Literatura polêmica em Taubaté faz sucesso na TV

0
Share
Adaptação de série literária é exibida em emissoras educativas

Horrible Histories, série televisiva baseada nos livros de Teery Dealy, rebatizada no Brasil de Coleção Saber Horrível, é exibida diariamente pela TV Escola, a “televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender”, segundo descrição no site da emissora.  A TV Cultura também exibe a série que, no Brasil, foi batizada como “Deu a louca na História”.

“O título já dá pistas do que vem por aí”, informa a sinopse publicada no site da TV Cultura, “Baseado na coleção editorial Horrible Histories, o especial dramatiza, com muito escracho, várias passagens históricas, da Grécia antiga à Segunda Guerra Mundial, passando pela Idade Média e pelo período das poderosas dinastias europeias. E tudo formatado em esquetes, números musicais, animações e jogos de perguntas e respostas.

A série, focada no público pré-adolescente, foi indicada ao prêmio de Melhor Programa Infantil no Broadcast Awards em 2010, na Inglaterra”.

cbbc
Reprodução da página do CBBC na internet

Leia também: Livros Polêmicos? Secretária de Educação fala sobre kit escolar

Criatividade Horrível

Na redação de Almanaque Urupês, a série faz sucesso. Fazendo uso de recursos do afiadíssimos humor inglês, a produção agrada pela simplicidade e objetividade, lembrando os mais inspirados momentos da extinta TV Pirata e um visual franciscano, típico de canais educativos.
Assista a “We’re History – The Finale “, paródia de músicas como “We are The World” e “Bangladesh”.

Antes da versão live-action, Horrible Histories ganhou uma adaptação em formato de animação em 2001. Durou apenas duas temporadas. Em 2009, a versão com atores se mostrou mais popular.

As 5 temporadas de Horrible Históries foram produzidas pela CBBC, canal infanto-juvenil da emissora britânica BBC.

Assista ao 1º episódio dublado

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *