Carl Jung e Monteiro Lobato – A busca da criança esquecida

0
Share

Via Por tvmard 

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço e Monteiro Lobato um escritor brasileiro. O que eles tem em comum? A busca da criança interior.

 *** A DEPRESSÃO DE CARL JUNG

Teve uma época em que Jung andava muito depressivo e procurou referência de identidade na própria infância. Ele escreveu: “Os anos em que estive possuído por minhas imagens profundas, foram os mais importantes de minha vida – neles tudo de essencial foi decidido.”

 *** Monteiro Lobato e as desilusões profissionais

Monteiro Lobato teve várias crises, sempre que falia em algum negócio, e também teve que usar o recurso psicológico de Carl Jung. Só resolveu seu problema de criatividade quando abraçou as lembranças da infância e se dedicou aos contos infantis.

 *** Jung brincando com pedrinhas

As vezes Jung sentava em algum lugar e ficava pensativo, sem entusiasmo, sem rumo, chegando a apresentar um quadro de transtorno mental. Para fazer frente ao tumulto interior, começou a brincar com pedras à margem do lago de sua casa em Küsnacht, exatamente como fazia quando era criança. Ele disse que se sentiu convidado pela criança interna para realizar essa atividade. Construía com as pedras casinhas e chegou a montar uma cidadezinha em miniatura. Manteve essa atividade pelo resto de sua vida.

Quando passo no Campo de Santana, no Rio de Janeiro, olho várias pessoas sentadas nos bancos. Algumas podem estar apenas descansando do almoço ou esperando algum horário marcado, porém a maioria está feito Carl Jung. Talvez pensando assim: afinal o que é a vida? Todos nós temos esses momentos de crise.

 *** Jung busca a identidade na criança

Naquela época ele lembrou muito dos tempos de criança, de si mesmo e das brincadeiras que fazia montando construções. Nas horas vagas, passou a sair para escolher e catar as pedrinhas, depois ficava montando suas construções.

Mas ele conta que aquela busca da criança interior foi muito importante para crescer psiquicamente, mudar, retomar a maturidade com mais consciência e manter um equilíbrio psicológico. A solução que ele encontrou foi resgatar a identidade da criança e mantê-la por perto exercitando-se na pintura e nas construções com pedrinhas.

*** Monteiro Lobato volta a ser criança

São vários os casos de grandes nomes da ciência e da arte que buscam na criança interior o refúgio da tensão exterior. Monteiro Lobato, depois de várias tentativas na literatura, sempre falindo nos negócios, desesperançado e derrotado, buscou a criança interna e começou escrever com a jovialidade de um menino. Lembrava das brincadeiras de criança, dos amiguinhos, e bordava aquelas aventuras com lendas brasileiras e ingredientes da história.  O resultado foi uma obra literária incrível, alegre, profunda e que brotou de um folguedo com sua criança interna.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *