Carna…cosplay

0
Share

Por Alexandre Siqueira

É isso ai pessoal, finalmente é Carnaval, aquela época do ano em que a maioria conta os dias pra que chegue logo pra cair na folia e curtição, então… já tirou seu COSPLAY do armário ??

Que atire a primeira pedra aquele que quando criança não usou no carnaval uma fantasia do Batman, Superman, Homem Aranha ou, no caso das meninas, da Mulher Maravilha. Pois então… tem pessoas que hoje usam e levam isso muito a sério, são os chamados Cosplayers.

Cosplay de Alex DeLarge, do clássico "Laranja Mecânica"
Cosplay de Alex DeLarge, do clássico “Laranja Mecânica” (foto: Alexandre Siqueira)

Contração das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. Hoje em dia essa pratica engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países menos conhecidos, afinal, quem nunca sonhou em ser o seu personagem favorito? Poder incorporar algo que só existia nas telas do cinema/tv ou das paginas de uma hq e, antes que alguém diga que essas pessoas são loucas ou excêntricas demais, basta ir a alguma convenção onde eles estejam presentes e verá que são pessoas tão normais quanto você, sociáveis e alegres. Pode haver um sentado ao seu lado no trabalho e você nem se dá conta disso. Ao contrário de uma atividade meramente escapista, a prática do cosplay exige preceitos sólidos como organização, capacidade de superar desafios, explorar a criatividade e o potencial artístico nas caracterizações.

 

Origem

O primeiro cosplay data de 1939 na 1ª World Science Fiction Convention, ou Worldcon, em New York quando um jovem de 22 anos Forrest J. Ackerman e sua amiga Myrtle R. Douglas foram os únicos  fantasiados entre um publico de 185 pessoas ambos causaram tamanha agitação no público fazendo com que no ano seguinte dezenas de pessoas fossem fantasiadas a segunda edição da Worldcon. A pratica daí por diante só cresceu e foram criadas os masquerades que permitia a apresentação criativa (encenação). Quem entretia o público presente era o fã, entrando cada vez mais no personagem.

cosplay-primeiro
Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas

 

Japão

Nos anos 90 pode se dizer que acontece o boom dos cosplayers, o sucesso dos animes faz com que muitos acreditem que o cosplay surgiu no Japão nessa época, ignorando que Nobuyuki Takahashi levou essa ideia pra terra do sol nascente após visitar a Worldcon, em 1984. Mas os japoneses tem participação importante na historia, pois eles se dedicam a fazer da perfeição sua marca nas fantasias, tentando se aproximar ao máximo do que seria o verdadeiro uniforme do personagem.

cosplay2
Cosplay na Comic Con Experience (foto: Alexandre Siqueira)

 

Brasil

Em terras brasilis podemos dizer que os primeiros cosplayers são os fãs de Star Trek, que iam às convenções do gênero fantasiados já na década de 80, mas o movimento só ganhou força mesmo em 1996, junto com a primeira convenção de mangás, a Mangácom, realizada em São Paulo.

Membros do grupo Ação Social dos Cosplayers do Vale do Paraíba (ASCOVAP) no Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté.
Membros do grupo Ação Social dos Cosplayers do Vale do Paraíba (ASCOVAP) no Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté.

E como não poderia deixar de ser, os brasileiros absorveram o que havia de melhor entre os americanos e japoneses, unindo o masquerade americano e a perfeição de fidelidade das fantasias dos japoneses, nossos cosplayers só melhoram a cada dia, deixando de sofrerem preconceito de pessoas que jugam sem saber do que se trata. Para essas pessoas é carnaval o ano todo, afinal, criar a fantasia perfeita pode levar um ano inteiro ou até dois, ou três anos de amor e dedicação a um personagem.
[colored_box color=” yellow”]

alex_small
Alex Siqueira

Alex Siqueira assistiu a estréia de Star Wars, ficou mais chocado com o final de “A Ira de Khan” de que com a eliminação do Brasil na Copa de 82, achou que o Telejogo era ficção científica e desconfia das intenções dos executivos da Marvel.

facebook.com/alesiq

[/colored_box]
Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *