Memória: Djalma Castro, o repórter

0
Share

Djalma Castro, que faleceu no domingo(5) foi um dos jornalistas mais atuantes de nossa sesquicentenária imprensa .
Dono de um texto refinado, Djalma foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo na região durante a ditadura militar(1964-1985). Na época, ainda cursando a faculdade, Djalma também dirigia o matutino A Tribuna.
Antonio Mello Jr. , o grande pesquisador da imprensa taubateana, descrevia Djalma como alguém de “temperamento vibrante, irriquieto, transmite a folha sua orientação combativa, porém, sempre comedida e justa nas apreciações”.
O próprio Djalma lembra de como era ser jornalista em Taubaté durante os anos de chumbo: “Na “Tribuna”, por exemplo, havia a censura diária, uma pressão muito grande. As notícias tinham de ser meramente locais, sem muita influência ideológica, sem entrar no mérito social”.

vereadores
Djalma Castro entre os vereadores eleitos em 1996(acervo pessoal)

No ofício, Djalma teve a chance de entrevistar a geração mais brilhante de intelectuais da terra de Lobato. Gentil de Camargo, Cesídio Ambrogi, Paulo Camilher Florençano, Oswaldo Barbosa Guisard e tantos outros foram objetos de reportagens que há muito tempo balizam os textos que são publicados no Almanaque Urupês.

10704180_791543054239754_404436095776836381_n
O jornalista Djalma Castro que faleceu no último domingo(5) (Foto: Assessoria de Imprensa CMT)

Prestamos aqui uma modestíssima homenagem ao nosso querido, muito admirado incentivador e generoso crítico, republicando um texto de 1969 para o jornal “O Estado de São Paulo”. Djalma simplesmente revela como a Semana Monteiro Lobato, décadas antes da Feira Literária de Paraty, era considerada o um dos grandes eventos culturais de São Paulo.
Djama Castro, no alto dos seus 66 anos, foi embora cedo demais.

Mágoa criou Semana de Lobato

Um grupo de taubateanos amigos e admiradores de Monteiro Lobato, algum tempo após a sua morte, visitava de quando em quando a esposa do escritor, d. Maria da Pureza da Natividade Monteiro Lobato. A memória do pai de “Narizinho” era então o assunto preferencial desses encontros. E foi sob a inspiração da justa mágoa de dona Purezinha (como a chamavam) contra os ataques que se faziam ao escritor que nasceu a “Semana Monteiro Lobato”.
Certa noite, à convite, o professor Gentil de Camargo (um dos três jacarés amigos de Lobato) compareceu a uma reunião do Rotary Club de Taubaté para fazer uma palestra sobre Euclides da Cunha. Ao final, lembrou-se da ideia aventada da organização da “semana”.
Foi então que o jornalista Oswaldo Barbosa Guisard acolheu a sugestão, como diretor de protocolo do Rotary. Em 1953, realizou-se a primeira “semana”. Durante cinco anos, o sr. Oswaldo Barbosa Guisard foi secretário-geral da Comissão Executiva que se constituíra de 5 elementos do Rotary, 5 do Colégio Estadual “Monteiro Lobato” e 5 figuras da sociedade local, independentes, não pertencentes a entidade citada.
Cinco anos depois, diante da recusa de qualquer componente da “semana” em aceitar a presidência em substituição ao então presidente que se demitira, o sr. Oswaldo Barbosa Guisard aceitou a liderança da SML. Reorganizou o Conselho Permanente com elementos de Taubaté, São Paulo e Rio de Janeiro e mais tarde também de Brasília. Hoje, a Comissão Executiva do Conselho está constituída pelo sr. Oswaldo Barbosa Guisard, presidente, e pelos srs. José Jeronimo de Souza Filho e Flavio Bellegrade Nunes.

Idealismo
O sr. Oswaldo B. Guisard, durante mais de 10 anos, transformou uma cerimônia sem expressão numa das maiores festas culturais do país: a “Semana Monteiro Lobato”. Hoje, dividida em duas partes distintas, a SML conserva o caráter cultural, acrescido, todavia, das manifestações populares.
Realizada anualmente em Taubaté, a “semana” é agora um movimento de expressão nacional. Em 17 anos, o certame atingiu seu objetivo, “pois já não existem elementos que antigamente atacavam a figura de José Bento Monteiro Lobato, escritor por excelência”.

Estadão, 28/6/1969

Leia também:

Djalma Castro morre aos 66 anos

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *