Mistau é o primeiro Museu de Taubaté a disponibilizar acervo na internet

2
Share

[dropcap style=’default’]I[/dropcap]naugurado em 1996 e guardião de um dos maiores acervos iconográficos e sonoros do Vale do Paraíba, o Mistau – Museu da Imagem e do Som de Taubaté passou a publicar  em março deste ano em seu perfil do facebook fotos antigas da cidade.

infoShirley Santos responsável pela digitalização contou que “digitalizadas, são mais de 10 mil fotos. Nós vamos nos aproximar, contando com as réplicas, de umas 25 mil fotos. Quando o Horton Cunha começou a freqüentar aqui com mais assiduidade, ele falou: ‘Shirley eu estou a procura de uma foto e deve ser parte do negativo do José Espinach’. Eu falei: ‘olha eu nunca mexi nesses negativos, mas  a gente pode começar’. E comecei a mexer e fui vendo coisas inéditas. E a gente começou a lançar no face do Mistau e deu certo”.

Para o coordenador do Mistau José Hernani Pereira, esse é apenas o início do compartilhamento do acervo: “O Mistau a partir de agora, tem como meta principal reconstruir esse tipo de Museu aqui pro Vale. Museu que abriga toda a imagem, o registro sonoro, enfim, de uma maneira plugada com a modernidade tecnológica para facilitar e poder ter uma expansão e um alcance muito maior”.

“Porque Museu todo mundo diz que é lugar de velharia. Não é lugar de velharia! Museu cultua a história em objetos,vídeos e fotos. Ele tá cultuando a história. Ele tá preservando a história. E o que é o povo sem história?”, questionou Shirley.

Quem quiser  conhecer um pouco mais da história de Taubaté através das fotos, o Mistau fica na rua Thomé Portes Del Rey, nº 925 na Vila São José. O horário de funcionamento é de terça à sexta feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 12h. A entrada é gratuita e o telefone para contato é o 3625-5059.

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook, no twitter e no Youtube.

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *