Tradições Taubateanas

0
Share

PAULO Setubal, de saudosa memória, membro ilustre das Academias Paulista e Brasileira de Letras, mestre na prosa e poeta excelso, foi talvez um dos brasileiros mais enamorados das tradições históricas de Taubaté.

Mais de uma vez, em sua remansosa vivenda em S. José dos Campos, onde procurava alivio para os seus pulmões combalidos, tive a oportunidade de ouvi-lo discorrer, com verdadeiro entusiasmo, sôbre a epopéia rode mas linda dos nossos bandeirantes.
Ao calor de sua palavra, animados pela sua própria alma, vi desfilarem ante mim, coroados de glória, os nossos ancestrais, em frágeis canoas, pelo dorso azulado do Paraiba lendário, ou, a pé, em fila indiana, galgano a Mantiqueira, rumo das – gerais -…
Referindo-se a Taubaté, ele assim se expressava:
-Taubaté ! Colméia de rompedores-de-mato, aquela humilde terreola, plantada toscamente à beira do sertão, foi o mais decidido foco irradiador da conquista do ouro. Taubaté ! Eis a velha e nobre célula mater do atual Estado de Minas Gerais-.
E no seu – EL-dourado – há todo um capítulo que é um hino à nossa terra e à gente taubateana.
Seu amor por Taubaté e as suas tradições era tão grandes e tão sincero que morreu sonhando com um grande monumento à imperecível glória dos nossos bandeirantes.

 

[box style=’info’] Cesídio Ambrogi (1893-1974)

cesidioNasceu em Natividade da Serra-S.P. Em 1904 muda-se com a família para Taubaté. Jornalista militante, colaborou, por meio século, em periódicos de São Paulo. Tomou parte ativa na vida artística e literária valeparaibana.
Em 1923 tem seu livro de “As Moreninhas” editado pela Monteiro Lobato Editores. A partir daí nasce uma amizade que, em parte, é registrada nas dezenas de cartas, ainda inéditas, que Lobato enviou ao escritor.
Em 1947 lança o livro “Poemas Vermelhos” prefaciado por Monteiro Lobato. A obra tem grande repercussão na crítica literária da época.
Fez parte do grupo de intelectuais que instituíram a “Semana Monteiro Lobato”.
Permeada pela poesia e pelo amor as tradições populares, a obra de Cesídio Ambrogi apresenta o dom poético e a arte de versejar que o fizeram um dos mais importantes poetas paulistas. [/box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *