Consciência?

0
Share

Texto de  Fabiana Pazzine

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, data que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares. Ele seria, devido a formação do maior quilombo de que se tem notícia no Brasil, a prova da resistência dos negros à escravidão. Em outras palavras, ele tinha consciência de sua situação e lutou para mudá-la.

A escravidão brasileira durou até maio de 1888, mesmo que algumas cidades tivessem acabado com esse sistema de trabalho antes da Lei Áurea, que andava completamente na contramão do contexto capitalista-industrial da época.

Princesa Isabel.

Muitos artigos, por incrível que pareça, até hoje ainda declaram a Princesa Isabel como a redentora dos escravos. De fato foi ela quem assinou a lei abolindo a escravidão mas, observar a história através de fatos isolados não é tomar consciência de nada. Aliás, para se tomar conta do que aconteceu é necessário não possuir imagens ou verdades pré-estabelecidas. É necessário, antes de tudo, estudar exaustivamente os fatos e questioná-los. Hoje, tudo que demanda exaustão não é considerado interessante, pois, infelizmente, vivemos na era que o fácil e o prático são as melhores opções e, assim, pouquíssimas pessoas podem possuir qualquer tipo de consciência.

Se a televisão, ou várias pessoas nos dizem que errado falar ou tomar determinadas atitudes, todos se policiam a fim de combater o mau comportamento. Mas por quê? Muitos não querem nem saber o porquê, basta que a nova ordem seja cumprida. Vivemos a era do politicamente correto… e os questionamentos se mostram como atitudes petulantes, desrespeitosas ou até mesmo como perda de tempo. Esse tipo de panorama é a soma do politicamente correto com a mecanização de ações.

Acho que deveria haver um dia da tomada de consciência geral, para saber o porquê de nossos hábitos e atitudes.

Zumbi dos Palmares, ícone da Consciência Negra.

Existe, hoje, um número incontável de pessoas pobres ou, infelizmente, abaixo disso, que tem oportunidades de serem educadas e simplesmente não veem utilidade para aquilo que está sendo ensinado e, muitas vezes, o professor é visto como alguém que não é capaz de entender as reais necessidades de seus alunos. Em alguns casos, existe a consciência de que é necessário frequentar a escola para se receber bolsas (pois muitos acham injusto que o critério para o recebimento de bolsas seja o esforço ou o rendimento). Porém, a consciência mais urgente, que é aquela capaz de promover uma mudança de postura para se alcançar um futuro melhor, em muitos casos, é inexistente dentro do ambiente escolar.

O que falta, no Brasil, não é somente uma consciência negra, mas sim, que brancos, negros, pardos, índios, ou simplesmente brasileiros, que, em outras palavras, é dotado de tantas misturas étnicas que não é capaz de se definir, tomem consciência de que somos simplesmente HUMANOS. Se há a urgência de consciência, por que será então que nos lembramos do dia 20 de novembro? Será por causa do feriado? Será pela ausência do feriado? Será pela consciência?

Independente de qual seja o motivo da lembrança, o importante é fazer uma mobilização e um esforço em prol de uma conscientização geral.

REFERÊNCIA:

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201111-diadaconsciencianegra.php. Acessado em: 19/11/2012.

__________________________

Fabiana Cabral Pazzine é professora de história. Pesquisadora de História Cultural e Social.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *