Carolina Prado Alves Mariotto, responsável por importantes pesquisas, que nos últimos anos tem embasado historiadores e produtores culturais.

documento
Testamento de Cypriano Gomes Vieira – Acervo DMPAH

Com o testamento de Cypriano Gomes Vieira, Lia promete surpreender mais uma vez. A pesquisadora descobriu uma rota muito antiga, escondida pela modernidade, entre Taubaté e São João Del Rei, em Minas Gerais que em tempos remotos foi utilizada por tropeiros taubateanos.

Ela começou a aventura no próprio arquivo, lendo documentos originais do século XVIII. Depois de muito pesquisar, também descobriu que Cypriano era um homem muito rico, próspero comerciante, dono de um pouso de tropas e proprietário de animais de carga. Sua rede de negócios se esparramava pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Depois de estudar os documentos, a pesquisadora analisou mapas do século 18 para identificar as rotas que existiam à época, para, em seguida, processar tudo no Google Maps … e bingo! Surgiu uma rota ligando Taubaté a São João Del Rey.

E para conhecer in loco a trilha percorrida séculos antes pelos tropeiros a serviço de Cypriano, Lia contou com o apoio e companhia de José Saud, do Flat Olavo Bilac, da pesquisadora Solange Barbosa e da jornalista Claudia Mello, que está registrando tudo para TV Cidade Taubaté.

Em duas etapas, a aventura já atingiu Pouso Alto, em Minas Gerais. Em terra e seguindo coordenadas fornecidas por satélites, Lia pôde comprovar a teoria levantada e fundamentada no Arquivo Histórico. Uma nova caravana está programada para breve. Lia Carolina promete mais surpresas, provavelmente uma ligação ainda mais íntima entre os taubateanos e os inconfidentes mineiros.

E pelo antecedente de bons serviços prestados para a historiografia brasileira, Lia tem toda a credibilidade para fazer esta afirmação. E os primeiros resultados dessa empreitada já foram apresentadas para os mais renomados estudiosos do assunto no Seminário Nacional do Tropeirismo (SENATRO).

lia_seminario
Lia Carolina recebe um mimo após palestra no Seminário Nacional
do Tropeirismo (SENATRO), em abril de 2014.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *