DICAS DE MÚSICA E DE ARTE POR TONINHO MATTOS

0
Share
Um dos mais respeitados músicos taubateanos lembra o que de melhor viu nos últimos tempos na cultura. Um canal de televisão e os temas regionais na música local chamaram atenção de Toninho Mattos.

O meu amigo Pedro Rubim me pediu para que eu dissesse a vocês o que ando curtindo de Música e Arte em geral ultimamente.

Bem, sou daqueles que não troca o trio sofá-ventilador-televisão por nada nos meus momentos de relax e foi dessa maneira que conheci o canal Arte1.

arte1

É muito bacana assistir à biografias de gente como Thelonious Monk, Charlie Parker, Billie Holiday e Rolling Stones, além de ter contato com matérias e entrevistas sobre artistas de outras áreas da Arte que não a Música, como as Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Teatro, etc.

No entanto, o que mais tem me agradado são os concertos de música clássica. Pra mim tem sido enriquecedor ouvir pela primeira vez certas obras de Brahms, Tchaikovsky e Mozart como se tivessem sido compostas esse ano.

No gênero da canção, essa curiosa somatória de poesia e música, tenho curtido mesmo, de forma muito particular e até suspeita, os versos dos meus parceiros Dirceu Setti, Afonso de Medeiros e Teteco dos Anjos, quando falam de coisas de Taubaté e de nossa região.

Respectivamente, gosto como o Dirceu fala dos nossos caminhos na canção que compusemos “Pudera” e que diz assim:

setti

Pudera, voltar na madrugada/ Pegar de noite a estrada com muita fé/ Beleza, mais pura cavalgada/ de Redenção da Serra até Taubaté.”

Também adoro os versos de Afonso de Medeiros da nossa canção “São Luiz do Paraitinga” quando diz:

afonso

“E na grandeza da tristeza, conformada em ser feliz/ Dorme tranqüilo, meu pequenino e santo São Luiz.”

E acho interessante e inusitada a forma com que Teteco dos Anjos encontrou de citar Taubaté na letra da nossa canção “Cantautores de Ilhona” dizendo:

teteco

“Eu sou preto, branco, índio/ alienígena qualquer/ Aborígine da tribo do Bloco do ´Vai Quem Quer´.”

Então, suspeitas ou não, ficam aí as minhas dicas: para quem quiser curtir documentários, entrevistas, música clássica e artes em geral, assistir ao canal Arte 1.

E para quem quiser conhecer os versos acima citados transformados em canções, ouvir os CDs “Pop Gran Circo Afro-Brasil” dos Cantautores de Ilhona e “Lado A Lado B” de Toninho Mattos, esse que vos fala.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos!

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *