Há 40 anos: O adeus de Taubaté ao “Mestre Cesídio”

0
Share

O falecimento do professor Cesídio Ambrogi consternou toda a cidade.

“Mestre Cesídio”, como era conhecido, estava internado há dias no Hospital Santa Isabel e seu estado de saúde agravou-se tendo falecido no dia de ontem.

Seus parentes, amigos e ex-alunos e admiradores prestaram a última homenagem ao autor do livro “As Moreninhas”, livro que marcou presença na literatura brasileira no princípio do século.

Natural de Natividade da Serra estudou em Piza, na Itália e aposentou-se como professor da língua portuguesa no Instituto de Educação “Monteiro Lobato”, o ex-Ginásio do Estado que ele ajudou a fundar.

Sua vida era profundamente ligada ao ensino: lecionou em vários estabelecimentos escolares de Taubaté e sempre esteve a frente dos empreendimentos educacionais.

Durante muitos anos escreveu uma crônica diária em AS TRIBUNA com o pseudonimo de “Dra. K. Sandra”. Ficaram famosos seua “Samburás” que escrevia com maestria e perfeita linguagem.

O professor José Jeronimo de Souza Filho escreveu um livro subordinado ao título “Mestre Cesídio” que retratou o velho professor de maneira singular.

Cesídio Ambrogi morreu aos 81 anos de idade e deixou viúva a advogada Lygia Fumagalli Ambrogi e os seguintes filhos: Cesídio Ambrogi Filho, Walfrido Fumagalli Ambrogi, Elisa Mariana Cembraneli Anabela Ambrogi Dotti, Lygia Mara Prado, Tereza Maria Marcondes e Bernardo Ambrogi Neto.

“Mestre Cesídio” foi uma personalidade marcante em Taubaté. Era visto constantemente em sua residência na Rua Visconde do RFio Branco, esquina com Anízio Ortiz Monteiro e sua imagem era folclórica: de pijamas, sempre rodeado de amigos e dos seus livros.

Foi amigo pessoal de Monteiro Lobato e sempre trocavam cartas quando o escritor taubateano ainda vivia. Foi chamado por Lobato de “um dos três jacarés de Taubaté”

Mestre Cesídio considerado “Cidadão Taubateano” morreu. Mas seu nome e sua obra ficam para as futuras gerações.

A Tribuna 28/6/1974

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *