A mezzo-soprano do Vale

0
Share
A pedido do Almanaque, Mere Oliveira relembra sua carreira e o período de apresentações no Teatro de São Paulo

Texto de Mere Oliveira

Último dia da temporada e a minha mente fervilha. Lembro-me do dia da audição em 2013, depois de tantos anos de estudo e experiências pude, enfim, “audicionar” oficialmente para o elenco de solistas do Teatro que já me inspirou tanto.  Mesmo sendo consciente das minhas capacidades, naquele dia eu era emoção em estado líquido, havia me preparado com afinco, selecionado os papéis para os quais eu me candidataria, e éramos mais de 400 cantores líricos, subindo ao palco de São Paulo um após o outro, para sermos avaliados pelo Diretor Artístico do Teatro, bem como pelos Maestros assistentes, quatro ao todo, mais ninguém. Entrar pela porta dos artistas e subir ao camarim parecia sonho, e era! Eu que nunca sonhei muito, e sempre digo que mais importante que sonhar é o fazer, me senti sonhando. Vitor Philomeno, meu voice-coach, um dos melhores, me acompanharia ao piano, ciente da minha emoção, era pura alegria. Em 30 minutos, o assistente de palco me chamou: “Mere Oliveira, é a sua vez”. Coração aos pulos. Desci as escadas, saí na coxia, sentei-me até que o cantor que estava se apresentando saísse, disse mentalmente o salmo 23, já que o faço a vida toda. Entrei. A visão é linda a partir do palco!!!!!!!! Primeiro cantei uma cena de ópera de Richard Wagner, ao final me pareceu ver alguns rostos sorrindo dentre os 4 sentados no corredor central, exatamente no meio da plateia. “Você poderia cantar a Lola, por gentileza?” Claro! Cantei. Outro sorriso e um “Muito obrigado”. Agradeci. Saí do palco, e então, eu sorri. Sabia que havia feito um bom trabalho. Um mês depois recebi a notícia: estava na temporada 2013 do Teatro Municipal de São Paulo. Esqueci que estava em público, gritei!

meret

Um misto de alegria e preocupação inundaram minha mente no dia do primeiro ensaio. A cúpula, onde começam os ensaios, é um lugar mágico. Daquele que é o ponto mais alto da construção, saem lindas cenas, música sublime, primordiais para introjetar personagens de qualquer natureza. Enquanto isso, nas oficinas de caracterização, materiais se transformam em personificações de seres tão humanos quanto míticos, belos ou assustadores, bons e maus, alegres e tristes, é a mágica da arte!

3

Como você pode ver, me encanto com esses profissionais que nos ajudam a construir os personagens que cantaremos, eles são essenciais para o trabalhador da arte, e a ópera, ah! A ópera é a forma artística por excelência, nela se vêem retratadas na maioria das vezes, todas as outras formas de arte, veja só: a música, a dramatização, as artes plásticas, a dança e inclusive suas versões tecnológicas. Cantei 30 récitas do papel título da ópera francesa “Carmen”, entre outras, Norma, Gioconda, Gianni Scchichi, repertório sinfônico, música de câmara, muita música brasileira, e a Lola, a mezzo-soprano da Cavalleria Rusticana é relativamente curta, mas se fala dela desde a primeira frase da ópera, e essa montagem deu á personagem ainda mais importância, o quê fez a atriz que vive em mim, se entusiasmar ainda mais. Cena de amor, de ironia, de medo, tudo isso em tão pouco tempo. Eu adoro. Ser dirigida por grandes Maestros e Diretores de Cena, compartilhar a cena com pessoas de talento estupendo como a italiana Elena lo Forte, e ter do público o aplauso, o carinho e reconhecimento, motivadores da minha continuidade. Voltei em 2014 para a mesma montagem.

4

Olho para trás e descubro que todas as dificuldades me fizeram bem, e eu posso sentir a alegria da conquista com liberdade.

A carreira segue,e em todos esses anos as dezenas de orquestras com que cantei, os Maestros, Diretores e Produção, deixaram lições preciosas e marcas indeléveis não só na carreira, mas no meu coração, e a grande lição é que sempre posso ser melhor, e aprender mais, basta estar disposta.

Decidi compartilhar as experiências e os estudos que tive, e por isso, há alguns meses inauguramos um Ópera Studio na Musicorum em Taubaté para que os nossos estudantes de canto tenham oportunidade de atuar em cena sem precisar se mudar da nossa região, e teremos uma Carmen pocket em dezembro no Teatro da Fatea para comemorar a arte e a vida.

5

Em 2015 há coisas lindas por acontecer, mas só posso dizer algumas, como, por exemplo, a nova turnê alemã com o Duo Cappuccino, com o meu amigo André Simão, mas também terei óperas, gravações e concertos. As vitórias só mostram que essa garotinha que nasceu no bairro da Independência, filha de um João amoroso e uma Cida brava, aprendeu com eles a olhar a vida nos olhos para enxergar o caminho por onde deve seguir, com medo ou não, mas com a certeza de estar no rumo certo.

6

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *