O operário

0
Share

player

 

Felix Guisard nasceu em Minas Gerais e era filho de franceses. Aprendeu tudo sobre tecidos trabalhando numa fábrica do Rio de Janeiro, onde passou por todas as sessões até chegar a gerente. Na grande exposição têxtil de 1887, a fábrica apresentou um tecido criado por Felix Guisard. A invenção fez sucesso e ganhou até medalha de ouro. A partir daquele momento, Guisard se tornou celebridade no meio empresarial.
Certo dia, um velho amigo convidou Felix Guisard para fundar uma fábrica em Taubaté. Guisard visitou a cidade, pesquisou muito, e por fim, decidiu se instalar no município.
Em 1890 comprou uma grande quantidade de terras, conseguiu investidores estrangeiros e convenceu figuras importantes da cidade a se tornarem acionistas da nova empresa. Entre eles, o avô de Monteiro Lobato.
Em 4 de maio de 1891, a Companhia Taubaté Industrial, a CTI inaugurava a sua primeira unidade na rua 4 de março. No início, fabricando meias e aquele tipo de camiseta justa, que os mais antigos colocam por baixo da camisa, a camisa de meia. Os primeiros operários da fábrica, eram da própria família e trabalhavam dia e noite. Guisard desenvolveu tecnologias próprias para produção e formou, a partir da própria família, o embrião da atividade operária que mudaria a face de Taubaté.

 

[colored_box color=”blue”]

Mais sobre Felix Guisard:

70 anos da morte de Felix Guisard, por Cláudia Martins:
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=1052

 

Companhia Taubaté Industrial: a ação social, por Rosimeire Santos Figueira
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=86

 

C.T.I. 120 anos, especial de aniversário
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?page_id=211

[/colored_box]

 

 

 

[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página dofacebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *