Usina Felix Guisard

0
Share

player

 

Investimento em fontes de energia é preocupação antiga. Sem eletricidade fábrica nenhuma vai para frente. Esse fato Felix Guisard descobriu sozinho.

No início, a CTI era movida a vapor gerado por tufa. Depois de 1913, virou consumidora da empresa que abastecia Taubaté. No começo tudo bem, mas os cortes de energia se tornaram constantes, fazendo a CTI quase parar. Foi quando Guisard mandou a paciência para o espaço: ele construiria uma usina hidrelétrica só dele. Começou comprando o maquinário de uma empresa alemã. O que ele não contava, era que justamente os alemães se desentendessem com outras nações, desencadeando a 1ª Guerra Mundial.

A CTI teve que esperar o fim da guerra para que a encomenda fosse despachada para o Brasil. As obras da usina em Redenção da Serra só começaram em 1922. E os problemas continuaram. A primeira firma contratada para a construção desistiu do trabalho, alegando que era impossível executá-lo. Guisard não acreditou e contratou gente que topasse transportar peças de 10 toneladas pelas estradas que levavam à Redenção, enfrentar insetos e outros bichos e a domar correntezas de rio. Contrariando as previsões, a Usina Felix Guisard foi inaugurada em 1927. Finalmente, a CTI poderia crescer sem freios e levar eletricidade para Ubatuba, Redenção e Natividade.

 

[colored_box color=”blue”]

Mais sobre Felix Guisard:

70 anos da morte de Felix Guisard, por Cláudia Martins:
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=1052

 

Companhia Taubaté Industrial: a ação social, por Rosimeire Santos Figueira
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=86

 

C.T.I. 120 anos, especial de aniversário
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?page_id=211

[/colored_box]

 

 

 

[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página dofacebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *