A Revolução de 1924 em quadrinhos

0
Share

Há noventa anos o Levante Paulista tornou-se o mais violento conflito armado na capital paulista. A chamada “Revolução Esquecida” virou história em quadrinhos.

rev2

A insatisfação dos militares com os salários, com as condições de trabalho e com a política oligárquica foi muito além da Revolta dos 18 do Forte, no Rio de Janeiro em 1922.

Insatisfeitos com o governo Arthur Bernardes, e dando continuidade à revolta irrompida no Rio de Janeiro, um grupo liderado por tenentes e oficiais de baixa patente desencadeou o chamado Levante Paulista, em 1924, tomando alguns quartéis e se instalando na capital paulista em uma guerra que devastou a cidade ao longo dos 23 dias de combates. Os militares queriam instaurar um novo governo, nos moldes da democracia liberal.

O levante foi sufocado pelas tropas legalistas e passou a ser conhecida como a Revolução Esquecida.

rev3

 

História ilustrada

João Cabanas, tenente paulista e uma das lideranças do movimento, deixou, em uma única edição, o relato da sua participação na Revolução de 24. Batizado de “A Coluna da Morte”, o livro foi escrito durante o seu exílio no Uruguai em 1926, e se esgotou rapidamente.

Em 2013 foi lançado “São Paulo em guerra – 1924”, do ilustrador Eloar Guazzelli, que adaptou para os quadrinhos o primeiro capítulo do livro “AColuna da Morte”. A obra é fechada com um posfácio do sociólogo José de Souza Martins. Foram impressos 20 mil exemplares distribuídos gratuitamente na capital paulista. O livro pode ser baixado gratuitamente no site do Projeto de Mão em Mão

Clique aqui para baixar

mao

 

[colored_box color=”grey”]

 Saiba mais

Os noventa anos da revolução de 1924

por Gilberto Maringoni,  em http://www.cartacapital.com.br/sociedade/os-noventa-anos-da-revolucao-de-1924-9458.html

 

A Paulicéia Atacada

Em http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_pauliceia_atacada.html

[/colored_box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *