“S.C. Corinthians” Vs “S.C. Taubaté”

2
Share
Leia o texto publicado no jornal O Norte de outubro de 1916 sobre o jogo

FOOT-BALL

Match inter-municipal

A Taça Alcantara Machado

“S.C. Corinthians” Vs “S.C. Taubaté”

O Norte, 8 de outubro de 1916

Realisa-se hoje, sob a competente e habil direcção do dr. Mario Cardim, vice-presidente da veterana Liga Paulista, o tão esperado encontro entre as duas pujantes agremiações sportivas cujos nomes encimam esta noticia.

De toda a serie de matches em que ultimamente tem sido contendor o club local, nenhum tebe, a nosso vêr, maior importancia para a discipinada eleven do Largo do Convento, do que esse envontro que, á tarde, porá em face o glorioso team taubateano a invicta agremiação do Corinthian Paulista, á disputa da taça Alcantara Machado.

De facto, a équipe que Taubaté hospeda hoje, conquistou a golpes de audacia e de coragem, uma posição e um renome unicos no meio desportivo paulista, renome e posição a que tem feito jús, por essa serie brilhantissima de victorias que ininterruptamente se seccedem nos annaes dos seus encontros memoraveis.

Nem uma vez ainda, foram os onze do Corinthians sobrepujados nos torneios da Association. Possuidores de uma équipe que tem por principal qualidade uma perfeita homonegeidade nas diversas linhas do seu quadro, os nossos hospedes têm sabido tirar dessa primordial condição o segredo de suas victorias incontaveis.

Esse é o club que defrontará, hoje a tarde, a novel mas já tambem gloriosa associação taubateana.

O club da praça Mons. Silva Barros, de que tão justamente se ufana, saberá por certo resistir a luctar com essa forte agremiação tão temida e tão respeitada.

Terá o club local a sua prova de jogo. Della sahirá, estamos certos, mais accrescido e mais glorioso.

Poderá ser vencido; nem desdouro é ser vencido por quem jamais foi vencido!

Mas não ha razão para desanimarmos da acção do nosso club.

Pois accaso, não é o seu curto passado um attestado vivo de energia e de glorias?

Sem nem dois annos ainda de organisação, formado entre dificulddes que a todo momento se antolham, naturaes difficuldades inherentes ao meio resumido em que floresce não tem elle, tão bem norteado por uma benemerita directoria, dado provas sobejas de formosos meritos em todas as manigestações de sua actividades sportiva?

Pois não vae elle numa escala ascendente de embates magnificos, mostrando claramente que as resistencias heroicas e as victorias retumbantes não são apanagio exclusivo dos clubs das captaes?

Pois não foi esse club, que, mau grado – “seus defeitos naturaes, derivados da pouca convivenvcia sportiva” como quer um chronista paulistano, foi arrancar, no principal centro de foot-ball do Brasil, uma victoria sobre jogadores experimentados nos torneios internacionaes.

Não queremos, com estas considerações, dizer que seja nossa a victoria. Longe disso.

Tem ainda o nosso team muito que aprender e muito que aperfeiçoar, para entrar em campo certo de vencer.

Queremos apenas mostrar que a força sportiva dos onze melhores representantes do foot-ball taubateano não póde ser malbaratada pelo adversario, antes, como uma força que é.

É a seguinte a organização do Corinthians:

João
Fulvio – Casemiro
Pollice – Plinio – Cesar
Americo – Marconi – Amilcar – Apparicio – Néco

                O Team taubateano, será o que derrotou o PALMEIRAS, isto é:

Paulino
Lulú – Moura
Sergio – Juca – Simi
Waldemiro – Evandalo – Renato – Ildefonso – Jajá

                Si os nossos forwards, prescindindo do tentador – “fazer bonito”, jogarem sem desfallecimento, o que vale dizer de uma maneira cohesa e disciplinada, e si o joelho de Renato permitir ao nosso sympathico capitão dar o maximo dos seus melhores esforços no centro de nosso ataque, o club taubateano brilhará por certo, porque a defesa, como de costume estará firme para repellir a prodigiosa avalanche que é o quintetto atacante do Corinthians.

Texto publicado no jornal O Norte, de 8 de outubro de 1916

***

Abaixo, uma pequena trova sobre o Burro da Central, publicada no jornal A Tribuna, de 5/12/1961

A Tribuna, 5/12/1961

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *