Em outros 25 de outubro

0
Share

player

 

Vamos viajar no tempo, a outros 25 de outubro, para saber as principais notícias sobre Taubaté ao longo da História.

O Jornal Gazeta de Taubaté nos descreve como era Tremembé em 25 de outubro de 1883.

Há em Tremembé 250 habitações e um pequeno teatro.

A maior parte dos prédios são ocupados apenas temporariamente, como casas de campo, pelas famílias abastadas de Taubaté e Pinda.

A população é quase que exclusivamente constituída de pescadores, que costumam abastecer de peixes as cidades de Taubaté e Pinda.

Anualmente, Tremembé  se enche de gente. Em agosto, de 6 a 8 mil pessoas vão à Festa do Bom Jesus. A povoação se amplia com a construção de barracas em seus arredores para abrigar romeiros e visitantes, diariamente transportadas por carruagens e cavalgaduras.

Vestidos das elegantes se confundem com as vestes modestas dos pescadores. Trajes e chapéus são arrancados das traças e cupins para se exibirem ao lado de trajes modernos.

E no subsolo de Tremembé  há xisto, gás, querosene, parafina, e óleos lubrificantes, que a Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté trata de aproveitar. Para o transporte do xisto até Taubaté, está sendo organizada a Cia. de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé.

E fica assim. Nossa viagem no tempo continua na próxima semana.

 

 

[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

 

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *